Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Gestão Fazendária e TCE fazem reunião de alinhamento para aprimorar prestação de contas

Integração entre os sistemas Siafic e Aplic permite que as informações contábeis fiquem mais claras e mais precisas

A secretaria municipal de Gestão Fazendária, a Controladoria Interna da prefeitura, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e representantes do sistema Ábaco, reuniram-se, ontem (10), para alinhar e aprimorar a prestação de contas do município.

Conforme o secretário de Gestão Fazendária, José Francisco Mazzuco Júnior, Várzea Grande foi chamada pelo TCE para tratar da integração entre Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic-MT) e a Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic).

“É fundamental essa conversa para buscarmos ainda mais aperfeiçoar a nossa prestação de contas aos munícipes, como também aos órgãos de controle. Nossa execução orçamentária e financeira dos exercícios de 2024 e de 2025 está sendo tratada via Sistema Siafic, dessa forma, a reunião entre o TCE-MT e o município de Várzea Grande teve por objetivo tratar da integração entre o Siafic e o Aplic para que as informações contábeis fiquem mais claras e mais precisas”, relata o secretário José Mazzuco.

Leia Também:  Prefeita articula pessoalmente aprovação de fusão entre as secretarias de Gestão Fazendária e de Planejamento  

A controladora-geral do município, Elizangela Batista de Oliveira, destacou a importância da modernização da prestação de contas. “Tudo que vem para melhorar é válido. Com esses avanços, teremos maior transparência e eficiência na nossa prestação de contas”.

O servidor do Tribunal de Contas, Reginaldo Hugo Szezupior, explicou que a união dos dois sistemas dará mais eficiência ao trabalho dos servidores, além de facilitar a análise dos órgãos de controle. “Isso também diminuirá aqueles pequenos erros, ou melhor dizendo, pequenos conflitos de informações, com as informações do Aplic e Siafic cruzadas. Estamos aqui para auxiliar e orientar os servidores municipais”, relata Reginaldo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Cidades

Setor ganha reforço com novo CAT e isenção de ICMS no Aeroporto Marechal Rondon

Outro incentivo prático ao turismo local é a lei, de autoria do Executivo, recentemente aprovada pela Câmara Municipal, que isenta empresas do pagamento de ICMS para se instalarem na área do aeroporto, medida que deve impulsionar novos negócios e a geração de empregos

A partir desta semana, quem desembarcar no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, passa a ser recebido por um novo cartão de visitas: o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O espaço foi inaugurado nesta quinta-feira, 23 de outubro, em cerimônia que reuniu autoridades estaduais e municipais, representantes do setor produtivo e do trade turístico.

Com funcionamento diário, das 8h às 20h, o CAT tem como objetivo oferecer informações completas sobre hospedagem, gastronomia, transporte, eventos e roteiros turísticos de Várzea Grande, Cuiabá e de toda a região metropolitana. A estrutura conta com atendentes bilíngues e recursos tecnológicos para garantir que turistas nacionais e estrangeiros tenham acesso rápido e qualificado às informações.

Para a prefeita Flávia Moretti (PL), o CAT simboliza o compromisso do Município com o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico. Ela ressaltou ainda a importância da lei de autoria do Executivo, recentemente aprovada pela Câmara Municipal, que isenta empresas do pagamento de ICMS para se instalarem na área do aeroporto, medida que deve impulsionar novos negócios e a geração de empregos.

“Várzea Grande é a porta de entrada de Mato Grosso e queremos que o visitante sinta isso logo na chegada: que está sendo bem recebido, em uma cidade vibrante, acolhedora e cheia de oportunidades. A nova lei de isenção fiscal reforça esse compromisso, criando um ambiente atrativo para empresas e investidores se instalarem no entorno do aeroporto, gerando desenvolvimento e fortalecendo nossa economia”, declarou a prefeita.

Leia Também:  Sine-VG oferece 572 vagas de emprego e incentiva inserção de jovens no mercado de trabalho

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande, Mário Quidá Neto, destacou que o novo centro é muito mais do que um ponto de informação. “Mais do que um ponto de informações, o CAT é um elo entre o poder público e o trade turístico. Aqui vamos acolher, orientar e também mostrar que Várzea Grande está pronta para crescer com o turismo”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, lembrou que o Aeroporto Marechal Rondon é internacionalizado e destacou o trabalho conjunto entre o Estado e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande na implantação do espaço.

“O aeroporto Marechal Cândido Rondon pode receber voos internacionais e a gente tem que ter um espaço para receber esse turista, seja ele nacional ou estrangeiro, com informações completas sobre hotéis, restaurantes, atrativos e passeios. Esse é um trabalho conjunto entre o governo do Estado e as prefeituras, para que o visitante tenha a melhor experiência possível logo na chegada a Mato Grosso”.

Já o presidente da Abrasel-MT, Daniel Paulo Maia Teixeira, avaliou que a iniciativa é essencial para fortalecer o turismo gastronômico e dar visibilidade aos estabelecimentos locais. “Ter um centro de atendimento logo na chegada é indispensável. Muitos turistas não sabem o que Mato Grosso oferece, e esse espaço permite direcionar melhor as informações, com dados precisos e atualizados. A Abrasel é parceira nesse esforço conjunto para divulgar e valorizar nossa hospitalidade”.

Leia Também:  DAE-VG intensifica fiscalizações e identifica ligações clandestinas no Construmat e na Alameda

Com investimento de cerca de R$ 100 mil, o novo CAT é fruto de uma parceria entre o governo do Estado, a Prefeitura de Várzea Grande e a Prefeitura de Cuiabá, e será gerido de forma compartilhada.

Segundo o secretário de Turismo de Cuiabá, Fernando Medeiros, a gestão integrada é um marco para o turismo da região. “Várzea Grande, junto com Cuiabá e o governo do Estado, fará uma gestão compartilhada deste Centro. Também teremos uma equipe capacitada e bilíngue para oferecer um atendimento qualificado e reforçar o protagonismo da cidade como portal de entrada do turismo mato-grossense”.

Flavia Moretti ainda pontuou que Centro de Atendimento ao Turista do Aeroporto Marechal Rondon “é mais um passo no fortalecimento do turismo regional, unindo hospitalidade, informação e desenvolvimento econômico, consolidando Várzea Grande como a principal porta de entrada para quem deseja descobrir o melhor de Mato Grosso”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA