Pesquisar
Close this search box.

Destaque

Boa saúde bucal ajuda a prevenir infarto e outros problemas cardíacos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 30% dos óbitos no Brasil são causados por doenças cardiovasculares, totalizando cerca de 400 mil mortes por ano. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Instituto do Coração, da Universidade de São Paulo, atestou que 45% das doenças ligadas a este órgão vital do corpo humano têm início na boca, mostrando uma clara relação entre a saúde bucal e enfermidades cardíacas.

“Lesões causadas por gengivite e periodontite, ou, no caso de quem tem implante, pela mucosite e peri-implantite, podem fazer com que bactérias e microorganismos presentes na boca entrem na corrente sanguínea, causando problemas cardíacos ou agravando doenças já existentes”, explica o Dr. Fábio Azevedo, especialista em implantodontia e consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System.

  • Como prevenir: “A principal forma de manter-se longe da gengivite e periodontite e da mucosite e peri-implantite é ter sempre a saúde bucal em dia, escovando os dentes e usando o fio dental após as principais refeições. Visitas regulares ao dentista também são importantes para garantir que tudo está funcionando bem”, afirma o Dr. Azevedo.
  • Sinais de alerta: “É importante ficar atento às gengivas. Sangramentos, gengiva inchada (edemaciada) e avermelhada costumam ser os principais fatores de risco para gengivite, periodontite, mucosite e peri-implantite, levando a um maior risco para doenças cardíacas, por isso, é recomendável procurar um dentista em caso de alterações nas gengivas, ou ainda, se elas parecerem mais afastadas dos dentes”, explica o especialista.
  • Grupos de risco: “Bactérias e fungos presentes na boca podem alcançar a corrente sanguínea e colonizar áreas do coração. Isso pode causar ou agravar quadros de saúde cardíacos como por exemplo a endocardite bacteriana, que é uma infecção local no músculo cardíaco, que em casos mais graves pode levar até mesmo a óbito”, esclarece o Dr. Azevedo. “Por isso, é importante que pessoas com problemas crônicos, como a gengivite ou a doença periodontal avançada, façam um tratamento cuidadoso, visto que essas enfermidades aumentam a chance de problemas cardíacos”, conclui.
  • Fique atento: “Se a pessoa já é portadora de algum problema cardíaco, é importante que o dentista seja avisado, já que esses pacientes devem ter cuidado redobrado com a saúde bucal”, afirma o especialista. “Alguns indivíduos podem ser mais suscetíveis a endocardite, uma doença que provoca inflamação na membrana que reveste a parede interna do coração. Essas pessoas precisam ter um cuidado muito maior com a higiene bucal, devido ao risco das bactérias presentes na boca atingirem o coração”, conclui. E mais: em casos de cirurgia bucal, quando há sangramento, as bactérias presentes na cavidade oral entram na corrente sanguínea. “Se o paciente for portador de algum problema cardíaco como um prolapso valvular ou ainda uma válvula artificial, se faz necessária uma profilaxia antibiótica, para evitar complicações”, alerta o Dr. Azevedo.
Leia Também:  Polícia Penal abate drone sobrevoando a Penitenciária de Rondonópolis e apreende dois celulares

Sobre a S.I.N. Implant System: referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados todos os anos, com presença em 22 países. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios da simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Implant System oferece as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade de seus produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra. Neide e o Dr. Ariel Lenharo, continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. A Sra. Neide e o Dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.

Leia Também:  Abiove diz que produção e exportações devem alcançar novos recordes em 2025

Comentários Facebook

Destaque

Roubos de veículos reduziram 28% em Mato Grosso, aponta Observatório de Segurança Pública

Os registros de roubos e furtos de veículos em Mato Grosso apresentaram redução de 28% e 9%, respectivamente, entre janeiro e dezembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.

De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em 2023 foram registrados 1.077 roubos de veículos, enquanto em 2024 o número caiu para 774, o que representa uma redução de 303 casos.

No caso dos furtos — crimes caracterizados pela ausência de violência e percebidos pelo proprietário após a ação —, foram registrados 2.239 ocorrências em 2023, contra 2.043 em 2024, uma redução de 196 furtos.

Nos dois anos (2023 e 2024), foram recuperados 3.196 veículos pelas forças de segurança do Estado. Os automóveis localizados são de Mato Grosso e também de outros estados do Brasil, e foram subtraídos tanto no ano de recuperação quanto em períodos anteriores.

 

Toyota Hilux recuperada pela DERFVA horas após o furto em setembro de 2024, em Cuiabá.

 

Leia Também:  Deputados aprovam por unanimidade RGA de 4,83% dos salários dos servidores

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou o resultado positivo e elogiou o empenho das forças de segurança em reduzir os índices criminais. “As forças policiais estão atuando diuturnamente para reprimir a criminalidade no Estado, e os resultados demonstram que o trabalho está dando certo. Esse reforço é fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na Segurança Pública”, afirmou.

Roveri enfatizou que todas as áreas da segurança pública foram contempladas com investimentos, ressaltando o papel da tecnologia como um importante aliado do trabalho humano.

“Foram realizados investimentos em diversas frentes, como armamentos, veículos, qualificação profissional e tecnologia. Um exemplo disso é o programa Vigia Mais MT, que, entre 2023 e 2024, contribuiu para a recuperação dos veículos, retirando-os das mãos de criminosos e devolvendo à sociedade mais de R$ 10 milhões em bens recuperados”, afirmou.

A delegada geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel, destacou que houve investimentos inéditos na Instituição, o que reflete nos resultados positivos.

“Esses números são reflexos do investimento do Governo do Estado em ferramentas e capacitação dos nossos investigadores, escrivães e delegados. Em 2024, a Polícia Civil teve um investimento inédito no preparo dos nossos servidores, o que, por consequência, possibilita investigações mais qualificadas e, com certeza, o combate aos grupos criminosos que praticam esses tipos de crimes”, ponderou.

Leia Também:  Polícia Civil desmonta esquema de furto de peças e veículos em depósito de Primavera do Leste

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA