Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Cerca de 360 quilos de materiais recicláveis são doados para cooperativa

A Prefeitura de Cuiabá realizou no sábado (12) a doação de aproximadamente 250 quilos de papelão e 110 quilos de plástico para a Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Coopemar). A iniciativa faz parte das atividades programadas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) foi aderido pelo Município, ainda em 2018, com o objetivo de promover a implantação de práticas sustentáveis dentro dos órgãos do Executivo.

A doação cumpre ainda com o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de fomentar as atividades das cooperativas de reciclagem na Capital. No ano passado, por exemplo, o gestor firmou uma parceria com quatros empresas, para a realização da coleta seletiva em dezenas de bairros. O acordo, além de atender a legislação federal sobre questões ambientais, também promoveu a inclusão sócio produtiva dos trabalhadores desta área.

Além da doação dos materiais, outras atividades têm sido desenvolvidas pelo Município nos prédios públicos. Desde o ano passado, palestras e cursos sobre sustentabilidade na administração pública são oferecidos periodicamente aos servidores. A adoção de hábitos que irão refletir diretamente na preservação ambiental, como separação dos resíduos produzidos, economia de água e redução na utilização de copos descartáveis e papéis, também tem sido fomentada.

Leia Também:  Polícia Civil prende gerente de empresa de coletas de resíduos por crime ambiental em Cuiabá

“Essa é uma medida, pela qual atendemos duas necessidades ao mesmo tempo. A primeira é de dar a destinação correta a esses materiais e garantir a preservação ambiental. A outra é fortalecer a atuação das cooperativas e valorizar esse segmento de grande importância para a Cuiabá dos 300 anos. Gradativamente, implantamos novas ações e criamos em cada um dos nossos servidores uma rotina de preocupação e cuidado com nossa cidade”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

O que é A3P?

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes.

Leia Também:  Cinco pessoas foram presas durante segunda edição do ano da Operação Lei Seca

Comentários Facebook

Cuiabá

Cinco pessoas foram presas durante segunda edição do ano da Operação Lei Seca

Cinco pessoas foram presas durante a segunda edição do ano da Operação Lei Seca realizada nesta quinta-feira (09.01), na Avenida Carmindo de Campos, bairro Grande Terceiro, em Cuiabá.

Conforme dados do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), responsável pela realização da operação, três pessoas foram presas por embriaguez ao volante e duas por entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada.

Foram abordados 189 veículos e realizados 194 testes de alcoolemia, que resultaram em 81 Autos de Infração de Trânsito (AIT), sendo que 16 pessoas se recusaram a passar pelo exame no local da blitz.

Do total de infrações, 19 pessoas sofreram multa após serem flagradas conduzindo veículo sob efeito de álcool, 12 por dirigir sem possuir CNH e 24 por transitar em veículo com documentação irregular.

Ao todo 64 veículos foram autuados e 49 acabaram sendo removidos, sendo 38 carros e 11 motocicletas.

Em Cuiabá, a operação Lei Seca conta com apoio do Batalhão de Trânsito da PM, Delegacia de delitos de Trânsito, Departamento de Trânsito, Secretária municipal de Mobilidade Urbana, agentes do Sistema Socioeducativo, Polícia Penal e Politec.

Leia Também:  Cinco pessoas foram presas durante segunda edição do ano da Operação Lei Seca

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA