Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

31 de março é o prazo para os beneficiários do BPC se inscreverem no Cadastro Único

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh) tem um recado para os idosos e para as pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Todos devem ficar atentos ao prazo para inscrição no Cadastro Único em 2019 que encerra em 31 de março.

O cadastro é obrigatório e, quem ainda não o fez, pode ter o benefício suspenso a partir de abril, sendo posteriormente cancelado. É necessário ter em mãos o CPF e o comprovante de residência para o cadastramento. A inscrição também pode ser feita pelo responsável familiar, contanto que leve os documentos de todas as pessoas que moram com o beneficiário. “Para aquelas pessoas que ainda não realizaram devem procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência para fazer o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo. Para quem já possui, a exigência é que seja feita a atualização dos dados”, informou a secretária adjunta de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Hellen Ferreira.

Leia Também:  Vereadora condena desqualificação de mulheres na política e pede equidade de gênero nos parlamentos

O BPC tem o valor de um salário mínimo e é pago mensalmente a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem renda familiar de até R$ 238.

O Cadastro Único reúne informações das famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total familiar de até três salários mínimos e é utilizado por diversos programas sociais. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.

“É importante esclarecer que não há necessidade de fazer filas nos pontos de cadastramento, porque os beneficiários do BPC terão até 31 de março para regularizar a situação e ingressarem no Cadastro Único, conforme informações repassadas pelo Ministério de Desenvolvimento Social”, finalizou a secretária.

Comentários Facebook

Cuiabá

PM resgata vítimas de sequestro e tortura e prende faccionado às margens do Rio Cuiabá

Policiais militares do 1º Batalhão de Cuiabá resgataram, na manhã desta segunda-feira (17.11), dois homens que estavam sendo submetidos a agressões por membros de uma facção criminosa às margens do Rio Cuiabá. Um dos suspeitos foi preso em flagrante após ser encontrado no local mantendo as vítimas amarradas e sob ameaças.

A ação criminosa teve início por volta das 6h, quando a equipe policial recebeu informações via Ciosp de que dois homens estariam sendo agredidos atrás de um barracão na região do bairro Praeirinho. Durante as rondas, os policiais localizaram uma motocicleta nas proximidades, o que levantou suspeitas sobre o local.

Ao descerem o barranco, os militares visualizaram os suspeitos, que fugiram ao perceber a presença da PM. Dois homens e uma mulher pularam no rio e não foram localizados. Já um dos envolvidos, de 20 anos, foi detido pela PM.

Após a prisão, os policiais encontraram as duas vítimas amarradas e com diversas lesões pelo corpo. Elas relataram que estavam em um bar quando foram abordadas pelo grupo, retiradas do estabelecimento e levadas ao local onde sofreram as agressões.

Leia Também:  Parlamentar quer políticas públicas voltadas à saúde mental nas escolas

Segundo as vítimas, todos os suspeitos estavam armados e faziam constantes ameaças de morte. Elas foram agredidas com socos, chutes, pauladas e golpes com um espeto de ferro.

Os criminosos também vasculharam os celulares das vítimas em busca de informações sobre outras facções. Um dos homens informou que uma das suspeitas era sua ex-namorada, apontada como mandante do sequestro. O grupo também roubou duas motocicletas e três celulares.

Durante varredura no local, os policiais encontraram uma bolsa com 18 porções de substância análoga à maconha, três porções de pasta-base e materiais utilizados para embalagem de entorpecentes.

Diante dos fatos, o suspeito detido foi encaminhado para a Central de Flagrantes. Em consulta ao sistema, foi constatado que ele possui diversas passagens criminais por tráfico ilícito de drogas.

Disque-denúncia

A população pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, pelos números 190 ou 0800 065 3939.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Boca de lobo entupida no Pedra 90 recebe limpeza e reparo

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA