Seciteci inaugura laboratório de informática no bairro Coophamil

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT) inauguraram nesta quarta-feira (09.10), o Laboratório de Informática na igreja Pentecostal, do bairro Coophamil.

Esse projeto faz parte do ‘Programa Bom Começo’, que visa qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato explica que essas parcerias são muito importantes porque irão proporcionar acesso gratuito e qualificação profissional à população carente. “O laboratório será uma ferramenta importante para os moradores da região, isso vai proporcionar aos usuários a realização do sonho da inclusão digital, além de capacitá-los para o mercado de trabalho”, ressalta Borgato.

Borgato destaca que a tecnologia precisa estar disponível para todos. “Estamos garantindo que essas pessoas tenham acesso às novidades tecnológicas de forma pedagógica, o que traz benefícios ao ensino e ao desenvolvimento delas”, afirmou.

A secretaria da Setasc, Rosamaria de Carvalho, reforçou a importância do trabalho desenvolvido para a população em situação de vulnerabilidade social. “Estamos muito felizes com esta parceria. A qualificação profissional é uma das prioridades da nossa gestão para que possamos retirar os cidadãos em situação de vulnerabilidade e permitir a inserção deles no mercado de trabalho”.

O laboratório é composto por 20 computadores, com estabilizadores, monitor de LCD, bancada, servidor e switch de rede. Com estes equipamentos serão oferecidos cursos de informática, por meio do sistema “S” (Senai). O curso oferecido será de Operador de Computador, são 60 vagas para os períodos matutino, vespertino e noturno.

O presidente do bairro Coophamil, Edevaldo Ferreira da Cunha Profeta falou da alegria de comemorar mais um beneficio para a comunidade. “Esta conquista pode ser o inicio de várias outras. Hoje realizamos um sonho, o que é fruto de muito trabalho. Quero agradecer ao secretário da Seciteci, por ouvir as nossas demandas e instalar esse laboratório aqui”, afirmou. 

O vereador, Toninho de Souza também destacou a importância destas ações para a região. “Essa é mais uma iniciativa que proporciona o acesso do cidadão à tecnologia, informação e conhecimento”.

Comentários Facebook