Mato Grosso

Conselho promove palestra inclusiva para debater acessibilidade universal

“Entendendo a Acessibilidade Universal” é o tema da palestra inclusiva promovida pelo Conselho Estadual de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT). O evento será realizado nesta terça-feira (03.12), a partir das 19 horas, no Sesc Arsenal.

A palestra será gratuita e aberta ao público em geral, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. 

O assunto será abordado pelo conselheiro e servidor público Robinson de Carvalho Araújo, que pretende explicar que pequenas mudanças podem favorecer a acessibilidade, como ajustes de rampas, alertas, placas, rotas acessíveis e comunicação.  A acessibilidade, ou a falta dela, é empecilho para cerca de 669 mil pessoas que possuem algum tipo de deficiência em Mato Grosso. Os dados são do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010.

“Sentimos a necessidade de promover a conscientização da população sobre a acessibilidade, que não entendem, na maioria das vezes, os limites de atuação do poder público e dos seus próprios direitos”, disse o conselheiro.

O servidor Fernando Guerreiro, 36 anos, precisou desenvolver e aguçar outras habilidades, como a audição e a sensibilidade, para diminuir a dificuldade de atividades consideradas fáceis para a maioria das pessoas. Cego, desde os sete anos de idade, ainda trava uma batalha diária na busca pela garantia dos seus direitos, como o de ir e vir.

Leia Também:  Mato Grosso registra 121.762 casos e 3.423 óbitos por Covid-19

Mestre em Ciência da Educação e formado em Pedagogia com especialização em inclusão e ênfase em libras, o servidor comemora as conquistas, mas entende não ser uma realidade para todos.

Guerreiro trabalha na Biblioteca Estevão de Mendonça oferecendo informações e auxiliando pessoas que também têm dificuldades visuais. Ele ensina o sistema Braille, um código de escrita utilizado pelas pessoas cegas, e acredita que as pessoas pensam que discutir a acessibilidade atende somente aos deficientes físicos.

“Entendo que ter acessibilidade é conseguir ir ou fazer o que qualquer outra pessoa faz. Quando isso não ocorre, o lugar é que é deficiente”, comentou.

Data

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 3 de dezembro é promovido pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de despertar uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência, além de mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.

Comentários Facebook

Destaque

Gusttavo Lima fará live show direto de Mato Grosso

Nesta quarta-feira (30) Gusttavo Lima surpreendeu seu público ao anunciar mais uma live show. Desta vez, a transmissão, que tem data prevista para 17 de outubro, ocorrerá diretamente de uma lavoura, localizada na cidade de Sorriso no Mato Grosso, capital do agronegócio Brasileiro.

Fenômeno brasileiro, o músico, que completou recentemente 31 anos, promete chamar atenção do mundo mostrando um pouco dos responsáveis pelo alimento na nossa mesa diariamente.

“A agricultura brasileira é responsável por alimentar grande parte do planeta, sem contar o quanto o AGRO movimenta a economia brasileira e mundial. Já imaginou a responsabilidade e a importância desses agricultores pra nossa vida? Principalmente nesse momento em que o Brasil e o mundo atravessam… Eu não poderia deixar de ir até lá mostrar para o mundo, e de certa forma, homenagear esses homens. Eu vim do campo, da roça.” ressaltou o artista.

O responsável pela execução do evento é o empresário Sandro Ribeiro, da Sandrinn Shows e Eventos. Ribeiro destaca que a noite também contará com participação especial de outros nomes do Sertanejo no Brasil, além da apresentação irreverente do locutor Cuiabano Lima. A expectativa é que essa seja a maior estrutura do mundo já montada para uma transmissão ao vivo direto de uma lavoura.

Leia Também:  Apostador de Mato Grosso ganha R$1,2 milhão na loteria

“Vai ser especial, emocionante, grandioso! Pena que não podemos ter o público e milhares de pessoas pra prestigiar conosco pessoalmente, mas quem nos acompanhar de casa pela internet vai se surpreender, vai curtir muito e poderá ver a grandiosidade do agronegócio, a importância do estado do Mato Grosso para esse mercado, as tecnologias, os números… Enfim, tem muita coisa interessante que queremos mostrar”, ressalta o empresário.

RECORDE NA REDE

O cantor Gusttavo lima se tornou um dos artistas com maior número de inscritos no YouTube, alcançando o total de 15 milhões. Vale lembrar que as lives do Artista, e de seu festival Buteco, vem batendo recordes mundiais de visualizações. A primeira transmissão do festival on-line, Buteco em Casa I, foi realizada em 28 de março e teve mais de 5h de duração. A live bateu recorde de views ao atingir 2,6 milhões visualizações simultâneas, se tornando a maior live musical do mundo, título antes dado à cantora americana Beyoncé.

Serviço:

Live Show Embaixador

Leia Também:  Servidores estaduais voltam a receber salários no mês trabalhado

DATA: 17/outubro (sábado)
HORÁRIO: 17:00hrs
horário de Mato Grosso
ONDE ASSISTIR: www.youtube.com/gusttavolimaoficial

Para saber mais, acesse:

Site: www.gusttavolima.com.br
Facebook: /gusttavolimaoficial
Instagram: @gusttavolima
Twitter: @gusttavo_lima
YouTube: /gusttavolimaoficial

Comentários Facebook
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA