Cuiabá

Cerca de 360 quilos de materiais recicláveis são doados para cooperativa

A Prefeitura de Cuiabá realizou no sábado (12) a doação de aproximadamente 250 quilos de papelão e 110 quilos de plástico para a Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Coopemar). A iniciativa faz parte das atividades programadas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) foi aderido pelo Município, ainda em 2018, com o objetivo de promover a implantação de práticas sustentáveis dentro dos órgãos do Executivo.

A doação cumpre ainda com o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de fomentar as atividades das cooperativas de reciclagem na Capital. No ano passado, por exemplo, o gestor firmou uma parceria com quatros empresas, para a realização da coleta seletiva em dezenas de bairros. O acordo, além de atender a legislação federal sobre questões ambientais, também promoveu a inclusão sócio produtiva dos trabalhadores desta área.

Além da doação dos materiais, outras atividades têm sido desenvolvidas pelo Município nos prédios públicos. Desde o ano passado, palestras e cursos sobre sustentabilidade na administração pública são oferecidos periodicamente aos servidores. A adoção de hábitos que irão refletir diretamente na preservação ambiental, como separação dos resíduos produzidos, economia de água e redução na utilização de copos descartáveis e papéis, também tem sido fomentada.

Leia Também:  É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

“Essa é uma medida, pela qual atendemos duas necessidades ao mesmo tempo. A primeira é de dar a destinação correta a esses materiais e garantir a preservação ambiental. A outra é fortalecer a atuação das cooperativas e valorizar esse segmento de grande importância para a Cuiabá dos 300 anos. Gradativamente, implantamos novas ações e criamos em cada um dos nossos servidores uma rotina de preocupação e cuidado com nossa cidade”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

O que é A3P?

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

Comentários Facebook

Cuiabá

É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

A Associação É o Bicho MT realiza no próximo sábado (13.08), em parceria com protetores independentes de Cuiabá e Várzea Grande, uma feira de adoção de cães e gatos. Ao todo são cerca de 20 animais em busca de um lar, a maioria já vacinados, vermifugados e castrados.

O evento será realizado no Piso G1 do Shopping Estação Cuiabá, das 11h às 16h. São animais muito dóceis, bem cuidados e cheios de amor para dar, aguardando a chance de ter uma família e um lar com muito amor e respeito.

Além da feira de adoção, o É o Bicho MT venderá seus produtos como camisetas, bonés, cadernos e quadros, cujo valor arrecadado será destinado às ações da associação e para a compra de ração para cachorros e gatos.

O É o Bicho MT é uma associação sem fins lucrativos formada por protetores, voluntários, defensores e simpatizantes da causa animal de Cuiabá e região, que desde 2015 busca amparar, na medida do possível, os animais de rua que vivem em situações rotineiras de maus tratos, apoiando as organizações e protetores independentes.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

Segundo a voluntária do É o Bicho MT e coordenadora da feira, Isabel Cristina da Silva, essa é a terceira feira que a associação realiza este ano. “A ideia é apoiar os protetores independentes para que consigam adoção dos animais. Muitos deles estão lotados e passando por dificuldades financeiras, já que cuidam desses bichinhos sem auxílio externo. Nas duas primeiras edições tivemos a alegria de doar todos os animais e para essa edição, nossa expectativa é muito boa pois sabemos da grande circulação de pessoas no Shopping Estação Cuiabá”, explica Isabel.

“Todos serão bem-vindos ao Shopping para o Estação Pet. Apoiar eventos como este é a nossa forma de ajudar e incentivar a adoção responsável de animais”, afirma a Gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá, Laíza Carvalho.

A feira de adoção tem a parceria da Cobasi e do Shopping Estação Cuiabá.

Serviço:

Feira de Adoção Estação Pet: neste sábado (13) das 11h às 16h.

Local: Shopping Estação Cuiabá – Piso G1

Necessário levar um documento com foto.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados contra grupo envolvido em execução de empresário

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA