Mato Grosso

4º Batalhão da PM comemora 29 anos com redução em números da criminalidade

O 4º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Várzea Grande, comemorou 29 anos de criação na manhã desta quarta-feira (30.01) com destaque para o incremento de ações no combate à criminalidade na região. Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram recuperados no município 2018.634 veículos, confeccionadas 2.821 ocorrências, com a abordagem de aproximadamente 75 mil pessoas e ainda uma queda de 13% no índice de furtos.

Para o comandante geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis, a diminuição dos crimes vem acontecendo desde 2014, graças ao trabalho preventivo e ostensivo do Batalhão, que é responsável por uma grande área de abrangência, além de estar localizado na segunda maior cidade do Estado. “Várzea Grande já foi considerada uma das cidades mais violentas por número de habitantes, mas hoje a realidade é bem diferente. Atribuímos o bom resultado ao trabalho da PM em conjunto com a comunidade”.

Assis destacou ainda que as estatísticas são resultado do trabalho de cada policial e acrescentou que Várzea Grande conta com dois batalhões e o comando da Força Tática que a cada ano vêm apresentando números positivos na segurança pública.

Leia Também:  Jovem de 16 anos tenta atravessar rio e morre afogado

O comandante do 4º BPM, tenente-coronel Januário Antônio Edwiges Batista , destacou a importância da unidade policial e do trabalho de cada um de seus componentes para uma construção social digna. “Somos parte da sociedade e também recebemos de volta os serviços que prestamos. É importante o policial estar na rua fazendo seu trabalho junto ao cidadão de bem”.

Para comemorar a data, a PM realizou uma solenidade no auditório do Hotel Hits Pantanal, reunindo autoridades militares e civis, entre elas, o coronel Jonildo José de Assis, o assessor Especial Institucional PMMT, o coronel Henrique Correa da Silva Santos, entre outras. Foram feitas homenagens a policiais e civis como forma de agradecimento por serviços prestados e parcerias firmadas em prol da melhoria da segurança.

Policial da reserva remunerada trabalhou no 4º Batalhão, o 2º sargento Jorge Miranda da Silva esteve entre os homenageados. Ele foi para a reserva em 2018 com a certeza do dever cumprido. Os empresários Célia Melo e Marcos Silva e o presidente do Conseg (Conselhos Comunitários de Segurança Pública), área central de Várzea Grande, Carlos Alberto Gonçalves, foram agraciados com homenagens e agradeceram o trabalho conjunto com a PM ao longo dos últimos 10 anos.

Leia Também:  Mãe chega em casa e encontra homem nu deitado ao lado da filha; suspeito foi detido por tentativa de estupro

Os empresários Célia Melo e Marcos Silva foram homenageados pela parceria . Foto: SD Elias PMMT

“Acreditamos na corporação e na seriedade desses nobres policiais em servir e proteger”, disse a empresária Célia. Já o presidente do Conseg, Carlos Alberto, enalteceu o respeito conquistado juntos aos policiais militares. “Somo o único Conselho com sala dentro do batalhão. Participamos de todo trabalho levado a comunidade e temos voz de atuação”.

2º SGT Jorge de Miranda com o tenente-coronel Januário – Foto: SD Elias PMMT

Comentários Facebook

Agricultura

Mulheres líderes do agro realizam visita técnica à Brasília

Lideranças femininas do setor agropecuário de Mato Grosso embarcaram hoje (10.08) para uma visita técnica em Brasília. Ao longo dos próximos dias, um grupo com 40 mulheres visitará a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Pensar Agro (IPA), entre outras instituições na capital federal.

As atividades fazem parte da programação da Academia de Liderança – Mulheres Líderes do Agro, a primeira organizada pelo Senar-MT exclusivamente ao público feminino. Ao todo, serão três encontros, de julho a setembro. Nesta segunda etapa, que ocorre em Brasília, as mulheres conhecerão mais sobre a atuação das instituições visitadas, seus representantes e a estrutura dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

A Academia de Liderança reúne produtoras rurais, lideranças sindicais e mulheres que trabalham no setor agropecuário. O objetivo é formar líderes que possam atuar nas mais diversas esferas que envolvem a agropecuária no estado e impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento.

No primeiro módulo, que ocorreu em Cuiabá, as participantes aprenderam mais sobre atuação política no agro e autoconhecimento e propósito. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer as áreas de atuação de cada uma das instituições do Sistema Famato: o Senar-MT, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Instituto Agrihub, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e os Sindicatos Rurais.

Leia Também:  Mulheres líderes do agro realizam visita técnica à Brasília

Essa é a primeira visita técnica da Academia de Liderança, após o início da pandemia de Covid-19. “Esse momento foi muito aguardado, a pandemia adiou o nosso projeto, mas finalmente conseguimos realizá-lo e estamos muito felizes em poder reunir e fortalecer as mulheres do nosso setor”, afirmou o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA