Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Cuiabá e VG têm 730 mil veículos; Frota de MT cresce o dobro da média nacional em 5 anos

A frota de veículos em Cuiabá e Várzea Grande chegou a 730 mil unidades. Ou seja, considerando os habitantes das duas cidades isso equivaleria a dizer que 76,7% da população possui um carro ou uma moto, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

Nas ruas da capital é possível verificar o aumento na quantidade de veículos no trânsito, gerando congestionamento, inclusive, em locais que não têm obras acontecendo.

Conforme os dados do Detran, a frota de veículos no Estado cresceu o dobro do registrado no restante do país entre os anos de 2019 e 2024. A frota brasileira cresceu 25,5% entre 2019 e 2024, enquanto a de Mato Grosso cresceu 50,3% no mesmo período.

Ao final de 2024, a frota total de Mato Grosso atingiu 2,7 milhões de veículos. No Brasil, são 123,9 milhões de veículos.

E o número de veículos deve aumentar. Segundo os dados da B3, a Bolsa de Valores, os financiamentos para veículos chegaram a 5,3 milhões de unidades no país em setembro de 2025, entre novos e usados. Esse é o maior volume de crédito liberado para as pessoas desde 2011.

Leia Também:  MT Hemocentro atende 599 pacientes com a doença falciforme

O crescimento da frota e a busca por crédito prova que o mato-grossense ainda tem como sonho ter um veículo na garagem. Essa alta demanda reflete não só a força da atividade econômica, o poder de compra do cidadão e seu desejo de liberdade de mobilidade, mas também revela uma outra face da moeda: o impacto no trânsito, pesando na mobilidade urbana nas cidades.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governo de Mato Grosso é premiado com projeto de Monitoramento da qualidade do ar

O Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar em Mato Grosso foi premiado na 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) e na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2025, que foram realizadas no Centro de Eventos do Pantanal, neste mês, em Cuiabá.

Mato Grosso recebeu a 3ª colocação na categoria inovação com o Projeto “Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar de Mato Grosso (Qualiar-MT): Inovação Tecnológica e Ciência Cidadã para Enfrentamento das Mudanças Climáticas“.

Este projeto está sendo desenvolvido em parceria conjunta entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Monitoramento da Água e do Ar e a Universidade Federal de Mato Grosso, através do Programa de Pós Graduação em Física Ambiental (PPGFA), que foi responsável por inscrever o projeto no evento.

Gerar inovação e levar informação de qualidade para subsídio à gestão ambiental e de saúde pública é o principal objetivo desta cooperação entre o órgão ambiental e a universidade.

Leia Também:  Governo de MT inaugura ZPE de Cáceres após mais de 30 anos de espera

“Foi um orgulho integrar essa equipe que em tão pouco tempo de desenvolvimento e resultados já está tendo o seu trabalho reconhecido, gerando produtos inovadores para o povo mato-grossense”, destacou o Coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, Sérgio Figueiredo.

Monitoramento da Qualidade do Ar

Em setembro foi lançado o Portal de Monitoramento da Qualidade do Ar, em tempo real, permitindo que órgãos ambientais e sociedade acessem boletins diários de qualidade do ar.

Com investimentos na ordem de R$ 854,7 mil, o Governo do Estado adquiriu 30 sensores que integram a Plataforma. A meta é que até o final de 2026, sejam instalados sensores nos 142 municípios de Mato Grosso.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, os municípios de Barão de Melgaço, Poconé, Barra do Bugres e Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, São Félix do Araguaia, Rondonópolis e Guarantã do Norte já tiveram sensores instalados.

Mais seis municípios do interior terão sensores instalados até o fim de 2025, são eles: Sinop, Alta Floresta, , Barra do Garças, Nova Mutum, Alto Araguaia e Feliz Natal.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas e apreende 21 porções de entorpecentes

Mostra e Semana Tecnológica

Os eventos foram coordenados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec-MT) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA