Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

CGE e TCU vão ampliar ações integradas de fiscalização

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e o Tribunal de Contas da União (TCU) vão fortalecer as ações integradas e promover o intercâmbio de experiências, informações e tecnologias na fiscalização da aplicação dos recursos públicos. O reforço na parceria foi pauta da visita técnica do novo secretário de controle externo do TCU em Mato Grosso, René Oliveira Neuenschwander Junior, ao novo secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, na terça-feira (22.01).

Na oportunidade, René explicou que as ações conjuntas, não somente com a CGE, mas com outros órgãos de controle, terão mais relevância para o TCU a partir deste ano como requisito da nova estrutura organizacional e metodologia de atuação do Tribunal.  A nova sistemática, a ser implementada a partir de abril/2019, terá como foco principal a melhoria das políticas públicas financiadas com recursos federais.

E, para isso, as secretarias do TCU nos estados estão incumbidas de articular uma maior integração com os órgãos de controle já que a execução das políticas públicas envolve recursos não somente da União, mas também dos estados e municípios.

“O TCU deixou de ser há muito tempo um órgão que atua estritamente na conformidade de processos e na apuração de tomadas de contas. O Tribunal quer ver o resultado útil das políticas públicas para a população. Para isso, precisamos otimizar a força de trabalho e fazer os estados atuarem de forma sistêmica e conjunta. A atuação precisa ser mais robusta porque, muitas vezes, o problema pode estar não somente na malversação dos recursos púbicos, mas na formulação e na malversação dos objetivos da política pública”, argumentou o secretário do TCU.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros atende acidente entre carro e carreta que deixou duas vítimas

O titular da CGE assegurou que a Controladoria de Mato Grosso tem total interesse e disposição em estreitar a parceria com o TCU. “Cada órgão de controle tem sua potencialidade. Se juntarmos todas elas, formaremos um todo muito mais forte contra o erro e a falha, mas, principalmente, contra a fraude e a corrupção no serviço público. Precisamos unir forças para dar um melhor resultado para a população”, disse Hideki.

O secretário adjunto de Controle Preventivo, José Alves Pereira Filho, destacou as expectativas da CGE em relação ao compartilhamento de experiências e acessos aos sistemas corporativos, sobretudo por conta da expertise do TCU em fiscalizar o desempenho das áreas finalísticas e do planejamento estratégico da Controladoria de avançar nesta questão.   

O adjunto sugeriu, inclusive, a implementação de uma espécie de “laboratório de controle”, com a concentração de auditores de diversos órgãos em um mesmo espaço físico, o que poderia facilitar a comunicação entre as instituições nos trabalhos que cada uma tenha de desenvolver no seu âmbito de competência.

“Hoje a comunicação entre os órgãos de controle acontece, muitas vezes, de maneira esporádica e burocrática. A criação de uma espécie de laboratório de controle facilitaria o acesso aos sistemas e a geração de trilhas de auditoria, por exemplo”, comentou o adjunto.

Leia Também:  Ager lança Operação Conjunta Férias; previsão é de 160 mil embarques e desembarques em julho

Para Alexandre Giraux Cavalcanti, auditor de controle externo e ex-secretário do TCU em Mato Grosso, o “laboratório” é factível de ser criado e vai ao encontro da necessidade de desburocratizar a relação entre os órgãos de controle. “Acho que está muito perto de construirmos este laboratório. Falta conversarmos e nos organizarmos para evitarmos retrabalhos e otimizarmos a atuação técnica”, afirmou.

Na visita, ficou acertada a realização de outras reuniões com a CGE para a definição técnica de como a parceria poderá ser executada. Representantes do TCU em Mato Grosso seguem com visitas a outros órgãos de controle com a mesma finalidade de estreitar parcerias.

Comentários Facebook

Mato Grosso

MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para o mês de julho

O MT Hemocentro divulga o calendário de coletas de sangue para o mês de julho. Neste mês, estão sendo realizadas diversas coletas internas e externas para atender a população em Cuiabá. A unidade também abrirá as portas neste sábado (12.7) para atender os doadores que não conseguem realizar a doação em dias úteis.

O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, convida a população a participar das campanhas de doação.

“Convido todas as pessoas que desejam realizar a primeira doação, além dos doadores regulares, a participarem das campanhas que acontecerão ao longo deste mês. Por isso, em nome de toda equipe do MT Hemocentro, reforço o convite a todos à comparecer às campanhas internas, na sede da unidade, e às externas, realizadas para melhor atendê-los”, ressaltou.

Confira as datas e os locais de coleta no mês de julho:

Cuiabá
• 10 a 11/07 – Coleta interna do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT);
• 12/7 (sábado) – Coleta interna no MT Hemocentro;
• 12/7 – Coleta interna da Campanha Vidas por Vidas;
• 12/7 – Coleta interna do Insanos Moto Clube;
• 12/7 – Coleta interna da Campanha Águias de Cristo Moto Clube;
• 15 a 17/7 – Coleta interna do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT);
• 15 a 17/7 – Coleta externa no Shopping 3 Américas;
• 22 a 24/7 – Coleta externa no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC);
• 25/7 – Coleta externa na Casa da Amizade;
• 29/7 – Coleta externa na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz);
• 31/7 – Coleta externa na Superintendência da Polícia Federal.

Leia Também:  Plano Estadual Pena Justa terá propostas apresentadas pela sociedade civil

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Não é recomendado realizar a doação em jejum.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Leia Também:  Ager lança Operação Conjunta Férias; previsão é de 160 mil embarques e desembarques em julho

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA