Política Cuiabá

CCJR analisa novos projetos nesta quarta

Publicados

em

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Cuiabá fará mais uma reunião remota na manhã desta quarta-feira (22), a partir das 10h30, para analisar nove projetos de lei de autoria dos próprios parlamentares.

A comissão é presidida pelo vereador Lilo Pinheiro (PDT), tendo como vice-presidente Juca do Guaraná Filho (MDB) e Wilson Kero Kero (Podemos) como membro.

Dentre a pauta, consta o projeto de lei de autoria do vereador Misael Galvão (PTB), presidente do legislativo cuiabano, que apresenta um substitutivo ao processo legislativo nº 1.136/2019 em tramitação na Casa de Leis. O processo em destaque dispõe sobre a classificação de atividades de baixo risco para o desenvolvimento de atividade econômica no município de Cuiabá, em consonância com a Lei Federal que institui a declaração de direitos e liberdade econômica.

Outro projeto que será analisado pela CCJR é o projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Bussiki (DEM) que dispõe sobre a isenção das taxas de concursos públicos e processos seletivos municipais aos prestadores de serviço voluntário e dá outras providências.

Será analisado ainda o projeto que torna obrigatório a instalação de dispositivos de sinalização com tradução para dois idiomas em órgãos e prédios da administração municipal, de autoria do vereador Adilson Levante (PSB).

Jean Estevan / Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook

Política Cuiabá

Ações da saúde crescem em Cuiabá, e o parlamentar Renivaldo nascimento destaca atuando em meio à pandemia

Publicados

em

Os ânimos dentro do plenário da Câmara Municipal de Cuiabá sempre foram acalorados nas sessões matinais, mas nenhum dos 25 parlamentares adota perfil mais combatente que um de seus vereadores: Trata-se de Renivaldo Nascimento. Ele é o tipo de vereador que gosta de participar de, praticamente, todas as proposições e discussões que levem em algum entendimento da Casa de Leis. A razão é uma: buscar um senso comum que beneficie a capital.

Ao subir as rampas do Legislativo em janeiro de 2012, Renivaldo pode observar que o seu maior desafio estava na Saúde. Naquela época Cuiabá já sofria com falta de insumos, médicos e, principalmente, falta de Unidades de Saúde o que, na verdade, sempre foi um problema nacional.

“Uma cidade sem saúde é uma cidade doente. Podemos crescer em tudo e fazer um trabalho excepcional em muitas áreas, mas se não estivermos empenhados numa ambiência saudável, ainda não entendemos nada do nosso propósito como vereador”, disse o parlamentar. “Todos os 25 vereadores, estão aqui pra fazer bem o seu papel de parlamentar. Todos somos fiscalizadores do poder executivo. Ninguém mais, ninguém menos! Todos devem fazer isso em busca da melhoria à sua cidade”, complementa.

São 8 anos de mandato e Renivaldo mirou certo. Antes mesmo da Pandemia ter seu ápice de contágio em Cuiabá, o vereador já vinha buscando alternativas, ao lado do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, visado o fortalecimento das Unidades de Saúde de Cuiabá.

Você vai conferir, agora, algumas das ingerências do parlamentar que contribuíram na área da Saúde.

Entre eles estão o trabalho, junto à Casa de Leis, focando:

– Tratamentos de doença renal crônica.

– Ampliação do tratamento em hepatites virais.

– Hanseníase

– Dengue

– Tuberculose

– Meningite

– Malária

Renivaldo também se posicionou ao lado da prefeitura de Cuiabá, na busca por ampliação de Unidades de Saúde, Policlínicas, UPASs, buscando reformas emergenciais, contratações pontuais e aquisição de insumos, além de medicamentos.

– Atenção à saúde bucal.

– Atenção hospitalar (Com mais leitos e internações).

– Aquisição de mais equipamentos nas Unidades de Saúde.

– Deu maior atenção à Saúde básica, com mais especificidades da equipe de Saúde da Família, valorizando os agentes comunitários.

– Fortalecimento da Atenção Básica – Núcleos de Apoio à Saúde da Família

Foram fiscalizados pelo parlamentar e já com respaldo da prefeitura de Cuiabá:

UPAs

As UPAs ganharam uma atenção especial do parlamentar, além da UPA da Morada do Ouro, a UPA do Verdão virou uma espécie de Centro Especializado para o tratamento de pessoas infectadas com o Coronavírus, ampliando assim o tratamento da população de Cuiabá.

Além das UPAs, as Policlínicas, postos de saúde e outras unidades de saúde foram ampliadas e reformadas. Os Hospitais públicos também tiveram suas reivindicações atendidas. Fato que levou Cuiabá a zerar a falta de UTIs no tratamento do Coronavírus. Um problema que amargurava os cuiabanos. “Não é ficar apenas na capital. Tivemos que estar em Brasília, ao lado do prefeito Emanuel Pinheiro e de outros parlamentares da esfera federal, para conseguir os recursos”, pontuou Renivaldo.

Por falar em Coronavírus, vamos lá:

Ao lado de outros parlamentares, Renivaldo encabeçou um requerimento que já está em vigor em Cuiabá. Trata-se da formação de uma Comissão Especial formada por parlamentares para acompanhar todos os atos do Poder Executivo na execução e distribuição dos recursos públicos no tratamento da Covid-19.

“A Comissão é para fiscalizar e acompanhar as contratações, execução dos contratos, acessar dados técnicos sobre a pandemia e outras ações para o bom emprego do dinheiro público”, disse.

Marcely Alves / Assessoria Vereador Renivaldo Nascimento

Comentários Facebook
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA