Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Detran-MT realiza ação educativa pré-Carnaval na MT-251 nesta quinta-feira (20)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) vai realizar, na próxima quinta-feira (20.2), abordagens educativas de pré-Carnaval, na MT-251, estrada de Cuiabá sentido ao município de Chapada dos Guimarães.

A ação terá início a partir das 16 horas no posto do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Serão realizadas abordagens aos veículos que transitarem pela rodovia com orientações sobre a importância de usar o cinto de segurança, não falar/manusear o celular enquanto dirige, usar os dispositivos de retenção para crianças, respeito ao limite de velocidade da via, entre outras normas essenciais para um trânsito mais seguro.

“Vamos utilizar da tecnologia para chamar a atenção desses condutores, apresentando vídeos educativos por meio de tablets como forma de sensibilizar para condutas mais segura no trânsito, especialmente nos próximos dias, quando aumenta o fluxo de veículos nas estradas para as festividades de carnaval em muitas localidades”, disse a coordenadora de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Gresiella Almeida.

Leia Também:  APROSMAT apresenta acreditação pela ISTA do seu Laboratório de Análise de Sementes no 10º Congresso de Sementes das Américas

Segundo a coordenadora, a ação também terá foco em sensibilizar os condutores para não dirigir após ingerir bebida alcoólica.

Sugestão de pauta | Ação educativa pré-Carnaval do Detran-MT

Data: quinta-feira (20.2), a partir das 16h

Local: posto do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, na MT-251 (sentido Chapada dos Guimarães)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Mais de 100 municípios se inscreveram para participar do Programa de Capacitação de Bibliotecas

Mais de 100 municípios se inscreveram para participar do Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso, que teve início nessa quinta-feira (2.10). Realizada pelo Instituto Saberes, a formação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) oferecida por meio do Edital Formação Técnica de Auxiliar de Bibliotecas, edição Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).

O número de municípios inscritos representa 74% da cobertura territorial do Estado. Entre os municípios com participantes estão Juína, Novo Horizonte do Norte, Juara, Alta Floresta, Colíder, Água Boa, Canabrava do Norte, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis, Comodoro, Nobres, Alto Taquari, Barra do Garças e outros.

As atividades são direcionadas a gestores municipais de cultura, bibliotecários, técnicos e colaboradores de bibliotecas públicas e comunitárias do Estado. Até o primeiro semestre de 2026, o programa oferece cursos gratuitos online, consultorias especializadas, imersões técnicas e eventos presenciais em Cuiabá e polos regionais.

Leia Também:  APROSMAT apresenta acreditação pela ISTA do seu Laboratório de Análise de Sementes no 10º Congresso de Sementes das Américas

“O programa é um importante passo no caminho do desenvolvimento do acesso ao livro e à leitura. Capacitar os gestores é garantir uma melhor atuação técnica nos municípios, proporcionando conhecimento e conexão com os debates mais recentes sobre a política do fomento à leitura”, assegurou o secretário adjunto de cultura da Secel, Jan Moura.

A aula inaugural ocorreu na quinta-feira (2), às 8h30, em formato online, para os inscritos. Na programação, além das boas vindas aos alunos, houve a exposição sobre o SNBP, bem como apresentação detalhada do programa no formato EaD, com o curso “Elaboração e Gestão de Convênios com o Poder Público”.

“Ficamos muito felizes com o alcance das adesões, teremos representação de todas as regiões e essa formação será um grande marco na caminhada de construção de Mato Grosso rumo à excelência do setor Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca”, comemora a presidente do Instituto Saberes, Lorena Boaventura.

Confira aqui os municípios confirmados no programa de capacitação

Mais informações, pelo site www.capacitacaodebibliotecasmt.com.br e pelos @capacitabibliotecasmt e @institutosaberess no Instagram.

Leia Também:  "Sem o programa de melhoramento genético do Governo de Mato Grosso, a cooperativa não sobreviveria", afirma produtor de Bom Jesus do Araguaia

*Com informações da Assessoria

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA