Atletismo e luta olímpica evidenciam Mato Grosso em competição nacional

Na etapa brasileira dos Jogos Escolares da Juventude, a delegação mato-grossense alcançou 20 pódios, destacando-se no atletismo, em que teve o maior número de medalhas, e na luta olímpica, modalidade que garantiu uma homenagem no Prêmio Brasil Olímpico. As outras medalhas vieram das modalidades de handebol, badminton e xadrez. A maior competição de base do país aconteceu em Blumenau (SC), de 16 a 29 de novembro.

Foram 13 medalhas no atletismo, sendo três de ouro, quatro de prata e seis de bronze. As conquistas vieram dos naipes masculino e feminino, em provas de arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco, salto em altura, salto em distância, salto triplo, tetratlo, 100 metros com barreira, 110 metros com barreira e 3000 metros rasos. Confira a relação de medalhistas ao final da matéria.

Arielly Kailayne, ouro no salto em altura  – Foto por: William Lucas/COB

Na luta olímpica, a estudante Bianca Victória, da Escola Estadual José Fragelli (Escola Arena), conquistou o bronze, e Guilherme Porto, da Escola Estadual Padre Ernesto, ficou com o ouro. Além da primeira colocação, Guilherme também será um dos homenageados do Prêmio Brasil Olímpico, uma premiação considerada o Oscar do esporte brasileiro, instituída pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para consagrar os melhores atletas do país.

O atleta mato-grossense também venceu na categoria luta greco-romana e é um dos quatro destaques dos Jogos Escolares da Juventude.

Guilherme Porto, dois ouros na luta olímpica – Foto por: William Lucas/COB

No badminton foram dois bronzes. Um individual de Vinicius Trevisan, do Colégio La Salle, de Lucas do Rio Verde, e o outro foi alcançado na prova de dupla mista em que Vinicius jogou ao lado de Taís Claudino, da Escola Municipal Eça De Queiroz, do mesmo município.

Já o estudante Luis Henrique Silva, da Escola Progresso, de Campo Verde, mostrou suas habilidades no xadrez e encerrou sua participação na competição nacional em terceiro lugar. O enxadrista disputou na categoria 12 a 14 anos, e a medalha veio na prova de xadrez convencional.

Outra conquista valiosa de Mato Grosso foi alcançada pela equipe de handebol feminino, de 12 a 14 anos. A equipe do Colégio Mãe Divina Providência, de Primavera do Leste, levou a medalha de bronze competindo com times que possuem os projetos de handebol mais bem-sucedidos do país. 

O alto nível técnico em disputas entre os melhores atletas e equipes escolares do país marcou o evento que reuniu 4.998 estudantes, de 12 a 17 anos, vindos dos 26 Estados brasileiros, do Distrito Federal, do Japão e até de Angola. A delegação mato-grossense contou com 270 atletas, um recorde histórico de participação do Estado nessa fase nacional.

Para o coordenador de eventos esportivos da Secretaria de Estado de Cultura de Esporte e Lazer (Secel), Adriano Augusto de Oliveira, a participação de Mato Grosso tem muitos motivos para ser comemorada.

“A presença de Mato Grosso no evento foi muito significativa, uma das maiores delegações do evento com 292 pessoas. E mesmo competindo com grandes pólos esportivos, o Estado começou a mostrar a sua força no esporte escolar, principalmente no atletismo. Na questão pedagógica fomos campeões, nossa delegação foi muito elogiada, pela educação e cordialidade dos atletas com funcionários e colegas, dentro dos hotéis e nos espaços de competições”, relata Adriano Augusto, que também foi o chefe da delegação mato-grossense no evento.

Confira a relação dos medalhistas mato-grossenses na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

ATLETISMO – 12 A 14 ANOS

Arremesso de peso: Natalia Vitoria Cardoso – Escola Manoel Correa De Almeida (Prata)

Tetratlo: Anne Graziele dos Santos – da Escola Etelvina Ferreira De Cerqueira (Bronze)

Lançamento de disco: Lucas Alves Da Silva – Escola Estadual Joaquim Augusto Costa Marques (Bronze)

ATLETISMO – 15 A 17 ANOS

100 metros com barreira: Ionane Linhares Azevedo – Escola Estadual José Domingos Fraga (Bronze) 

3000 metros rasos: Francielly Marcondes – Escola Coopema (Bronze)

Salto em altura: Arielly Kailayne Rodrigues – Escola Estadual Prof. Domingos Aparecido dos Santos (Ouro)

Salto em distância: Lissandra Maysa Campos – Escola Estadual Prof. Feliciano Galdino (Ouro)

110 metros com barreira: Cayro Henrique da Silva –  Escola Estadual Daniel Martins Moura (Bronze)

3000 metros rasos: Jânio Marcos Varjão – Escola Estadual Antonio Cristino Cortes (Ouro)

Salto triplo: Luiz Victor de Souza – Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes (Prata) 

Arremesso de peso: João Marcelo de Souza – Escola Padre Jose de Anchieta (Prata) 

Lançamento de disco: João Marcelo de Souza – Escola Padre Jose de Anchieta (Prata)

Lançamento de dardo: Luiz Victor de Souza – Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes (Bronze) 

BADMINTON – 12 A 14 ANOS

Dupla Mista: Vinicius Luis Trevisan, do Colégio La Salle, e Tais Gabrielly Claudino, da Escola Municipal Eça De Queiroz (Bronze) 

Simples: Vinicius Luis Trevisan, do Colégio La Salle (Bronze) 

LUTA OLÍMPICA – 12 A 14 ANOS

Pesado: Bianca Victoria de Almeida – Escola Arena (Bronze) 

LUTA OLÍMPICA – 15 A 17 ANOS

Médio: Guilherme Barros Porto, da Escola Estadual Padre Ernesto (Ouro) 

Greco-Romano-Médio: Guilherme Barros Porto, da Escola Estadual Padre Ernesto (Ouro)

XADREZ – 12 A 14 ANOS
Convencional: Luis Henrique Silva – Escola Progresso (Bronze) 

HANDEBOL – 12 A 14 ANOS
Colégio Mãe da Divina Providência (Bronze)

Comentários Facebook