Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Ações de conscientização para o combate à hanseníase são intensificadas nas unidades de saúde

Assessoria SMS

Clique para ampliar

Na área da saúde, o primeiro mês do ano é conhecido como “Janeiro Roxo”, pois é a época destinada à conscientização e combate à hanseníase em todo o país. Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado ações para reforçar a disseminação das informações sobre a doença, com o objetivo de diminuir sua incidência no município.

De acordo com o técnico do Programa Municipal de Combate à Hanseníase, Cícero Fraga, quando não diagnosticada, a doença pode causar alterações corporais e incapacidades permanentes, repercutindo na autoestima e identidade do portador, uma vez que, em estágio avançado a enfermidade pode causar deformidades no corpo.

Fraga explica que as unidades básicas de saúde estão realizando avaliações de contato para pacientes que já têm a doença diagnosticada. “Quando uma pessoa é diagnosticada com hanseníase, é preciso que a família também seja avaliada, que é o que chamamos de avaliação de contato. Para ser infectado, é necessário um longo período de exposição à bactéria, por isso a necessidade de se investigar a fonte transmissora da doença, para que ela também seja tratada e não volte a transmiti-la”, explicou.  

Leia Também:  Ilde Taques defende equilíbrio entre demandas de empresários e o sossego da população em nova ‘Lei do Silêncio’

No dia 25 de janeiro os PSFs Pedregal I e II farão o “Dia D” de combate à Hanseníase, onde serão realizados exames físicos com avaliação de manchas para todos os usuários da unidade que desejarem. Os PSFs Santa Isabel I e Santa Isabel II também farão o “Dia D” no dia 25, com uma palestra educativa, de conscientização da população acerca da doença e avaliação de manchas. No PSF Renascer o “Dia D” será em 2 de fevereiro.

 

Sintomas

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são:

·         Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas.

·         Áreas com diminuição dos pelos e do suor.

·         Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.

Leia Também:  Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais vota projeto de lei de combate maus-tratos

·         Inchaço de mãos e pés.

·         Diminuição sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

·         Úlceras de pernas e pés.

·         Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

·         Febre, edemas e dor nas juntas.

·         Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz.

·         Ressecamento nos olhos.

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Audiência pública na Câmara vai discutir atualização da Lei do Silêncio em Cuiabá

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizará, nesta terça-feira (17), às 14h, uma audiência pública para debater a proposta de atualização da Lei do Silêncio. O evento foi solicitado pelo vereador Daniel Monteiro (Republicanos) e acontecerá no Plenário das Deliberações.
A proposta em análise prevê mudanças nos atuais limites de emissão sonora, com a adoção de regras diferenciadas para cada tipo de atividade — como eventos culturais, festas, atividades comerciais, obras ou prestação de serviços. A ideia é estabelecer critérios que considerem a natureza do evento, o horário e a localização, promovendo um equilíbrio entre o direito ao lazer e o respeito à tranquilidade da população.
Além disso, a proposta prevê mecanismos mais eficazes de fiscalização e a criação de canais específicos para denúncias e acompanhamento de ocorrências.
A audiência será aberta ao público e contará com a participação de vereadores, representantes do Executivo, setores organizados da sociedade e demais interessados no tema. O objetivo é garantir que a nova regulamentação seja construída de forma participativa, refletindo as diversas realidades de Cuiabá.

Serviço
Assunto: Audiência Pública sobre a atualização da Lei do Silêncio
Data: Terça-feira, 17 de junho
Horário: 14h
Local: Plenário das Deliberações – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Rafael Yonekubo acompanha operação emergencial no Parque das Nações

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA