Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Ciopaer realiza aperfeiçoamento de técnicas de resgate, salvamento e tiro embarcado em aeronave

Foi finalizado neste sábado (28.6) o Treinamento Anual Geral do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (Sesp), realizado para 70 Operadores Aerotáticos, com o objetivo de aprimorar diversas técnicas aplicadas durante atendimentos de resgate e apoio aéreo em operações policiais.

O treinamento de atividades práticas começou na quarta-feira (25). Foram executadas técnicas como tiro com aeronave em movimento, resgate em áreas de difícil acesso, pouso em área restrita, salvamento aquático e transporte de cargas.

O coordenador do Ciopaer, tenente coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, destacou a importância desse treinamento para aprimoramento de técnicas desenvolvidas diariamente pela equipe, aperfeiçoando o atendimento à população e o apoio às forças de segurança.

“Nossas atividades são de alta complexidade e de alto risco, envolvendo vidas de terceiros e de tripulantes, por isso nossa tropa precisa estar sempre preparada para executar todas as nossas atividades com segurança, experiência e agilidade, prestando o melhor serviço à sociedade”, destacou.

Leia Também:  Primeira-dama de MT participa do Mutirão da Cidadania e Mutirão SER Família em Araguaiana e Pontal do Araguaia nesta terça (15)


Treinamento de Técnicas para Transporte de Carga

Dentre as técnicas de resgate aplicadas no treinamento está a técnica McGuire, considerada uma das mais complexas, desenvolvida para resgate de vítimas em ambiente de difícil acesso, onde não é possível o pouso da aeronave e nem mesmo acesso via terrestre.

O investigador de Polícia Felipe Solé, que atuou no resgate de uma vítima utilizando a técnica McGuire em Vila Bela da Santíssima Trindade em 2024, participou do treinamento. Ele destacou que é necessário estar preparado para enfrentar adversidades durante esses atendimentos.

“É uma técnica de alta complexidade que exige do operador aerotático e por isso nós precisamos de treinamento constante para que possamos executá-la com mais segurança e preparo, podendo oferecer atendimento ágil para salvar vidas”, detalhou.

Esse tipo de técnica foi utilizado para resgate do motorista de um caminhão que caiu no Portão do Inferno em 2022. Nessa atividade, dois tripulantes em um helicóptero desceram até a vítima usando rapel, prestaram os primeiros socorros e seguida a imobilizaram em uma maca para que ela fosse içada e levada até um hospital.

Leia Também:  Agroindustrialização é caminho para o desenvolvimento de MT, defendem lideranças em mesa-redonda

O coordenador do Ciopaer, ainda lembrou que o curso iniciou há dois meses com atividades desenvolvidas em uma plataforma de treinamento aerotática instalado na base do Ciopaer, em Várzea Grande. Um investimento de R$ 1,3 milhões para aperfeiçoar as técnicas desenvolvidas durante os atendimentos do Centro Integrado.

“Essa plataforma permite treinamento diário sem utilização de aeronave de serviço e sem gastos de hora voo ao Estado, economizando dinheiro público. Hoje nossa equipe tem treinamento diário e quando chegamos em atividades externas temos resultados positivos no preparo e na segurança da tripulação”.


Plataforma de Treinamento Aérotático do Ciopaer – Foto: Ciopaer

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.

O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.

As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.

Leia Também:  Sema atendeu mais de 80% das demandas recebidas via ouvidoria no primeiro semestre

Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.


“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.

Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.

Leia Também:  Primeira-dama de MT participa do Mutirão da Cidadania e Mutirão SER Família em Araguaiana e Pontal do Araguaia nesta terça (15)

“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.

Ouvidoria Ager

Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA