Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Com apoio da Prefeitura, Rotaract reúne jovens de todo Brasil em Cuiabá

Com apoio da Prefeitura de Cuiabá, centenas de jovens se reúnem para a 45ª Conferência Nacional de Rotaract Club (Conarc). O evento, que reúne integrantes de 18 a 30 anos, teve abertura quarta-feira (16) e se estende até o domingo (20). Esta edição celebra a essência do SER e VIVER dos rotaractianos brasileiros, que atualmente possuem 7.836 associados, em 639 clubes espalhados em 519 cidades do país.

De acordo com o presidente da Rotaract Brasil, Samuel Neivel, este é o maior encontro da divisão do clube no Brasil. “É um momento de treinamentos, crescimento individual. Além disso temos um concurso de projetos, conhecemos os projetos de destaque do Brasil e promovemos um concurso de oratória, para desenvolver a liderança, o profissionalismo, a prática de falar em público”, explica.

Samuel reforça que há ainda palestras sobre ações que causam impacto na vida das pessoas e lembra reforça a importância do apoio das prefeituras nas edições. “O encontro do ano passado aconteceu em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A cidade interessada se candidata e passa por um processo de avaliação e votação. Neste ano temos a candidatura única para Rio Preto (MG), que será votada aqui.”

Leia Também:  Operação do Ipem-MT fiscaliza mais de 5 mil produtos escolares em Cuiabá e Várzea Grande

A proposta do Conarc foi apresentada ao prefeito, Emanuel Pinheiro, em dezembro de 2018, tendo sido prontamente aprovada junto a outros projetos do Rotary. Na ocasião ele destacou a importância da parceria entre o grupo e a gestão. “Receber essas iniciativas, de grupos que tem vontade de participar e fazer a cidade melhorar, nos dá ainda mais estímulo para trabalhar por Cuiabá”.

Na opinião do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, além de fomentar as ações de um dos mais tradicionais e respeitados clubes do Brasil, o encontro também apresenta saldo positivo para o município que o recebe. “É preciso considerar também o fluxo de pessoas que passará por nossa cidade, fomentando o turismo e a cultura local” diz.

 

O Rotaract

O Rotaract é um clube de jovens líderes que desenvolvem ações e projetos em suas comunidades e no mundo todo. Seu parceiro, o Rotary Club, é um exemplo para todas as nações de trabalho comunitário no desenvolvimento de campanhas que buscam a paz e o desenvolvimento, pautados no lema ‘‘dar de si antes de pensar em si’’.

Leia Também:  Operação Lei Seca termina com 2 prisões por embriaguez e 47 motocicletas guinchadas

O distrito 4440 compreende quase a totalidade de Mato Grosso, ficando de fora apenas três cidades. São mais de 300 rotaractianos espalhados em 26 clubes, que se reúnem anualmente nos eventos distritais conhecidos como ADIRC (Assembleia Distrital de Rotaract Club), Olimpiotaract (Olimpíadas de Rotaract Club) e CODIIRC (Conferência Distrital de Interact e Rotaract Club), além de fóruns de área e acampamentos de região.

Comentários Facebook

Cuiabá

Operação do Ipem-MT fiscaliza mais de 5 mil produtos escolares em Cuiabá e Várzea Grande

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) deflagrou a Operação “Aulas Seguras” em 22 estabelecimentos comerciais de Cuiabá e Várzea Grande entre os dias 6 e 10 de janeiro. Ao todo, foram fiscalizados mais de 5.014 itens de materiais escolares. O balanço das fiscalizações foi concluído nesta semana.

O principal objetivo da ação foi verificar a certificação e a segurança dos materiais escolares, assegurando que os itens cumprissem os requisitos estabelecidos pelos regulamentos técnicos e pela legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A fiscalização ocorre o ano inteiro, mas é intensificada nesse período de volta às aulas para garantir a segurança dos consumidores, devido à grande movimentação de consumo no mercado de materiais escolares.

Os itens fiscalizados também foram submetidos à perícia técnica no laboratório do Ipem-MT, onde foram avaliados aspectos como a conformidade do peso nas embalagens, a qualidade dos produtos, a informação da faixa etária no produto e a presença do selo de certificação do Inmetro.

Leia Também:  Operação do Ipem-MT fiscaliza mais de 5 mil produtos escolares em Cuiabá e Várzea Grande

Dentre os produtos analisados, estão apontadores (397), borracha (446), caneta esferográfica e roller (575), canetas hidrográfica/hidrocor (266), cola líquida ou sólida (228), corretor adesivo ou em tinta (379), giz de cera (371), lápis de cor (203), lápis preto ou grafite (225), lapiseira (283), marcador de texto (219), merendeira/lancheira e seus acessórios (194), pasta com aba elástica (547), régua (243), tesoura de ponta redonda (233) e tintas guache, nanquim, plástica ou aquarela (205).

Segundo o coordenador de Fiscalização e Qualidade do Ipem/MT, Renê Rodrigues, a iniciativa busca garantir a qualidade dos produtos no período de volta às aulas e, principalmente, a conscientização dos consumidores e comerciantes sobre a importância de adquirir materiais certificados e seguros.

“A operação Aulas Seguras buscou proteger consumidores de práticas que podem resultar em prejuízo financeiro e desrespeito às normas de qualidade exigidas pelo Inmetro. Essa medida é essencial para a segurança e a confiança de pais e responsáveis, principalmente dos alunos no retorno às aulas”, explicou.

Até o momento, não houve registro de itens notificados ou apreendidos pela autarquia, já que todos os produtos analisados estão em conformidade com as normas. Ao longo do ano, outras fiscalizações serão realizadas e a autarquia continuará realizando atualizações sazonais sobre os resultados das inspeções.

Leia Também:  Operação Lei Seca termina com 2 prisões por embriaguez e 47 motocicletas guinchadas

Denúncias

Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-MT (65) 3652-0800 para denúncias.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA