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Agro Negócio

Arroba do boi fecha junho em alta e mercado tem boa expectativa

O preço da arroba do boi gordo encerrou o mês de junho em alta no Brasil, refletindo a retomada gradual da valorização da pecuária de corte. Dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que o valor médio nacional da arroba foi de R$ 317,75, avanço de 3,32% em relação a maio. Em Mato Grosso, estado com o maior rebanho bovino do país, o valor chegou a R$ 308,51, alta expressiva de 48,78% na comparação com o mesmo período de 2024.

De acordo com o instituto, a recente alta nos preços é resultado da menor oferta de animais prontos para abate no mercado, especialmente no segundo trimestre, quando as pastagens perdem vigor e muitos pecuaristas retardam a venda à espera de melhores condições. Apesar do movimento positivo, o cenário pode ganhar novos contornos nos próximos meses com o aumento da participação de animais terminados em sistema de confinamento.

Uma pesquisa divulgada pelo próprio Imea projeta crescimento de 7% na terminação intensiva em 2025, totalizando cerca de 8,5 milhões de bovinos confinados no país. Esse aumento tende a ampliar a oferta de carne no segundo semestre, o que pode exercer pressão sobre os preços e limitar novos avanços nas cotações da arroba.

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Mesmo diante desse possível equilíbrio entre oferta e demanda, o setor segue atento a outros fatores que impactam o mercado, como o ritmo das exportações, o consumo doméstico e os custos de produção. No primeiro semestre, o Brasil manteve desempenho favorável nas vendas externas de carne bovina, contribuindo para sustentar os preços mesmo com um cenário global de incertezas.

Além disso, a redução dos abates de fêmeas em algumas regiões e a expectativa de um segundo semestre mais firme em termos de consumo interno também ajudam a compor um quadro mais otimista para o pecuarista.

Embora o crescimento da produção em confinamento funcione como uma âncora para as cotações, especialistas avaliam que o atual patamar da arroba é compatível com os custos da atividade, especialmente em regiões com maior eficiência produtiva. Ainda assim, o setor continua monitorando os efeitos do clima, a reposição de bezerros e o comportamento do consumidor brasileiro diante de um cenário macroeconômico ainda desafiador.

QUE É – O Imea é um centro de estudos vinculado ao setor produtivo mato-grossense e atua como referência na produção e análise de dados do agronegócio. As informações levantadas pelo instituto orientam tanto produtores quanto agentes de mercado, sendo fundamentais para o planejamento da atividade agropecuária no estado e no Brasil.

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Fonte: Pensar Agro

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Decreto regulamenta BR do Mar e abre exportações pelo Rio Paraguai

O governo publicou nesta quarta-feira (16/07) o Decreto 12.555/2025, que regulamenta o programa BR do Mar e moderniza leis anteriores para transformar a navegação fluvial e marítima em modal eficiente de escoamento. A medida representa um avanço significativo para o agronegócio, que ganha opção com menor custo logístico e menor impacto ambiental.

Com a nova regulamentação, rotas como o Rio Paraguai passam a conectar os portos de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho (MS) e projetos em Cáceres (MT) ao Atlântico Sul por meio de terminais no Paraguai (Villeta e Concepción), na Argentina (Rosário) e no Uruguai (Nueva Palmira). Essa articulação multimodal pode reduzir o custo do frete em até 60% e cortar até 80% das emissões de carbono, contribuindo para a agenda de sustentabilidade.

Em números recentes da Semadesc, os portos de Corumbá e Porto Murtinho movimentaram 4,5 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2025, superando o total de 2024. O desempenho reafirma o potencial da Hidrovia do Rio Paraguai para escoar soja, minério, carne e outros produtos agrícolas com eficiência.

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O decreto também autoriza o afretamento de embarcações estrangeiras por empresas brasileiras de navegação (EBNs), com incentivos que privilegiam navios sustentáveis. Essa flexibilização abre espaço para ampliar a frota nacional, estimular a indústria naval e inserir agentes de menor porte no setor.

Segundo a Infra SA, a cabotagem hoje representa apenas 11% do transporte de cargas por navio no país. A expectativa é elevar esse indicador para cerca de 15% em até dez anos com o BR do Mar. O impacto positivo pode chegar a uma economia anual de R$ 19 bilhões em frete, com até 40% de vantagem sobre o modal ferroviário e 60% sobre o rodoviário, além de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Para o agronegócio, essa mudança significa resgatar a ideia de utilizar os rios como verdadeiras “avenidas de exportação”. Produtores e exportadores da região Centro-Oeste poderão escoar parte da produção permitindo escoar matéria-prima e produtos com mais competitividade e previsibilidade, aliviando as rodovias já sobrecarregadas.

A proposta atende demandas de entidades do setor, que apontam que o transporte rodoviário encarece a produção e desfavorece a competitividade internacional. Com o novo marco, integra-se o Brasil em uma estratégia logística intermodal mais sustentável e eficaz — com impactos positivos no desenvolvimento regional, geração de empregos e preservação ambiental.

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Em sua página no Linkedin (leia aqui) o presidente do Instituto do Agronegócio comenta a importância desta regulamentação para a logística do agronegócio.

Fonte: Pensar Agro

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