Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Câmeras do Vigia Mais auxiliam na prisão de 55 foragidos da Justiça em Mato Grosso

Com o auxílio de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), 55 foragidos da Justiça foram presos pelas forças de segurança entre abril de 2024 até o dia 18 de junho deste ano.

As câmeras de reconhecimento facial estão ligadas à Plataforma de Observação Elevada (POE), um centro de monitoramento móvel utilizado para reforçar o esquema de segurança durante eventos com grande concentração de pessoas.

As operações com este tipo de tecnologia iniciaram durante jogos na Arena Pantanal e a partir daí passaram a ser usadas no centro de monitoramento móvel em grandes eventos e exposições na Baixada Cuiabana e no interior do Estado.

Além disso, foram instaladas câmeras em ruas e avenidas, que também estão ajudando na identificação de foragidos da Justiça.

O superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), tenente-coronel PM Wangles dos Santos Lino, explicou que as câmeras de reconhecimento facial estão tendo um papel importantíssimo para retirar de circulação criminosos foragidos da Justiça.

Leia Também:  Vigia Mais MT auxilia na prisão de dois foragidos da Justiça em Cuiabá

“As câmeras estão interligadas ao banco de dados nacional de foragidos da Justiça. Ao identificar um procurado, a câmera envia uma notificação aos operadores do Ciosp, que por sua vez acionam uma equipe policial mais próxima de onde foi feita a identificação para proceder com a prisão”, detalhou o superintendente.

De acordo com o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Augustinho, o programa Vigia Mais MT é um projeto inovador que vem gerando resultados positivos como redução de índices criminais e prisões de foragidos da justiça.

“Estamos empenhados na implementação de novas câmeras com reconhecimento facial, atendendo a pedido do Governador Mauro Mendes. Tecnologias que vão auxiliar na retirada de criminosos das ruas e prevenir crimes”, destacou.

“Esse projeto foi pensado na população de bem e tem apenas um objetivo que é oferecer ao cidadão um Estado cada vez mais seguro, dando a ele a garantia de segurança e paz”, complementou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Roda-gigante pega fogo durante feira agropecuária em MT

Um princípio de incêndio na roda-gigante instalada na Expoagro, em Cuiabá, causou momentos de tensão na noite desta quarta-feira (16), mas terminou sem vítimas. O incidente ocorreu durante o funcionamento do parque de diversões montado para o evento e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para a evacuação imediata do equipamento.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram a parte elétrica da estrutura e foram contidas rapidamente. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que um funcionário tenta apagar o fogo com um extintor, enquanto visitantes deixavam o brinquedo às pressas. Testemunhas relataram que algumas pessoas, inclusive uma criança, chegaram a saltar das cabines diante do susto.

O Sindicato Rural de Cuiabá, responsável pela organização da Expoagro, informou que o sistema de segurança da roda-gigante foi ativado assim que foi identificado um superaquecimento. Com o apoio dos bombeiros e da polícia, todos os ocupantes foram retirados de forma segura, sem ferimentos.

Ainda segundo as investigações preliminares, o foco do incêndio teria se iniciado após o superaquecimento de um forro de tecido, localizado próximo ao palco da Acrimat, causado pela exposição prolongada a lâmpadas de LED. A empresa responsável pela montagem e operação do brinquedo já iniciou os reparos, e a estrutura será novamente inspecionada pelos bombeiros antes de ser liberada para uso.

Leia Também:  Nota MT possibilita pesquisa de preços e ajuda no orçamento doméstico do consumidor

Apesar do susto, o incidente não comprometeu a continuidade da programação da Expoagro, um dos maiores eventos agropecuários do estado. As autoridades seguem acompanhando a situação para garantir a segurança dos visitantes.

 

VEJA O VÍDEO

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA