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Mato Grosso

Central de Intérprete de Libras garante acessibilidade durante Mutirão do Programa SER Família em Cuiabá

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), iniciou nesta quarta-feira (2.7) o atendimento inclusivo com intérpretes de Libras durante o Mutirão do Programa SER Família, na unidade do Ganha Tempo Ipiranga, em Cuiabá. A iniciativa segue até esta quinta-feira (3.7).

A participação da Central de Interpretação de Libras tem como objetivo garantir o acesso da comunidade surda às inscrições do programa, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que é defensora ativa das causas sociais e da inclusão.

“O Programa SER Família é uma política pública que visa alcançar todos, sem deixar ninguém para trás. A inclusão da comunidade surda nesse mutirão é um exemplo do nosso compromisso com a população. Fico feliz em ver a atuação da CIL promovendo cidadania e dignidade a quem mais precisa”, destacou a primeira-dama.

Por meio da atuação dos intérpretes da CIL, o mutirão proporciona um ambiente acessível e acolhedor, permitindo que pessoas surdas possam realizar o cadastro no programa e buscar informações de forma clara e eficiente.

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De acordo com Fátima Auxiliadora de Souza, moradora do CPA 4, é uma inclusão fundamental para as pessoas surdas.


Fátima Auxiliadora – Foto Por: João Reis
“Geralmente somos carentes de informações, muitos estão em situação de vulnerabilidade e não têm conhecimento dessas ações. Agradeço à CIL e à Setasc, pois esse trabalho facilita muito a nossa comunicação e garante que nossos direitos sejam respeitados”, afirmou.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes Haagsma, ressaltou a importância de ações como essa no fortalecimento da inclusão social.

“A atuação da Central de Libras nos mutirões do SER Família reforça nosso compromisso com uma política pública acessível, que reconhece e respeita as diversidades. Estamos trabalhando para que todos os cidadãos, sem exceção, tenham acesso aos programas sociais do Governo de Mato Grosso”, afirmou o secretário.

Para Daize Maria dos Santos, moradora do Centro da Capital, a ação marca um importante passo para a população surda, no acesso aos benefícios dos quais lhe são permitidos.

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Daize Maria – Foto Por: João Reis

“Agradeço por este trabalho, pois traz visibilidade e equidade para os surdos. O trabalho de interpretação de libras oferecido pela CIL, fortalece a busca pelos nossos direitos, além de termos acesso de forma eficiente e completa de informações. Agradeço à Setasc e a CIL pelo atendimento e por esta ação”, concluiu.

*Com supervisão de Layse Ávila

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.

O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.

As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.

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Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.


“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.

Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.

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“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.

Ouvidoria Ager

Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).

Fonte: Governo MT – MT

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