Município começa vacinação antirrábica na zona rural

A equipe da Unidade de Controle de Zoonoses (UCZ) de Rondonópolis começou essa semana a fazer a imunização de cães e gatos da zona rural. A ação faz parte da campanha nacional de vacinação antirrábica que tem a meta de aplicar 31 mil doses que combatem o vírus da raiva animal em todo o município.

O coordenador da UCZ de Rondonópolis, José Márcio da Silva, explicou que as vacinas serão aplicadas primeiramente nos animais da zona rural da cidade, que abrange cerca de dez distritos, dentro eles estão o Campo Limpo, Nova Galiléia, Boa Vista, Gleba Rio Vermelho e também a Gleba Cascata.

Somente no Globo Recreio, onde está iniciando a campanha, a equipe deve visitar cerca de 80 propriedades rurais para fazer as vacinas nos animais. O município está disponibilizando um médico veterinário, um motorista e um agente de saúde para ir até as chácaras e sítios para esse trabalho que visa manter os pequenos animais livres da raiva canina.

A UCZ tem um prazo de três meses para fazer a imunização dos cães e gatos que vivem na zona rural e após esse período vai começar a executar a campanha de vacinação na área urbana. José Marcio da Silva comentou que o dia D da campanha, quando os tutores levam seus animais nos postos de vacinação, ainda não foi definido e deve ser divulgado em breve pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Rafael Vicentini – GCOM Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook