Destaque

Dois municípios registram alto risco de contaminação pela Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (21.01) o Boletim Informativo n° 319 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

O documento aponta, a partir da página 9, que os municípios de Reserva do Cabaçal e Salto Céu configuram com risco alto de contaminação pela Covid-19.

Já 21 municípios do Estado apresentam classificação com risco moderado para o coronavírus. São eles: Cuiabá, Sorriso, Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças, Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Juara, Colíder, Primavera do Leste, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Nova Canaã do Norte, Nova Lacerda, Apiacás, Carlinda, Rio Branco, Castanheira.

Os outros 118 municípios estão na classificação “baixo”, indicado pela cor verde, e não apresentam altos riscos de contaminação.

O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Leia Também:  Comitê de Crise decide por novas restrições e estabelecimentos devem fechar das 22h às 5h

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.

Recomendações aos municípios

Por meio do Decreto Estadual nº 522, de 12 de junho de 2020, o Governo de Mato Grosso faz diversas recomendações aos municípios classificados com risco baixo, moderado, alto e muito alto de contaminação pelo coronavírus.

As orientações para os municípios classificados como risco baixo são: evitar circulação de pessoas pertencentes ao grupo de risco, conforme definição do Ministério da Saúde; isolamento domiciliar de pacientes em situação confirmada de Covid-19; quarentena domiciliar de pacientes sintomáticos em situação de caso suspeito para de Covid-19, entre outras.

Para os municípios classificados com o risco moderado de contaminação pelo vírus, o Governo recomenda a implementação e manutenção de todas as medidas previstas para o nível de risco baixo, além de quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias; suspensão de aulas em escolas e universidades.

Leia Também:  Butantan começa a distribuir 3,9 milhões de vacinas contra covid-19

Já para os municípios classificados com alto risco de contaminação pela doença, as recomendações anteriores são mantidas e acrescentadas novas orientações como: proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração; proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos e adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória.

Comentários Facebook

Destaque

Homem é pego pela PM vendendo objetos furtados em Rondonópolis

Policiais militares flagraram um homem de 25 anos comercializando produtos furtados, na tarde de quinta- feira(25.02), em Rondonopólis. Na ação, a polícia apreendeu duas malas repletas de eletroeletrônicos, perfumes, bolsas,relógios, entre outros objetos.

Por volta das 14 horas, a Polícia Militar recebeu a denúncia via 190 de que havia um homem tentando vender uma televisão da marca Sony por R $20, no bairro Vila Aurora.

A equipe da PM foi até a Rua Armando Farjado, e abordou o suspeito que estava com televisão 42 polegadas.

O suspeito confessou que o produto é furtado, os militares encontraram duas malas repletas de objetos sem documentação de procedência como: barbeador elétrico, máquina de cortar cabelo, aparelho de som, perfume importado, controle remoto, relógios, bolsa, câmera digital. O homem levou a polícia até a residência onde ele havia furtado os objetos.

A PM prendeu o homem e apreendeu todos os produtos. A ocorrência foi entregue à Polícia Judiciária Civil.

Comentários Facebook
Leia Também:  Sinfra anuncia projeto para restauração asfáltica do Distrito Industrial antigo de Rondonópolis
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA