Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica MT

ALMT homenageia cidadãos que contribuem com o desenvolvimento de MT

Profissionais da saúde e da educação, lideranças religiosas, empresários e personalidades de diversas áreas foram homenageadas durante sessão especial na noite desta terça-feira (1), no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour”, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A solenidade foi realizada pelo deputado estadual Fabio Tardin (PSB), que entregou comendas, títulos de cidadão mato-grossense e moções de aplausos aos homenageados, como reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos em benefício do estado de Mato Grosso.

“Hoje estamos vivendo uma noite de reconhecimento, de gratidão e de respeito a quem dedica a sua vida a fazer a diferença no estado de Mato Grosso. Essa sessão solene foi pensada com muito carinho para valorizar quem faz, quem transforma e quem inspira. Hoje estão aqui pessoas que atuam em diversas frentes na sociedade e cada uma delas representa um pedaço do nosso estado. Todos têm compromisso com o bem coletivo. A todos os homenageados, o meu mais profundo respeito. Muito obrigado”, declarou o parlamentar.

O produtor rural Damaceno Mozer Braga recebeu a comenda do Mérito Agropecuário Senador Jonas Pinheiro da Silva, destinada a personalidades que tenham atuado na defesa e promoção do agronegócio ou por sua destacada contribuição social, econômica e ambiental ao estado. Natural de Getulina (SP), mudou-se para Mato Grosso em 1994 e há 50 anos dedica-se à cultura do algodão, sendo um dos pioneiros do setor no estado.

Leia Também:  Assembleia realiza cerimônia de abertura do Mutirão de Ortopedia e Urologia do HMC

“É um reconhecimento que deixa a gente muito feliz. Sou paulista, fui para o Paraná, onde plantei por cerca de 20 anos. Depois, vim para Mato Grosso. Viemos para cá para desenvolver a cultura, numa época em que não havia tecnologia nenhuma. Foi muito difícil no começo, com variedades não adaptadas, mas com o tempo conseguimos ter sucesso. Hoje, temos essa maravilha, essa riqueza. Acredito que o algodão seja a maior riqueza do Mato Grosso atualmente, inclusive ele impulsionou a abertura de novas áreas para outras culturas. O algodão foi a grande alavanca de tudo isso”, disse Braga.

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

O empresário Vitor Campos recebeu a comenda Marechal Cândido Rondon. A comenda Sebastião Rodrigues de Souza foi entregue a Osvaldo de Araújo Coutinho, pastor e presidente da Igreja Batista Nacional do Cristo Rei há mais de 40 anos. Já o juiz de Direito Raul Lara Leite foi agraciado com a comenda Dante de Oliveira, concedida a pessoas que se destacaram na atuação em defesa da democracia e da cidadania.

A professora Waldete da Guia Salazar, da Escola Municipal de Ensino Básico Prof. Salvelina Ferreira da Silva, foi agraciada com moção de aplausos. Ela foi eleita uma das 10 melhores professoras do estado pelo Prêmio Alfabetiza MT, que reconhece escolas e professores que se destacam na alfabetização em Mato Grosso.

Leia Também:  Deputado Dr. João apoia Mutirão de Cirurgias de Urologia e Ortopedia para ampliar acesso à saúde

“O meu sentimento hoje é de muita gratidão. Agradeço a Deus, à minha família, que sempre me apoiou; à gestão da minha escola, que confiou no meu trabalho; e aos meus colegas de trabalho, pelas experiências trocadas e pelos desafios que todos nós, educadores, enfrentamos. A gente faz o nosso trabalho com muito amor, carinho e dedicação, mesmo diante das dificuldades. Estou muito feliz. Ser reconhecida pelo meu trabalho é uma motivação ainda maior para continuar exercendo essa profissão tão importante, que é alfabetizar crianças”, afirmou.

Outras 92 pessoas também receberam a honraria, entre elas, 64 agentes de saúde e agentes de combate a endemias. O título de cidadão mato-grossense foi concedido a 44 pessoas, entre elas, Giancarlo Marinho Costa, que é natural de Recife e desde 2018 reside no município de Mirassol D’oeste, onde exerce a função de diretor escolar e trabalha com educação de ensino médio, regular, prisional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“É uma sensação ímpar saber que agora eu me torno um mato-grossense. Eu já me considerava um mato-grossense de coração. Quero agradecer ao deputado Fabio Tardin por esse título. Esse estado me acolheu muito bem. Gosto muito daqui, aqui formei a minha família e fico feliz em poder dar a minha contribuição”, ressaltou.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Politica MT

Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2024 é apresentado em audiência pública

No Plenário de Deliberações, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia Legislativa realizou audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG), referente a 2024, na tarde desta quinta-feira (17). O secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital de Mato Grosso, Sandro Brandão, conduziu a exposição dos principais pontos do documento de mais de 3600 páginas, um dos principais instrumentos de avaliação de programas, indicadores e ações previstos no Plano Plurianual (PPA).

Foram apresentados resultados da gestão do estado para o primeiro ano do PPA 2024-2027. A avaliação abrange mais de 40 programas, 270 indicadores e mais de 400 ações. A execução dos indicadores dos programas, a execução das metas das ações e a execução orçamentária são levados em conta para a análise. “É um retrato vivo do que foi entregue à população. O RAG nos permite olhar para trás com honestidade e olhar para frente com muita responsabilidade. Revela acertos e também aponta caminhos de aprimoramento”, traduz Sandro Brandão.

De acordo com a apresentação, 88% dos objetivos estratégicos foram alcançados e a execução financeira média foi de 83% do planejado. Todos os 15 objetivos estratégicos do poder executivo tiveram desempenho acima dos 70%. O melhor foi de 105% referente ao objetivo “Elevar a educação de Mato Grosso para uma das melhores do país, colocando o estudante como protagonista do sistema de educação; Elevar o grau de qualificação social e profissional de jovens e adultos” e menor índice foi de 71%, sobre o objetivo “Melhorar a conservação e preservação ambiental dos biomas mato-grossenses e dos recursos naturais; Promover a diversificação da produção sustentável, serviços ambientais e ecossistêmico”.

Leia Também:  Juca do Guaraná realiza entrega de mais de 18 mil alevinos em Santo Antônio de Leverger

Também foram expostas ações relevantes em diferentes áreas. Um dos destaques diz respeito à regularização fundiária pela entrega de mais de 23,6 mil títulos de propriedade em áreas urbanas, superando a meta de 6 mil e de mais de 830 títulos em áreas rurais, quando a meta era de 350. Na área da agricultura, foi ressaltado o status livre de febre aftosa do rebanho sem vacinação obtido com apoio do sistema de vigilância sanitária estadual. Ainda foi registrada na área da saúde tendência de recuperação nas taxas de vacinação da população em geral.

“São mais de 400 ações, mais de 600 produtos que foram entregues. Então, alguns que foram superados, outros que não foram alcançados. Mas o RAG não é para mostrar culpados, é para mostrar onde a gente pode melhorar, onde a gente conseguiu atingir, porque durante um ano você tem várias situações que podem mudar um planejamento”, resumiu Sandro Brandão.

Mais transparência – Durante a audiência, Brandão, adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão, anunciou o lançamento oficial do Portal de Avaliação de Políticas Públicas do Governo de Mato Grosso (Avalia gov.mt). Acesse aqui. Lá o cidadão encontra painéis, áudios resumindo o relatório e também um chat com uma inteligência artificial, que colhe de forma rápida informações solicitadas por qualquer pessoa que acesse a plataforma. No endereço também estão disponíveis a íntegra do Relatório Anual de Gestão e apresentação preparada para a audiência pública.

Leia Também:  CCJR aprova PLDO 2026 em reunião ordinária desta terça-feira (15)

A iniciativa foi elogiada pelo presidente da Comissão de Fiscalização, deputado Carlos Avallone (PSDB). “Eu fiquei agradavelmente surpreso. É mais um instrumento de transparência. Com a ajuda da inteligência artificial fica mais fácil. Agora com o cidadão pode fazer perguntas simples e ter respostas objetivas. Isso é muito importante. A população vai poder conhecer melhor os números do estado, as ações. Às vezes, o cidadão não participa das reuniões aqui porque ele tem dificuldade de fazer o entendimento. Às vezes, a linguagem que nós usamos é uma linguagem muito técnica, é uma linguagem de difícil acesso. E agora o governo do estado está se preparando em conjunto com a Assembleia para que as pessoas possam ter as informações de maneira mais simples, entender como o dinheiro público é gasto”, celebrou o parlamentar.

“A apresentação também foi muito satisfatória. Temos muito trabalho agora. São 3600 páginas de relatório, de informações. Nós precisamos apurar todas elas. Mas, de uma maneira geral, a gente acompanha o estado no dia a dia e a gente tem visto muitos avanços”, avaliou Carlos Avallone.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA