Alunos estudam regiões brasileiras usando quebra-cabeças

Alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) José Dias, localizado no município de Juara (a 709 quilômetros de Cuiabá) estudam as regiões brasileiras utilizando um quebra-cabeça. A atividade faz parte do projeto Conhecendo o Brasil e envolve alunos de quatro salas, duas de ensino fundamental e duas de ensino médio.

A ideia é da professora Maria de Brito Correia Schysler, que procurava uma forma dos alunos aprenderem sobre as regiões e os Estados que as compõe de uma forma mais atrativa. Como os alunos apresentavam dificuldades em aprender a localização no mapa, a professora criou o projeto.

Os alunos receberam as partes do quebra-cabeça e, como desafio, tiveram que montar o mapa, colocando cada região conforme o atlas. Em seguida fizeram uma avaliação, por escrito, do que aprenderam.

“Todos gostaram de trabalhar montando as regiões. Ao escrever, já reforçaram o estudo de língua portuguesa. Eles aprenderam de forma descontraída. Fico feliz com a receptividade”, comemora.  

A estudante do ensino fundamental Gessica Camila Araújo dos Santos assinala que o quebra-cabeça foi a melhor forma de aprender sobre as regiões brasileiras, pois sabe quais são as maiores, as menores e seus respectivos Estados. “Gosto da aula de geografia porque é diferente. Aprendemos de forma descontraída, como se fosse um jogo”, explica.

Comentários Facebook