Cuiabá

Bocas de lobo da região da Prainha receberam manutenção nesta semana

O monitoramento da Defesa Civil de Cuiabá aponta que a Capital mato-grossense recebeu, entre às 17h e 18h deste sábado (19), um acumulado de 33,8 mm de precipitação. Mesmo com o trabalho preventivo de limpeza e desobstrução, realizado diariamente pela Prefeitura de Cuiabá, o grande volume de chuva ocasionou alagamentos em alguns pontos da cidade. 

O principal local atingindo foi a Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), que chegou a receber uma ação manutenção da Secretaria Municipal de Obras Públicas nesta semana. Na oportunidade, uma equipe de servidores, contando com o auxílio de uma retroescavadeira e um caminhão hidrojato, executou o trabalho de desentupimento em dezenas de estruturas de escoamento situadas na via. 

Além das manutenções periódicas nas bocas de lobo, outro trabalho que o Município tem intensificado nessas regiões é o de varrição das ruas e avenidas. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, mais de 100 operadores de limpeza pública atuam, das 6h ás 22h, na área central. A atividade, além de contribuir para deixar a cidade mais bela, ainda é responsável por retirar das ruas uma média diária de cinco toneladas de lixo. 

Leia Também:  É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

“Infelizmente, mesmo com todo esse trabalho preventivo sendo efetuado, com esse grande volume de chuva as bocas de lobo não conseguem dar a vazão necessária para a água. Todavia, como poder público temos que encontra maneiras de evitar tais transtornos à população. Por isso, já determinei à Secretaria de Obras que as operações de manutenção das bocas de lobos sejam intensificadas e também à Secretaria de Serviços Urbanos que reforce o número de equipes de varrição”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Segundo levantamento da Secretaria de Obras, Cuiabá possui mais de 4 mil bocas de lobos distribuídas pelas quatros regiões da cidade. Contando com duas equipes de manutenção e dois caminhões hidrojatos, a Pasta consegue executar uma média de 100 atendimentos, por mês, com diferentes tipos de intervenções. A expectativa é de que esse número seja ampliado em 2019, a partir da contratação de novos operários, por meio do processo seletivo que finaliza ainda neste mês.

“Estamos finalizando o processo seletivo, que nos permitirá aumentar o contingente de trabalhadores atuando nesse tipo de demanda. Isso, obviamente, irá dar mais celeridade, permitindo que um número maior de bocas de lobos sejam limpas em um menor espaço de tempo. Aproveito ainda para pedir a conscientização da população. Sabemos que temos a nossa responsabilidade de fazer a manutenção, mas o cidadão também deve evitar jogar lixo no chão. No fim, cada copo, sacola, canudo, acaba indo para essas estruturas e prejudicando seu funcionamento”, ressalta o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

Comentários Facebook

Cuiabá

É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

A Associação É o Bicho MT realiza no próximo sábado (13.08), em parceria com protetores independentes de Cuiabá e Várzea Grande, uma feira de adoção de cães e gatos. Ao todo são cerca de 20 animais em busca de um lar, a maioria já vacinados, vermifugados e castrados.

O evento será realizado no Piso G1 do Shopping Estação Cuiabá, das 11h às 16h. São animais muito dóceis, bem cuidados e cheios de amor para dar, aguardando a chance de ter uma família e um lar com muito amor e respeito.

Além da feira de adoção, o É o Bicho MT venderá seus produtos como camisetas, bonés, cadernos e quadros, cujo valor arrecadado será destinado às ações da associação e para a compra de ração para cachorros e gatos.

O É o Bicho MT é uma associação sem fins lucrativos formada por protetores, voluntários, defensores e simpatizantes da causa animal de Cuiabá e região, que desde 2015 busca amparar, na medida do possível, os animais de rua que vivem em situações rotineiras de maus tratos, apoiando as organizações e protetores independentes.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

Segundo a voluntária do É o Bicho MT e coordenadora da feira, Isabel Cristina da Silva, essa é a terceira feira que a associação realiza este ano. “A ideia é apoiar os protetores independentes para que consigam adoção dos animais. Muitos deles estão lotados e passando por dificuldades financeiras, já que cuidam desses bichinhos sem auxílio externo. Nas duas primeiras edições tivemos a alegria de doar todos os animais e para essa edição, nossa expectativa é muito boa pois sabemos da grande circulação de pessoas no Shopping Estação Cuiabá”, explica Isabel.

“Todos serão bem-vindos ao Shopping para o Estação Pet. Apoiar eventos como este é a nossa forma de ajudar e incentivar a adoção responsável de animais”, afirma a Gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá, Laíza Carvalho.

A feira de adoção tem a parceria da Cobasi e do Shopping Estação Cuiabá.

Serviço:

Feira de Adoção Estação Pet: neste sábado (13) das 11h às 16h.

Local: Shopping Estação Cuiabá – Piso G1

Necessário levar um documento com foto.

Leia Também:  É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA