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Cuiabá

Cesta básica recua na última semana de março, interrompendo sequência de leves altas na capital

A variação negativa no preço em quatro dos 13 itens que compõem a cesta básica foi o suficiente para que o indicador analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) registrasse o primeiro recuo depois de quatro semanas consecutivas de alta. A retração de 0,44% na quarta semana de março fez com que a cesta básica cobrada em Cuiabá atingisse o valor de R$ 770,93.

O superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, destaca o forte recuo de um dos produtos. “O destaque dessa semana foi o tomate, que apresentou variação negativa de -10,99% em seu preço. O Instituto tem constatado que o fruto apresenta forte oscilações nas últimas semanas”.

O recuo semanal de R$ 8,11, segundo análise do IPF-MT, pode ter ligação com o clima mais quente nas regiões produtoras, favorecendo a maturação do fruto e, por consequência, aumentando a sua oferta.

A banana também registrou variação negativa de -1,14%, o que pode estar associado à maior variedade do produto no mercado. No entanto, o item apresentou alta de 62,64% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando era cotado a R$ 6,63/kg na última semana de março de 2022 e, agora, com valor médio de R$ 10,14/kg.

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Na contramão, o feijão acumula a sétima semana de alta no preço, dessa vez, de 1,71%, chegando a custar em média R$ 9,18/kg na quarta semana de março. Ainda conforme o Instituo de Pesquisa da Fecomércio no estado, o aumento da demanda externa tem elevado a exportação do grão brasileiro. Além disso, a diminuição da área plantada do grão influenciou na oferta e no preço final.

Levantamento anual

O indicador geral da cesta básica, no mesmo período do ano passado, estava 7,22% menor do que na semana atual, quando custava aos bolsos dos cuiabanos R$ 719,01, ou seja, um encarecimento de R$ 48,80 na avaliação anual.

Igor Cunha também traz os principais itens que apresentaram os maiores aumentos neste período. “Os produtos que mais contribuíram para este aumento foram a manteiga, a banana e o leite, que mantiveram tendência de alta na ordem de 212,52%, 62,64% e 27,08%, respectivamente”, finalizou.

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Cuiabá

Gustavo Padilha busca retomada de projeto de musicalização nas escolas públicas de Cuiabá

Da Assessoria – Vereador Gustavo Padilha
O vereador Gustavo Padilha (PSB) defendeu na tribuna da Câmara de Cuiabá, nesta terça-feira (20), a retomada do projeto de musicalização nas escolas da rede municipal de ensino, com a implantação de bandas e fanfarras escolares. Segundo ele, a proposta está parada desde 2013 e deverá ser reativada inicialmente em quatro polos.
Durante reunião com o secretário municipal de Educação, Amauri Monge, realizada na última sexta-feira (17), Padilha recebeu garantias de apoio à iniciativa e afirmou que buscará recursos por meio de emendas parlamentares para tirar o projeto do papel.
“O projeto é muito importante para o desenvolvimento cognitivo das nossas crianças, também o desenvolvimento emocional, social e a melhora do desempenho nas disciplinas e socialização geral. Fiz o compromisso com o secretário de Educação e buscaremos emendas para que isso realmente vire realidade no município de Cuiabá”, declarou o vereador.
Padilha enfatizou o impacto positivo que a música pode ter na formação dos estudantes, destacando que o ambiente escolar é essencial para o desenvolvimento de talentos e habilidades.&nbsp
“Creio que chegou a hora de fazermos um trabalho político para que este projeto volte com força total. Ele está parado desde 2013, e precisamos envolver as crianças com a música, ajudando a descobrir novos talentos nas escolas”, reforçou.
O projeto prevê a criação de oficinas de orquestra de metais (banda marcial), grupo de percussão, orquestra de flauta doce e coral. Também estão previstos intercâmbios, festivais e encontros dentro e fora do estado, para promover e divulgar o trabalho desenvolvido pelos polos e unidades escolares.
Entre os objetivos da proposta estão:
Estimular o desenvolvimento de habilidades instrumentais
Incentivar a formação de grupos musicais nas escolas
Aproveitar instrumentos ociosos já existentes nas unidades
Capacitar professores e fortalecer os grupos de música
Estabelecer polos de formação de bandas e fanfarras
Estimular raciocínio, atenção e interesse musical
Integrar música e dança ao currículo escolar de forma interdisciplinar
Preparar os grupos para apresentações públicas e intercâmbios
Oferecer apoio aos participantes com uniformes, instrumentos e ensino de qualidade.
Fanfarra nas escolas
Padilha também reforçou a importância cultural das fanfarras escolares, grupos musicais que utilizam instrumentos de sopro e percussão, como cornetas, tambores, pratos, bombardinos e sousafones. Conhecidas pelo ritmo vibrante, as fanfarras são tradicionalmente usadas em desfiles cívicos e eventos escolares, e ajudam a fortalecer o vínculo entre os alunos, a escola e a comunidade.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

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