Prefeitura de Rondonópolis entrega novo Hospital Municipal com 50 leitos

O prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio entregou nesta quinta-feira (21) o novo hospital municipal localizado na Avenida Lions, na Vila Aurora e recebe o nome de Cristyan Mary da Silveira e Lima. A unidade que foi adquirida com recursos próprios foi totalmente estruturada e está funcionando com 50 novos leitos entre internação e de estabilização.

O espaço que tem 1.344,50 metros quadrados de área construída também conta com uma sala de estabilização, farmácia, aparelho de ultrassom e está sendo providenciado também o de Raio-X.

Esse é o segundo hospital entregue pela administração em menos de dois meses. No início do mês de abril, a Prefeitura entregou o Hospital da Criança “Wilma Bohac Francisco”, que foi totalmente restruturado.

“Nós fizemos um plano de contingência no enfrentamento ao coronavírus com o seguinte propósito, primeiro reformamos o Hospital da Criança transferindo do hospital de retaguarda que fica ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para a unidade. As pessoas com enfermidades variadas vamos trazer para o Hospital Municipal. Estamos reformando o hospital de retaguarda e a UPA, onde vão ficar as pessoas com coronavírus e estaremos entregando a Policlínica Central que também será utilizada como suporte neste momento de dificuldade,” informou o prefeito.
A cerimônia de entrega foi acompanhada da secretária municipal de Saúde Izalba Diva Albuquerque, secretários, vereadores e profissionais de saúde.

Ela explicou de que forma vai funcionar o atendimento na unidade hospitalar. “Este hospital conta com 50 leitos que vão ficar pacientes com enfermidades sem ser coronavírus. Ele não será um hospital com sistema “porta aberta”, receberá os pacientes atendidos nas nossas unidades de saúde e que precisam de uma internação de média-alta complexidade. O hospital de retaguarda também está sendo reformado e contará com 50 leitos, que ficará exclusivamente para pacientes com Covid-19, lembrando que nós já adquirimos 10 respiradores que já estão equipados dentro da Upa e vai funcionar até o hospital de retaguarda ficar pronto,” frisou a gestora.

HOMENAGEM
O município prestou a homenagem ao hospital municipal na Vila Aurora com o nome de “Cristyan Mary da Silveira e Lima”. Natural de Curitiba (PR), Cristyan Mary nasceu em 15 de agosto de 1969 e faleceu em 05 de julho de 1998, aos 28 anos. Ela era filha de José Alves de Lima, médico cirurgião e Maria Vera Silveira Alves, antigos proprietários da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora das Graças, onde agora é o hospital municipal. Ela foi acadêmica do curso de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá-MT.

Fonte: Jéssica Estellen – GCOM Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook