Detran e MTI homologam parceria para investimentos no sistema de gestão de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) homologaram um contrato de parceria que prevê um investimento de R$ 3,5 milhões em melhorias na prestação de serviços, infraestrutura e atualização do DetranNet, sistema de gestão de trânsito no Estado.

A homologação do contrato foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 27.558, que circulou nesta terça-feira (26.05).

Nesta manhã, o diretor-presidente da MTI, Antônio Marcos de Oliveira, se reuniu com Gustavo Reis Lobo de Vasconcelos, presidente do Detran-MT para debater sobre os ajustes finais nas melhorias previstas para o sistema de gestão de trânsito do Estado. A reunião foi realizada na sede do Detran em Cuiabá e contou com a participação do vice-diretor-presidente da MTI, Cleberson Gomes.

Conforme o diretor-presidente da MTI, o contrato representa um ótimo investimento para o Estado, pois além de gerar economia, visto que ele é mais completo e enxuto do que os contratos anteriores, ele também gerará todo um benefício com as atualizações e modernizações do DetranNet.

“Melhorar e modernizar o sistema de gestão de trânsito do Detran significa dizer que, cada vez mais, estamos levando serviços de melhor eficiência e qualidade ao cidadão mato-grossense, nosso principal objetivo”, afirmou.

O contrato foi homologado com base nos termos do artigo 24, inciso XVI da Lei Federal nº 8.666/1993, pelo procedimento licitatório nº 182691/2020.  O valor total do contrato é de R$ 3.567.267,12 e prevê melhoria na prestação de serviços da administração da infraestrutura, customização, migração de dados, sustentação evolutiva, corretiva e legal do Sistema Detrannet.

Conforme o presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos a parceria entre Detran e MTI é imprescindível. “Apesar de se tratar de uma ampliação do número de locais que utilizarão o sistema Detrannet, tal atuação representará uma redução aos cofres do Estado, modernizando o sistema e consequentemente ampliando e modernizando o atendimento do Detran ao cidadão”, afirmou.

MTI e Detran

O Detran é um dos maiores parceiros da MTI. Somente em 2019, a MTI implementou 52 projetos de software para atender o órgão. Entre as melhorias está o projeto da telemetria, que promoveu a integração entre o Detran e os Centros de Formação de Condutores (CFC) e possibilitou o controle e registro das aulas práticas, através das câmeras de monitoramento e GPS nos veículos das autoescolas.  

A MTI também implementou uma solução tecnológica para integrar o sistema do Detran e possibilitar a comunicação de venda de um veículo diretamente pelos cartórios, no momento da autenticação do documento de transferência. Com isso, o cidadão não precisa mais se deslocar à sede do Detran para realizar o procedimento de registro da venda do veículo.

Comentários Facebook