Baixada Cuiabana

Grave acidente na Avenida Julio Campos deixa 3 feridos; carro ficou embaixo do caminhão

Três pessoas ficaram feridas após um grave acidente envolvendo um carro, um caminhão e uma moto, na manhã desta quinta-feira (26), na avenida Júlio Campos, em Várzea Grande. O ocupante do carro, o motociclista e o motorista do caminhão foram encaminhados com vida para o Pronto Socorro de Várzea Grande.

Com a batida entre os veículos, o caminhão tombou em cima do carro, que ficou completamente destruído. Um homem, identificado como Edson, ficou presos às ferragens do carro e teve que ser retirado pelo Corpo de Bombeiros.

Os socorristas realizaram técnicas de salvamento veicular e atendimento pré-hospitalar para o resgate e desencarceramento de Edson. O motorista do caminhão, identificado como Josue Lourenço Rodrigues teve ferimentos leves e também foi socorrido.

Uma moto acabou se envolvendo no acidente e foi destruída. O piloto da motocicleta, identificado como Márcio Monteiro ficou ferido e recebeu atendimento.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local e encaminhou os quatro feridos até o Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande.

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O atendimento às vítimas continua em andamento e, de acordo com informações da assessoria de imprensa de Várzea Grande, as vítimas estão estáveis. Por enquanto sem necessidade de intervenção cirúrgica.

A Polícia Civil vai investigar o acidente.

Fonte: João Aguiar – Repórter MT

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Baixada Cuiabana

Estado notifica Prefeitura a aguardar rotas do BRT para evitar desperdício de dinheiro público

O governador Mauro Mendes notificou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a suspender temporariamente a renovação da frota de ônibus da Capital até que seja concluído o Plano Funcional da implantação do BRT. A previsão é que o plano seja finalizado em até 90 dias.

A notificação foi enviada na última segunda-feira (04.12), e visa evitar prejuízos à mobilidade urbana de Cuiabá e desperdício de recursos públicos, uma vez que “será definida uma nova estrutura das linhas de ônibus e padrões dos veículos que irão atender o sistema Bus Rapid Transit – BRT”.

O ofício enviado à Prefeitura é amparado em nota técnica elaborada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

De acordo com a nota técnica, como haverá a retomada do processo de implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo para a instalação do BRT, em substituição ao VLT, novas ações estão sendo encaminhadas para adequar toda a rede de transporte coletivo ao novo modal.

“Uma dessas ações consiste na elaboração do Plano Funcional onde, entre outros, será definida a nova estrutura das linhas de ônibus e o padrão dos veículos que deverão compor as frotas, tanto das concessões municipais em Cuiabá e Várzea Grande, bem como da concessão do sistema metropolitano Cuiabá-Várzea Grande”, diz trecho do documento.

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Desta forma, conforme a Sinfra, é recomendado que as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, assim como a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (AGER), suspendam temporariamente a renovação da frota até que seja concluído o Plano Funcional que está sendo desenvolvido na secretaria.

“Esta ação busca minimizar os custos futuros com a desmobilização de parte da frota atual, uma vez que a frota do BRT será adquirida pelo Governo do Estado e entregue aos municípios e à AGER e que, posteriormente, serão incorporados nos respectivos contratos de concessão”, afirmou a Sinfra.

Além disso, a Secretaria de Infraestrutura explicou que o plano funcional da integração entre ônibus e BRT deverá prever algumas linhas com atendimento direto entre regiões distintas, usando a infraestrutura do corredor exclusivo em determinados trechos.

“Ou seja, parte da frota a ser renovada no âmbito das concessões atuais, tanto das Prefeituras quanto da AGER/MT, deverá dispor de carros com características distintas do modelo aplicado atualmente, quais sejam a adoção de veículos com piso baixo e com porta em ambos os lados, afim de operar simultaneamente dentro e fora dos corredores estruturais”, finaliza a nota técnica.

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Fonte: Secom – MT | Foto: Ilustrativa – Agência Brasil

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