Palestra de Alberto Bial marca o encerramento do primeiro Fórum de Gestores Municipais

Neste sábado (25), chegou à reta final o Fórum de Gestores Municipais de 2019, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, desta vez, na Arena Pantanal. Mais de 150 representantes de 80 municípios assistiram à palestra motivacional de Alberto Bial, técnico de basquetebol do Clube de Regatas do Vasco e um dos personagens brasileiros mais emblemáticos deste esporte, na atualidade.

Alberto, irmão do apresentador de televisão Pedro Bial, compartilhou suas vivências e arrancou aplausos acalorados. “Quando vou a algum lugar para palestrar, para falar sobre esporte, me sinto na obrigação de levar uma mensagem positiva. O esporte transforma vidas. Tenho experiência no assunto, presenciei tantas situações de superação pelo esporte que poderia ficar dias falando sobre.  Já atuei em todas as regiões do Brasil, na China, Emirados Árabes e vejo em todos esses lugares o valor extraordinário dos benefícios do esporte. Por isso estou aqui, para trazer a Cuiabá a mensagem positiva do esporte e seu potencial imensurável”.

Para Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer, os dois dias de encontro serviram para alinhar objetivos e expectativas num fórum voltado para o diálogo construtivo com as classes. Funcionou ainda para organizar as ações efetivas de implantação e implementação dos Sistemas de Cultura, Esporte e Lazer em conjunto com os muitos gestores presentes.

“Penso que o objetivo foi alcançado. O primeiro Fórum de Gestores Municipais de 2019 cumpriu o papel de despertar nas muitas lideranças o interesse em firmar parcerias. É mais difícil construir sozinho, mas se conseguirmos unir forças, dos gestores municipais com a Secretaria Estadual e mais a iniciativa privada, conseguiremos alcançar os anseios da população e realizar ações significativas. Estamos no caminho certo, consolidando de maneira muito consciente as diretrizes para o Sistema Estadual de Cultura e Sistema Estadual de Esporte e Lazer”, observou Kardec.  

Impressões das classes

Muitas lideranças da cultura e do esporte estiveram reunidas nos dois dias do encontro – na sexta-feira (25), no Palácio da instrução (saiba aqui como foi) e no sábado (26), na Arena Pantanal. Em geral, as impressões sobre o primeiro Fórum de Gestores Municipais de 2019 foram positivas, cumprindo o papel de promover a interação entre o Estado e os municípios na construção de políticas públicas de cultura, esporte e lazer.

Sou pianista e quando eu estava começando a tocar, alguém falou para mim assim: ‘pare de tocar porque você não sabe tocar’, e eu respondi “olha, se eu parar de tocar, nunca vou aprender’. Acho que essa história ilustra bem como devemos nos comportar diante dos desafios da cultura e do esporte no Estado. Venho de uma cidade pequena, mas com muito potencial cultural. Percebo na nova gestão uma vontade muito grande de dialogar. E isso é essencial”, analisou Moisés Vaz, secretário municipal de cultura e turismo de Guiratinga.

“Saio daqui esperançoso com o crescimento do esporte, principalmente, no interior do Estado, onde sofremos muito com a falta de recursos. Acredito na gestão do secretário Allan Kardec e saio daqui contente, pois percebo a importância do Fórum de Gestores Municipais para valorização do esporte no Estado de Mato Grosso”, disse Lenilton Mardine, secretário de esporte de Peixoto de Azevedo.

“É uma honra poder participar de um encontro como este que nos leva a acreditar que o poder público ainda possa ter um olhar diferenciado para quem trabalha com cultura. Quando um governo intensifica o olhar na cultura, até o cenário político se transforma”, disse a vereadora Daise, do município de Tapurah.

Pra Robinho Profeta, secretário municipal de Cultura de Vila Bela da Santíssima Trindade, o encontro é o primeiro passo para novos diálogos. “Precisamos mesmo de orientação para a capitação de recursos e incentivos para a cultura, esporte e turismo. A cultura é muito forte em Mato Grosso, só precisamos trabalhar de maneira correta”.

 

 

Comentários Facebook