Alfredo de Castro teve cordel, cor e cantoria com “Toda praça é arte” no último sábado (28)
Um festival de matizes de tonalidades variadas, tons de canções, proclamações de repentes, recitações de cordéis e bailados de quadrilha junina tomaram conta do final de semana das famílias do Alfredo de Castro no sábado (28) da semana passada. É que a Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude esteve nesse bairro com o “Toda praça é arte”, proporcionando aos moradores um encontro repleto de atividades lúdicas e de manifestações artísticas características do Nordeste brasileiro.
Sob a coordenação das servidoras Danieli Moreira e Nathânia Carbonato o evento, que foi guiado pelo tema “Cordel, cor e cantoria”, ofereceu à população oficinas de aquarela, artes visuais e desenho livre, de literatura e de biscoitos decorados. Ainda teve o “Espaço brincar” para as crianças e o Jeth e banda tocando músicas regionais, além da apresentação do grupo de quadrilha Império Junino.
Tanto os mais jovens quanto os mais experientes embarcaram nas brincadeiras. “Eles curtiram muito e aproveitaram as atividades. Tinha até adulto na oficina de desenho e pintando gravuras de cordéis”, lembra Nathânia, que é coordenadora de Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual e Economia Criativa da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude.
A criançada lotou a oficina de biscoitos, se deliciando ao pintar com glacê e enfeitar com confetes doces a guloseima em formato de coração e de estrela. Já na oficina de literatura, os participantes treinaram a métrica da escrita de cordéis e receberam outros folhetos que foram levados pela equipe da Cultura para lerem em casa.
Gerente de departamento de políticas de livro, leitura, literatura e bibliotecas, Danieli fala sobre a realização que foi para ela expor o cordel para aqueles que vivem no Alfredo de Castro e toda a população que lá esteve: “Fiquei muito feliz de ver as pessoas conhecendo a literatura de cordel a partir dessa ação, principalmente porque muitos dos que vivem nesse bairro são de família provenientes do Nordeste e alguns deles não sabiam que essa manifestação cultural vem de lá. Então, eles puderam, com o projeto, tomar ciência de expressões de suas raízes”.
Quem também brilhou e atraiu olhares foi o mascote de Rondonópolis, a iguana, que estava estampada nas bandeirolas coloridas penduradas que faziam contraste com o azul do céu e a paisagem do cerrado. “Aproveitamos o espaço para homenagear o animal símbolo de Rondonópolis decorando o ambiente onde ficaram as tendas com bandeirinhas multicolores. Por coincidência, o mascote da nossa cidade também é uma réptil bastante presente no Nordeste e personagem de várias histórias populares daquela região”, salienta Danieli.
Além de todas essas atividades, o público pôde apreciar o som do Jeth e sua banda tocando ritmos do Nordeste entoados pelas vozes de Nathânia – que também é cantora – e da vocalista do grupo, Yasmin Waki Leite Silvério. “Foi surpreendente a receptividade da comunidade do Alfredo de Castro à programação. Fiquei muito satisfeita por ter cumprido nosso compromisso e, principalmente, nosso propósito de levar conhecimento e cultura a toda a população”, compartilha a coordenadora de Artes Visuais e Artesanato.
Prefeito participa da entrega de títulos de propriedade para 48 famílias
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, juntamente com o secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Jaime Cícero Amador Ferreira, participaram na noite desta quinta-feira (17/7) da entrega de 48 títulos definitivos de propriedade para os moradores da Vila Poroxo.
As despesas de cada documentação poderiam ter um custo final às famílias de R$ 14.000,00, ou até mais dependendo da avaliação do imóvel. Dessa forma, o processo de regularização fundiária feito pela Prefeitura de Rondonópolis totaliza um valor superior a R$ 500.000,00, que deixou de ser custeado pelos contemplados.
Em sua fala, o prefeito Cláudio Ferreira externou que poder servir aos cidadãos da cidade é uma grande oportunidade para quem tem propósito de vida. “Ver o sorriso, o contentamento no outro, é muito satisfatório. Quero agradecer a Deus e agradecer também à população de Rondonópolis, que confiou que um jardineiro podia ser um prefeito”, observou.
O gestor agradeceu à Secretaria de Habitação pelo trabalho realizado e ressaltou o significado para as famílias dessa ação. “Naturalmente que o título de propriedade vai garantir o acesso aos créditos, a buscar uma instituição financeira para fazer uma reforma… Isso vai ajudar na economia, lembrando que nós estamos precisando, pois passamos por um momento difícil da economia nacional e até global”, analisou.
Registro de entrega do título de propriedade a uma família, com a presença do prefeito, da secretária Alessandra Ferreira e do secretário Jaime Cícero. Foto: Ednilson Aguiar
Cláudio aproveitou para fazer um agradecimento público aos vereadores que, segundo ele, têm ajudado nas transformações que a cidade tanto precisa, como demonstrado agora com a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder). “É um remédio amargo, mas vocês foram responsáveis, foram corajosos. Nós vencemos a trambicagem, a malandragem, a desonestidade, a corrupção, a trapaça, a mentira!”, arrematou.
Jaime Ferreira ressaltou, em sua fala, a importância desse momento. “Esse título representa muito mais do que um simples papel, pois ele dá a cada um de vocês legalidade documental e jurídica sobre o imóvel… Isso é uma luta de anos, é uma conquista de cada um de vocês”, afirmou o secretário, apontando que a regularização fundiária é uma prioridade da gestão.
Para os beneficiados, a noite foi a concretização de um sonho após décadas de espera. “Para mim, é uma graça muito grande porque a gente não tinha a escritura e agora está recebendo do prefeito. Sou muito grata pelo que ele fez pela gente aqui. Não teria condição de regularizar e eu estou muito feliz”, avaliou a moradora Ana Cristina Soares de Abreu.
O evento contou ainda com a presença dos secretários municipais Alessandra Ferreira (Promoção e Assistência Social), Wesley Lopes (Desenvolvimento Econômico) e Carlos Junior (Educação), além dos vereadores Gelsão da Saúde, Wesley Cláudio, Wellington Pereira, Paulo Schuh, Mariúva Valentim e Elienai Paulino.
Solenidade da entrega dos títulos de propriedade foi bastante prestigiada pela comunidade. Foto: Ednilson Aguiar
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitoLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitoLeia nossa política de privacidade