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Thiago Silva pede apoio da bancada federal para pavimentação da BR-158

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) está solicitando apoio junto aos deputados federais e senadores de Mato Grosso para que haja uma solução definitiva para a melhoria na logística da BR-158 e na MT-322, por conta do atoleiro que deixa, todo ano, dezenas de caminhões parados por dias nas estradas sem poder escoar a produção.

Trafegam por dia na BR-158 cerca de 2.000 carretas, que carregam a produção com destino aos portos do Pará. Em razão das péssimas condições das estradas e atoleiros, há relatos de que os caminhoneiros estão perdendo a produção devido aos dias de chuva.

“A estrada de chão aqui não comporta pela quantidade de caminhão que carrega soja e o trânsito que é. Todo ano acontece isso e temos que tirar dinheiro do bolso para bancar a solução”, relata o agricultor da região Alípio Portílio.

“Hoje são 120 km de estrada na terra na BR-158, que precisamos resolver junto da bancada federal no Dnit. A solução tem que ser definitiva, pois todo ano neste período das chuvas, temos esse problema de atoleiro, o que prejudica a atividade econômica de Mato Grosso”, disse o deputado Thiago Silva.

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A Secretaria de Estado de Infraestrutura e o Dnit informam que já enviaram maquinários para limpar a estrada e liberar o tráfego, mas, de acordo com Thiago Silva, é necessário planejamento de ações para que iniciem as obras definitivas de pavimentação na região o quanto antes.

“Esse é um grande entrave para o desenvolvimento socioeconômico do Araguaia e estamos na Assembleia Legislativa para defender a população local. Precisamos de uma solução junto ao governo estadual e federal para escolar a produção da agricultura e gerar desenvolvimento para nosso estado”, finalizou Silva.

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Medeiros afirma que oportunismo político atrapalha conclusão da BR-158


Diante do impasse que se tornou a pavimentação da BR-158, do trecho conhecido como Contorno Leste, saindo de dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé, o deputado federal José Medeiros (Podemos) propôs uma força-tarefa para mediar o conflito e viabilizar recursos para concluir a obra. Em conversa com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Medeiros reafirmou a viabilidade de fazer a estrada pelo reserva indígena, que representa cerca de 120 quilômetros e um custo de aproximadamente R$ 250 milhões.

“Há muito tempo venho discutindo e buscando uma solução para a BR-158. Eu disse para o presidente que não faz sentido o Brasil ficar refém da vontade de algumas pessoas. No caso da 158, apenas uma pessoa se posicionou contrário ao traçado original, que é passar a estrada dentro das terras indígenas. A maioria dos indígenas quer a rodovia por dentro, pois acreditam que ela trará melhorias como escolas, postos de saúde, estradas vicinais asfaltadas, entre outras”, disse o parlamentar.

Para colocar um fim nos conflitos, optou-se em fazer a estrada usando um contorno fora de terra indígena. Segundo Medeiros, isso vai praticamente triplicar o valor da obra e levar mais tempo para concluí-la.

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“Falei sobre essa situação com o presidente. A expectativa é reunir com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, nos próximos dias, para buscar uma solução definitiva e célere para esse problema antigo e que envergonha Mato Grosso e o Brasil”, frisa Medeiros.

Medeiros critica o uso político por parte de alguns parlamentares que preferem atacar o Governo Federal e o ministro da Infraestrutura ao invés de ajudar de forma efetiva a resolver a situação.

“O governo está trabalhando para solucionar os problemas de infraestrutura de Mato Grosso. Porém, existem vários impedimentos que travam algumas obras, como é o caso da BR-158. Além das dificuldades orçamentárias, existem ações do Ministério Público Federal (MPF), Organizações Não Governamentais e a questão indígena que impedem que algumas obras sejam executadas de forma célere. O interessante é ver parlamentar de Mato Grosso, como é o caso do senador Carlos Fávaro (PSD), criticando o governo Bolsonaro e o ministro Tarcísio. Ele [Fávaro] não contribuiu com um centavo em emenda para a BR-158. Precisamos deixar de lado o oportunismo político, as falácias e unir forças com a União para resolver o problema que prejudica o escoamento da produção do nosso estado e milhares de pessoas”, enfatiza o deputado federal.

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A BR-158 tem aproximadamente 800 quilômetros em Mato Grosso, ligando os municípios de Barra do Garças a Vila Rica – na divisa com o Pará.

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