Baixada Cuiabana
Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Bonifácio morre aos 91 anos

O bispo emértido da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini, morreu, aos 91 anos, na noite deste sábado (28), em Cuiabá. Ele estava internado Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadoa Santa casa desde a segunda-feira (23), após ter uma oscilação na pressão arterial. A morte foi confirmada pela assessoria da Miltra Diocesana. A causa da morte ainda não foi revelada.
Fonte: Repórter MT | Foto: CNBB
Baixada Cuiabana
Estado notifica Prefeitura a aguardar rotas do BRT para evitar desperdício de dinheiro público

O governador Mauro Mendes notificou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a suspender temporariamente a renovação da frota de ônibus da Capital até que seja concluído o Plano Funcional da implantação do BRT. A previsão é que o plano seja finalizado em até 90 dias.
A notificação foi enviada na última segunda-feira (04.12), e visa evitar prejuízos à mobilidade urbana de Cuiabá e desperdício de recursos públicos, uma vez que “será definida uma nova estrutura das linhas de ônibus e padrões dos veículos que irão atender o sistema Bus Rapid Transit – BRT”.
O ofício enviado à Prefeitura é amparado em nota técnica elaborada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
De acordo com a nota técnica, como haverá a retomada do processo de implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo para a instalação do BRT, em substituição ao VLT, novas ações estão sendo encaminhadas para adequar toda a rede de transporte coletivo ao novo modal.
“Uma dessas ações consiste na elaboração do Plano Funcional onde, entre outros, será definida a nova estrutura das linhas de ônibus e o padrão dos veículos que deverão compor as frotas, tanto das concessões municipais em Cuiabá e Várzea Grande, bem como da concessão do sistema metropolitano Cuiabá-Várzea Grande”, diz trecho do documento.
Desta forma, conforme a Sinfra, é recomendado que as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, assim como a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (AGER), suspendam temporariamente a renovação da frota até que seja concluído o Plano Funcional que está sendo desenvolvido na secretaria.
“Esta ação busca minimizar os custos futuros com a desmobilização de parte da frota atual, uma vez que a frota do BRT será adquirida pelo Governo do Estado e entregue aos municípios e à AGER e que, posteriormente, serão incorporados nos respectivos contratos de concessão”, afirmou a Sinfra.
Além disso, a Secretaria de Infraestrutura explicou que o plano funcional da integração entre ônibus e BRT deverá prever algumas linhas com atendimento direto entre regiões distintas, usando a infraestrutura do corredor exclusivo em determinados trechos.
“Ou seja, parte da frota a ser renovada no âmbito das concessões atuais, tanto das Prefeituras quanto da AGER/MT, deverá dispor de carros com características distintas do modelo aplicado atualmente, quais sejam a adoção de veículos com piso baixo e com porta em ambos os lados, afim de operar simultaneamente dentro e fora dos corredores estruturais”, finaliza a nota técnica.
Fonte: Secom – MT | Foto: Ilustrativa – Agência Brasil
-
Destaque3 dias atrás
Inscrições para o Processo Seletivo da Educação vão até quarta-feira (20)
-
Brasil3 dias atrás
Auxílio emergencial: Caixa libera saque para nascidos em agosto
-
Brasil4 dias atrás
Gusttavo Lima se declara a Andressa Suita em entrevista: “mulher que mais amo”
-
Destaque4 dias atrás
Preso suspeito de perseguir e executar presidente do Sanear
-
Destaque5 dias atrás
Polícia prende homem que estuprou mulher e obrigou o namorado da vítima a presenciar o crime
-
Brasil2 dias atrás
Caixa paga abono salarial para nascidos em janeiro e fevereiro
-
Destaque5 dias atrás
Jovem é estuprada por ‘amigo da família’ enquanto dormia
-
Mato Grosso6 dias atrás
Unemat abre vestibular com 1.000 vagas para Educação a Distância