Governo de Mato Grosso é destaque em revista de Conselho Nacional

O programa Academia de Novos Líderes e a disseminação da cultura de gestão por processos foram destaques na 27ª edição da Revista Governança & Desenvolvimento, publicação do Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Administração (Consad), lançada durante o 112º Fórum dos Secretários de Administração e Planejamento, realizado no Rio de Janeiro, na semana passada.

Na ocasião, a Seplag foi representada pela Assessoria de Comunicação da pasta, que também participou da II Reunião Técnica da Comissão de Comunicação, que tem o objetivo de fortalecer o trabalho das assessorias de comunicação das secretarias de Planejamento e Gestão do país.

Durante o evento também foi lançado o XI Congresso Consad de Gestão Pública, que será realizado entre os dias 6 e 8 de maio, em Brasília.

A Revista Governança & Desenvolvimento conta com publicação de reportagens de todos os Estados brasileiros e tem como principal objetivo fortalecer as ações e atividades que estão sendo desenvolvidas na administração pública brasileira. Entre os assuntos abordados estão gestão de pessoas, inovação, patrimônio e serviços e, principalmente, medidas de contenção de gastos que estão sendo desenvolvidas pelas unidades da federação.

“Este Fórum é um dos mais legítimos espaços de discussão entre os Estados sobre os problemas que estamos passando em todo Brasil. Os Estados estão superando a crise financeira e fiscal que assolou o país e essa troca de experiência tem nos ajudado sobremaneira na solução de nossos problemas pontuais”, destaca o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra.

Academia

A Academia de Novos Líderes é um projeto inovador e faz parte da agenda permanente da Escola de Governo. Este ano já está formando sua segunda turma e uma terceira tem previsão de início para 2020. São ofertadas 30 vagas anualmente.

A capacitação é focada no desenvolvimento de competências gerenciais baseando-se nos déficits levantados pelo Relatório da Pesquisa de Competências dos Gestores Públicos e pelo Levantamento de Necessidades de Capacitação. A pesquisa realizada apontou entre as maiores lacunas a necessidade de desenvolvimento das relações humanas e do potencial de liderança dos servidores que atuam como gestores.

O conteúdo é ministrado considerando os princípios andragógicos, de Malcolm Knowles, priorizando metodologias que possibilitem clima de segurança e respeito, aplicabilidade dos conhecimentos, autonomia, valorização das experiências prévias, interatividade e feedback entre os participantes.

Gestão por processos

A Gestão por Processos tem como um dos principais objetivos elevar o desempenho de órgãos e entidades do governo na prestação de serviços públicos ao cidadão a partir da melhoria e aperfeiçoamento dos processos.

Desde que foi instituído em 2016, o Escritório de Gerenciamento de Processos (EGProcess), unidade vinculada à Superintendência de Desenvolvimento Organizacional (SDO/Seplag), já capacitou mais de 700 servidores e atendeu mais de 31 órgãos e entidades contribuindo para a elaboração dos manuais e aprimoramento da gestão por processos no Estado.

Para acessar a revista clique aqui.

Comentários Facebook