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Carro autônomo da Tesla bate em viatura de Polícia estacionada e deixa um ferido

Brasil Econômico


Carro autônomo da Tesla colidiu com viatura estacionada da Polícia de Laguna Beach, cidade litorânea da Califórnia, deixando o
Reprodução/Twitter

Carro autônomo da Tesla colidiu com viatura estacionada da Polícia de Laguna Beach, cidade litorânea da Califórnia, deixando o “condutor” ferido levemente

Um carro autônomo
da Tesla
colidiu com uma viatura do Departamento de Polícia de Laguna Beach que estava estacionada na manhã desta terça-feira (29). O sargento Jim Cota da polícia local informou que a vituara estava vazia no momento do acidente, mas que o condutor da Tesla sofreu ferimentos leves. Ainda assim, a viatura policial sofreu perda total após a colisão
.

Leia também: Carro autônomo do Google se envolve em acidente e deixa um ferido nos EUA

Em entrevista ao jornal Los Angeles Times
, o oficial relembrou que um ano atrás um outro acidente
envolvendo um carro autônomo da Tesla ocorreu quando o veículo colidiu com uma caminhonete na mesma área do acidente de ontem. Ele chegou a perguntar “por que esses veículos continuam fazendo isso? Nós temos apenas sorte que as pessoas não estão se ferindo.”

As investigações sobre as causas do acidente ainda estão sendo realizadas, mas um porta-voz da Tesla enviou um comunicado por email dizendo que “quando o modo piloto automático
é usado, os motoristas são continuamente relembrados da sua responsabilidade de continuar com as mão nos volante e manter o controle do veículo em todos os momentos.”

O comunicado também afirma que “a Tesla sempre deixou claro que o piloto automático não faz o carro insuscetível a qualquer acidente e antes que um motorista use o piloto automático, ele deve aceitar a caixa de diálogo que diz que esse modo foi projetado para uso em rodovias com um canteiro central e marcações claras de faixas.”

Histórico da Tesla

Esse é apenas o último de uma extensa lista de acidentes envolvendo carros autônomos da Telas que inclui uma batida em Utah ainda esse mês que ocorreu enquanto o condutor estava olhando para o seu celular e duas batidas fatais, uma na Califórnia dois meses atra’s e outra em 2016 que ocorreu na Flórida.

Lançado no final de 2015, o recurso de piloto automático da Tesla é dedicado a “aliviar os motoristas dos aspectos mais tediosos e potencialmente perigosos do deslocamento rodoviário” e inclui  recursos de segurança padrão com freios de emergência automáticos e avisos de colisão, mas não substitui a navegação por motoristas humanos.

Apesar das instruções aos motoristas antes de começar a usar o modo piloto-automático, porém, os críticos da montadora pediram que a empresa desabilite o recurso até que ele se torne mais seguro. O Consumer Reports
, por exemplo, disse que o piloto automático dás aos motoristas uma “falsa sensação de segurança”e que “essas duas mensagens – seu veículo pode dirigir sozinho, mas você pode precisar assumir o controle a qualquer momento – criam potencial para confusão por parte do motorista”.

A empresa de Elon Musk, porém, não passa por um bom momento acumulando dívidas e atrasos em entregas prometidas aos seus consumidores e só se mantém financeiramente estável por conta do grande otimismo do mercado com o empresário multibilionário. Essa viés otimista, no entanto, pode ser abalado por mais um acidente no histórico da Tesla. De qualquer forma, a empresa não parece determinada a fazer qualquer correção de rota nos seus planos de desenvolver um carro 100% autônomo.

Leia também: Carro autônomo da Uber “viu” vítima que atropelou e matou, mas decidiu não parar

Outros acidentes recentes

Essa corrida para ver qual companhia será capaz de lançar ao mercado um carro que dispense completamente a necessidade dos motoristas está custando muito dinheiro e algumas vidas.

No começo desse mês, um acidente de carro ocorrido em Chandler, no estado de Arizona, causou polêmica nos Estados Unidos. Tudo porque um dos veículos envolvidos na colisão era um carro autônomo pertencente à Waymo, uma empresa cujo Google é dono. 

Segundo as autoridades locais, a Chrysler Pacifica da Waymo estava rodando de modo autônomo em fase de testes com um operador no banco do motorista quando um sedã Honda tentou desviar de um terceiro veículo e acabou invadindo a pista contrária onde estava o carro autônomo. A colisão na parte dianteira esquerda foi bem próxima do banco do motorista e acabou ferindo o condutor.

Na época, o investigador da polícia disse ao jornal local Phoenix New Times que “o carro da Waymo não é o veículo infrator. Ele apenas estava no lugar errado, na hora errada”. No dia seguinte, porém, a polícia de Chandler divulgou uma nova versão dos fatos que indica que o outro carro envolvido no acidente entrou no cruzamento durante o sinal vermelho, mas que o algoritmo do carro do Google não foi capaz de prever a colisão e evitar o acidente. De qualquer forma, as autoridades locais concluíram que o veículo autônomo não teve culpa.

A Waymo, por sua vez, divulgou comunicado dizendo que “a missão da nossa equipe é tornar nossas estradas mais seguras – ela está no centro de tudo o que fazemos e motiva todos os membros de nossa equipe. Estamos preocupados com o bem-estar e a segurança de nosso piloto de testes e desejamos a ela uma recuperação completa .”

No vídeo abaixo é possível ver o momento em que a colisão acontece, gravada pela câmera no topo do carro do Google:

Já as imagens de helicóptero captadas pela rede ABC
, do Arizona, momentos depois do acidente também dão uma noção do impacto, e dos estragos, causados pela colisão:

Esse, porém, não foi o acidente recente mais grave envolvendo carros autônomos. Em março desse ano, um veículo da Uber atropelou e matou uma mulher que atravessava fora da faixa de pedestres.

O acidente ocorreu em Tempe, subúrbio de Phoneix, no estado de Arizona. A investigação da polícia concluiu que, apesar da vítima de 42 anos, Elaine Herzberg, estar atravessando a via fora do local destinado para isso, o carro estava andando acima da velocidade máxima permitida na via e que a condutora-observadora que estava no banco do motorista parecia distraída por longos períodos, inclusive no momento imediatamente anterior ao acidente.

Além disso, a polícia também descobriu que o carro autônomo do Uber chegou a “ver” a vítima, mas decidiu não parar. Isso porque o software do veículo estava ajustado para ser mais lento nas reações e tomadas de decisão. A intenção seria preverir “falsos positivos” como uma sacola de plástico ou uma folhad e árvore que passasse pelo sensores do carro e provocassem freadas bruscas desnecessárias.

Essa atualização, no entanto, está sendo apontada como uma “causa provável” do acidente que matou a pedestre. Porém, as autoridades do Conselho Nacional de Segurança no Trânisto dos Estados Unidos estão divididas sobre a possibilidade de um condutor humano ter ou não condições de notar a mulher há tempo naquelas condições de visibilidade e velocidade.

Leia também: Uber anuncia parceria com a Nasa para criação de “carro voador”

De qualquer forma, Uber, Tesla, Waymo e GM, as líderes desse segmento de carro autônomo
se vêem às voltas com uma crise de confiança em relação a essa nova tecnologia. Resta saber se elas vão persistir até funcionar ou morrer tentando.

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Brasil

Semana do Consumidor: aprenda a comprar sem cair em golpes na internet

A internet transformou a experiência de compras nos últimos anos. O consumidor tornou-se mais empoderado e munido de informações para tomar suas decisões de consumo em um ambiente que está em constante evolução. Mudanças de hábitos, cultura, preferências de consumo e novas tecnologias, como o Pix por exemplo, fazem todo o mercado se adaptar para atender às demandas da parte mais importante do processo de compra e venda: o consumidor.

A Semana do Consumidor começou nesta segunda-feira (13) e deve trazer promoções com clima de Black Friday de diversas marcas do varejo, com descontos de até 70%, frete grátis, cupons de desconto e até cashback, de acordo com a estratégia promocional de cada loja.

Sabendo que os consumidores estavam aguardando as promoções para realizarem suas compras, os criminosos aproveitam o interesse no tema para divulgar promoções falsas e aplicarem golpes. Segundo o Radar Febraban, através de pesquisa realizada pela Febraban-Ipespe, 31% dos brasileiros já foram vítimas de golpes.

O varejo é diretamente afetado com a percepção de insegurança dos consumidores, que por muitas vezes, deixam de comprar pela internet por terem medo de fraudes ou golpes. Com isso, resta ao consumidor se orientar e se munir de ferramentas para evitar prejuízos.

Para Alessandro Fontes, co-fundador do comparador de preços Reduza, há alguns anos bastava um bom antivírus atualizado para que as pessoas não caíssem em fraudes digitais, mas hoje os golpes virtuais vão muito além dos malwares e vírus. Um simples link recebido pelo WhatsApp, com uma proposta tentadora de dinheiro fácil ou até uma loja falsa encontrada em buscadores ou redes sociais podem levar essas pessoas a prejuízos. Então acreditamos muito no poder de educação do consumidor através de parcerias, quanto mais as pessoas entenderem como tudo realmente funciona através de uma linguagem simples, menos prejuízos elas terão.

Abaixo algumas ferramentas para que os consumidores possam se proteger e evitar golpes e prejuízos na Semana do Consumidor:

Site Confiável: plataforma que verifica em tempo real URL’s trazidas por consumidores, dando um diagnóstico sobre o site, para que de forma simples o consumidor possa identificar e diferenciar sites confiáveis de sites não confiáveis. Informações como tempo de existência, tipo de domínio, propriedade, popularidade nos buscadores, reputação, possíveis vulnerabilidades e até se o site é clonado são mostradas com apenas um clique e poucos segundos.

A maioria dos sites fraudulentos são sites descartáveis que tem pouco tempo de vida e por isso não aparecem nos sites de reclamações, pois estes levam um tempo até criarem um índice de avaliação. O Site Confiável (www.siteconfiavel.com.br) é uma alternativa nesse sentido.

Virus Total: recebeu um link suspeito? Use o Vírus Total e descubra se o link possui vírus, malware ou se está em alguma blacklist de spam sem precisar instalar nada no seu computador. O site é totalmente gratuito, simples de utilizar e não precisa de cadastro.

Reclame Aqui: ferramenta que destaca a reputação de sites e empresas a partir de avaliações de consumidores, sobre atendimento, compra e venda de produtos e serviços. Os usuários podem usar o Reclame Aqui para tentar resolver um problema que a empresa ou site não tenha solucionado no SAC ou para pesquisar a reputação de uma empresa antes de finalizar uma compra.

Consumidor.gov: com uma proposta parecida com o Reclame Aqui, o Consumidor.gov é um serviço criado pelo governo que tem como objetivo conectar consumidores e empresas a fim solucionar conflitos de consumo on-line, além de incentivar a competitividade pela melhoria da qualidade de produtos, serviços e atendimento ao cliente.

Google Authenticator: proteja suas contas digitais, redes sociais, WhatsApp e serviços de e-mail da forma mais segura, que é evitar a recuperação de senha via SMS ou e-mail e utilizar um aplicativo de autenticação como o Authenticator do Google, que é um software de token que implementa serviços de verificação de duas etapas usando Algoritmo de One-time Password baseado em tempo e Algoritmo, deixando as suas contas mais seguras, pois além da senha, o hacker precisaria gerar esse token para logar na sua conta.

Disponível para iOS e Android.

Serasa: colocou seus dados em um site suspeito? Além de tomar todas as medidas de segurança, como registrar um boletim de ocorrência, bloquear seus cartões de crédito e mudar as senhas, é importante que você monitore seu CPF para saber se os bandidos estão utilizando seu nome para comprar, fazer financiamentos ou solicitando cartões de crédito..

Quem somos:
O Site Confiável é uma ferramenta que ajuda os consumidores a verificarem se determinados sites são confiáveis para comprar. Em tempo real analisamos bancos de dados, blacklists, registros, reputação, informações e interações dos próprios usuários. Evite golpes e prejuízos, antes de comprar verifique se você está realmente em um site confiável ou se trata-se de um site clonado ou fraudulento.

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