MENU

Colíder capacita agentes culturais para prestação de contas de recursos da Lei Aldir Blanc

Oficina orientou beneficiários sobre aplicação dos recursos e integra programa de qualificação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura

publicidade

A Secretaria Municipal de Cultura de Colíder realizou uma oficina de prestação de contas para agentes culturais contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc. A capacitação integra uma série de ações desenvolvidas pelo município para orientar os profissionais do setor na elaboração de projetos, participação em editais, captação de recursos e cumprimento das exigências relacionadas ao uso do dinheiro público.

A oficina foi ministrada pelo consultor Rodriguinho da Cultura, de Cuiabá, contratado pelo município para auxiliar na qualificação dos agentes culturais. Durante a atividade, os participantes receberam orientações sobre os procedimentos necessários para a aplicação dos valores recebidos e a posterior prestação de contas.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Margarida Gaona, a capacitação pretende evitar dúvidas e dificuldades no momento de comprovar a utilização dos recursos. “O agente cultural precisa conhecer as regras desde o início, entender como utilizar o recurso e saber quais procedimentos devem ser observados na prestação de contas”, explica.

FORMAÇÃO

A iniciativa dá continuidade ao trabalho de qualificação iniciado pela Secretaria Municipal de Cultura no começo deste ano. Na primeira etapa, foi realizada uma oficina dedicada à elaboração de projetos para captação de recursos.

Leia Também:  Colíder recebe 900 atletas e movimenta região Norte com Jogos Escolares até 2 de julho

O conteúdo abordou conhecimentos necessários para que artistas, produtores e demais agentes culturais possam preparar propostas e participar de editais destinados ao financiamento de projetos.

“Não basta ter uma boa proposta. É preciso saber organizar o projeto, apresentar as informações exigidas e cumprir cada etapa prevista no edital. Nosso objetivo é oferecer esse conhecimento aos agentes culturais de Colíder”, informa Margarida.

RECURSOS PÚBLICOS

A oficina mais recente concentrou-se nos agentes contemplados pela Lei Aldir Blanc e nas responsabilidades decorrentes do recebimento dos recursos. A prestação de contas é uma das etapas do processo e permite demonstrar como os valores destinados aos projetos culturais foram empregados.

De acordo com a secretária, as capacitações também procuram dar maior segurança aos participantes na execução dos projetos. “Quando o agente cultural conhece os procedimentos, consegue planejar melhor a aplicação do recurso e preparar corretamente a documentação necessária”, ressalta Margarida Gaona.

Margarida acrescentou que a Secretaria pretende manter a orientação aos profissionais do setor. “Queremos que os agentes culturais tenham condições de buscar recursos, executar seus projetos e prestar contas de maneira correta. Esse conhecimento é importante para quem trabalha com cultura em Colíder”, conclui a secretária de Cultura.

Leia Também:  Equipe da Educação de Colíder participa em Cuiabá de seminário sobre educação especial inclusiva

Redação: Assessoria

Fonte: Prefeitura Municipal de Colider

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade