Politec promove capacitação compartilhada com outros órgãos

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e aperfeiçoar as técnicas aplicadas pelos profissionais da Politec, a Gerência Regional de Criminalística de Rondonópolis promove o projeto “Capacitação Compartilhada e Integrações”, entre os dias 13 e 14 de junho. O evento está sendo realizado no Auditório do Sest Senat e no auditório da Secretaria Municipal de Rondonópolis.

Dentre os temas abordados durante a capacitação estão a identificação veicular, análise de perfis de manchas de sangue, as contribuições da Engenharia Mecânica na Perícia Criminal, e coleta de vestígios em perícias de crimes sexuais, dentre outros temas.

No primeiro dia, o evento teve a participação de 45 pessoas, entre servidores da Politec, Detran e da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o gerente regional de Criminalística, Luis Gustavo Vasconcelos, para concretizar o projeto, foram feitas parcerias com outras instituições que disponibilizaram servidores para ministrar palestras, além do apoio de servidores da Politec.

“Tomamos a iniciativa de nos capacitar com ajuda dos próprios colegas. Com o Detran será realizada uma aproximação, para buscarmos entendimento e alinhamento relacionado ao trabalho desenvolvido por eles e também às nossas perícias criminais de Identificação Veicular. Junto à Secretaria Municipal de Saúde será abordada a questão de crimes sexuais, com os enfermeiros do município, assistentes sociais e profissionais afins, com intuito de estudarmos a questão da preservação de vestígios relacionados aos crimes sexuais, para melhorarmos nossa abordagem da linha de frente junto às vítimas e entregar para a população da regional de Rondonópolis um trabalho de qualidade”, afirmou o gerente.

Programação

O primeiro dia de capacitações contou com as palestras de Identificação Veicular e Documental com o vistoriador do Detran Marcolino Olavo Soares; “O trabalho do Perito Oficial Criminal: Perícias de Identificação Veicular”, com o perito criminal  Luis Augusto Magalhães Antoniacomi ; “Perícias Criminais de Identificação Veicular”, com o perito oficial criminal  Hudson de Sousa Guasti;  “Análise de Perfis de Manchas de Sangue: Como identificar as manchas no local e como isso pode auxiliar o Perito” com o perito oficial criminal Daniel C. S. C. Soares; “Engenharia Mecânica e suas contribuições para a Perícia Técnica” com o Prof. Dr. Eng. Mecânico Heinsten Frederich Leal dos Santos e com o Me. Engenheiro Mecânico Edson Godoy.

Nesta sexta-feira (14.06) serão ministradas as palestras “Depressão x Autoestima” com a Psicóloga Franciele Espana, do Projeto CVV Rondonópolis ; “Fluxo de atendimento à vítima de violência sexual”, com Assistente Social Edna Rodrigues de Oliveira e  “Perícias de Crimes Sexuais – Coleta de Vestígios – Alinhamento com profissionais da Saúde”, com o  Perito Médico Legista  Dr. Maurício Alves Pereira.

Comentários Facebook