Inauguração de elevador traz acessibilidade ao Palácio Paiaguás

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes deram início às atividades da 5ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, na terça-feira (17.09). As ações foram pontuadas com a inauguração de um elevador, no Palácio Paiaguás, e a entrega do Prêmio Maria Auxiliadora “Dodora”, com a participação de representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

A programação terá ainda atividades esportivas e o 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.

O governador Mauro Mendes pontuou que a instalação do elevador promove a inclusão social das pessoas com deficiêcia e que o Estado deve olhar com sensibilidade a todos os cidadãos.

“Foi uma surpresa grande quando assumimos o Palácio, ver que em 40 anos de existência da sede do poder estadual não existia uma estação elevatória para as pessoas com deficiência. Constatamos isso logo na primeira semana e demos o processo de encaminhamento para, finalmente hoje, inaugurarmos esta plataforma neste ato. O Governo tem atuado de forma transversal, engajado na melhoria da qualidade de vida da população como um todo”, disse Mendes.

A primeira-dama Virginia Mendes ressaltou que irá atuar, por meio do programa SER Inclusivo, com ações de conscientização e promoção da defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

“Dentro do escopo do programa, iremos atuar sempre pautados na Superação, na Esperança e no Respeito. Quero agradecer a acolhida que os membros do Conede e da superintendência da Pessoa com Deficiência, em nome da Taís Aminata, tiveram comigo e por me envolverem nesta ação tão importante e especial”, afirmou ela.

Foto: Caroline De Vita

Na avaliação do presidente do Conede, Luiz Carlos Grassi, a construção da plataforma representa muito mais do que só acessibilidade, representa respeito e inclusão social.

“Esperamos que essa iniciativa do Governo cause um ciúme positivo para que os outros também tenham essa atitude. É preciso avançar muito na acessibilidade das nossas cidades e locais públicos, principalmente”, pontou Grassi, que é deficiente visual. 

Foto: Tchélo Figueiredo

Desfile inclusivo

Virginia Mendes é a embaixadora do 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível, uma das atividades que compõem a programação da 5ª Semana da Pessoa com Deficiência e que será realizado no sábado (21.09), às 18 horas, no Shopping Estação Cuiabá.

“O desfile é apenas uma das ações que iremos realizar com o olhar totalmente voltado às pessoas com deficiência. Quero agradecer a homenagem com o Prêmio Dodora, que representa a luta de dezenas de pessoas, encabeçada pela ex-primeira-dama Maria Ligia Garcia, que resultou na fundação do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, o Cridac, tão importante para o atendimento às pessoas com deficiência”, falou a primeira-dama.

Prêmio Dodora

O Prêmio Dodora homenageou 76 pessoas que de alguma forma se destacaram na defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Mato Grosso. As indicações foram realizadas pelas entidades voltadas à causa. Maria Auxiliadora (Dodora), uma das idealizadoras do primeiro espaço de atendimento de saúde de reabilitação do Centro-Oeste e norte do Brasil, dá nome ao Prêmio.

Foto: Tchélo Figueiredo

Comentários Facebook