Cuiabá

‘Consultório na Rua’ de Cuiabá acresce em 35% os atendimentos às pessoas em situação de rua

Criado pelo Governo Federal, o programa nacional “Consultório na Rua”, que é conduzido por Secretarias Municipais de Saúde, conquistou, sob o comando da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá, um acréscimo de cerca de 35% na produtividade. Em apenas dois anos, de janeiro de 2017 a dezembro de 2018, foram realizados 30.372 atendimentos e acolhimentos em Saúde para pessoas em situação de rua (entre as quais usuários de álcool ou drogas) contra 22.528 referentes aos mesmos meses de 2015 e 2016.

Os dados correspondem ao trabalho rotineiro (de segunda a sexta-feira) da equipe multidisciplinar que compõe a unidade móvel, sendo eles um médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico bucal, técnico de enfermagem, redutor de danos e motorista. O trabalho vai desde atendimentos médicos, psicológicos, exames clínicos, aferição de pressão, teste de glicemia, curativos e distribuição de alguns medicamentos básicos com prescrição médica e de preservativos femininos e masculinos, até orientação e entrega de kit de higiene bucal e nos casos de dependentes químicos, se a pessoa desejar, encaminhamento para a Secretaria de Assistência Social, que referencia para os devidos tratamentos. 

Responsável pelas ações do Consultório na Rua desde 2015, a assistente social Vera Lúcia Ferreira da Silva atribui o acréscimo na produção ao olhar diferenciado que segundo ela, a gestão Emanuel Pinheiro ofertou ao programa, já que os locais percorridos pela unidade móvel continuam basicamente os mesmos desde 2015 – os bairros do Porto, Jardim Leblon e Pedregal, região da rodoviária, Praça Alencastro, Morro da Luz entre outros de grande aglomeração do nosso público- alvo. 

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados contra grupo envolvido em execução de empresário

“Os Consultórios na Rua lidam com os diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas também com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos serviços de Urgência e Emergência e de outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade do usuário, minimizando os danos às pessoas que vivem em situação de rua correndo riscos. Essas ações fazem com que eles sintam confiança e permitam que nosso trabalho seja feito, já que dependemos exclusivamente do consentimento de cada um. Basicamente não mudamos os locais de atuação, mas a atual gestão teve um olhar diferenciado para esta população e vem desde o início de 2017 fortalecendo, ampliando e criando novas parcerias e serviços para que pudéssemos ofertar atendimentos cada vez mais humanizados aos pacientes” frisou Vera.   

Conforme a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Miriam Naschenveng dentre os serviços de excelência destinado a este público está o Centro Especializado de Odontologia (CEO), que foi implantado na Policlínica do Pedra 90. “Com uma unidade odontológica reservada ao atendimento de pessoas em situação de rua, destinamos mais uma ferramenta que auxilia o Consultório na Rua, pois muitas vezes a equipe encontra pessoas sofrendo com dor de dente e a oferta do atendimento aproxima o poder público daquela pessoa, e isso entre inúmeras possibilidades oportuniza reverter a situação de vulnerabilidade que o paciente se encontra, inclusive uma ressocialização”, destacou a diretora.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, os números obtidos pelo Consultório na Rua são o início do cumprimento de mais uma importante promessa de campanha – a que fez para sua mãe, Maria Helena Pinheiro. “Eu e meus irmãos fomos criados apenas pela mãe. E de todos os meus medos, o pior deles era perdê-la e me sentir desamparado, já que ela sempre foi nosso esteio e referência. Ela sempre foi amorosa e se preocupava com todos a sua volta e, ainda na campanha me fez prometer um olhar diferenciado para as pessoas em situação de rua, estas que já não sentem que tem ou realmente não tem ninguém por elas. Eu sempre digo que sou prefeito de todos os cuiabanos, mas estou desde o início da gestão e continuarei até o fim dela trabalhando ainda mais pelas pessoas que dependem exclusivamente dos serviços públicos”, finalizou o prefeito.

Comentários Facebook

Cuiabá

É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

A Associação É o Bicho MT realiza no próximo sábado (13.08), em parceria com protetores independentes de Cuiabá e Várzea Grande, uma feira de adoção de cães e gatos. Ao todo são cerca de 20 animais em busca de um lar, a maioria já vacinados, vermifugados e castrados.

O evento será realizado no Piso G1 do Shopping Estação Cuiabá, das 11h às 16h. São animais muito dóceis, bem cuidados e cheios de amor para dar, aguardando a chance de ter uma família e um lar com muito amor e respeito.

Além da feira de adoção, o É o Bicho MT venderá seus produtos como camisetas, bonés, cadernos e quadros, cujo valor arrecadado será destinado às ações da associação e para a compra de ração para cachorros e gatos.

O É o Bicho MT é uma associação sem fins lucrativos formada por protetores, voluntários, defensores e simpatizantes da causa animal de Cuiabá e região, que desde 2015 busca amparar, na medida do possível, os animais de rua que vivem em situações rotineiras de maus tratos, apoiando as organizações e protetores independentes.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

Segundo a voluntária do É o Bicho MT e coordenadora da feira, Isabel Cristina da Silva, essa é a terceira feira que a associação realiza este ano. “A ideia é apoiar os protetores independentes para que consigam adoção dos animais. Muitos deles estão lotados e passando por dificuldades financeiras, já que cuidam desses bichinhos sem auxílio externo. Nas duas primeiras edições tivemos a alegria de doar todos os animais e para essa edição, nossa expectativa é muito boa pois sabemos da grande circulação de pessoas no Shopping Estação Cuiabá”, explica Isabel.

“Todos serão bem-vindos ao Shopping para o Estação Pet. Apoiar eventos como este é a nossa forma de ajudar e incentivar a adoção responsável de animais”, afirma a Gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá, Laíza Carvalho.

A feira de adoção tem a parceria da Cobasi e do Shopping Estação Cuiabá.

Serviço:

Feira de Adoção Estação Pet: neste sábado (13) das 11h às 16h.

Local: Shopping Estação Cuiabá – Piso G1

Necessário levar um documento com foto.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados contra grupo envolvido em execução de empresário

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA