Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Com aval de ministro, governador de MT decreta calamidade financeira

Nesta quinta-feira (17), o governador Mauro Mendes irá protocolar na Assembleia Legislativa o decreto de calamidade financeira de Mato Grosso, como medida emergencial para buscar o reequilíbrio das contas do Estado.

Ele irá explicar os detalhes sobre o decreto em coletiva à imprensa no Palácio Paiaguás, às 11h.

Mauro Mendes se reuniu em Brasília na quarta-feira (16) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e apresentou a grave situação pela qual passa o Estado, com um acúmulo de dívidas de restos a pagar na ordem de R$ 3,9 bilhões.

A dívida tem causado o atraso de meses no pagamento de fornecedores de serviços essenciais à população, além de dificultar a quitação em dia dos salários dos servidores públicos.

“Mato Grosso tem um grande potencial, mas agoniza pelo excesso de despesas, pelo crescimento da folha e pelos repasses que o Executivo não consegue mais suportar. Embora a economia privada vá bem, o Estado vai mal. Não honra com suas despesas básicas na Saúde, na Segurança, e corre o risco de colapsar serviços essenciais para a vida do cidadão”, afirmou.

Leia Também:  Líder da pecuária nacional registra o melhor preço da carne bovina exportada desde 2022

“Vamos aguardar agora a aprovação da Assembleia Legislativa para que nós possamos colocar em marcha esse plano de recuperação”, explicou o governador, que destacou a necessidade da aprovação do decreto pelo Legislativo Estadual.

Conforme o governador, durante a reunião o ministro Paulo Guedes avalizou a decisão sobre o decreto e ainda classificou a medida como “acertadíssima”.

“O ministro deixou claro que somente os Estados que tiverem a coragem de tomar as medidas corretas conseguirão reequilibrar as contas. Ele disse que esse era o momento de expor as feridas e comunicar isso para a população, porque a população é a nossa patroa”, relatou.

Mauro Mendes ainda lembrou que já tomou outras medidas profundas para amenizar a situação financeira do Estado, a exemplo das propostas encaminhadas à Assembleia que visam reduzir os gastos e frear o aumento irresponsável de despesas do Executivo.

“Nós estamos também tomando medidas para melhorar a performance da receita, tributando o agronegócio através de fundos, e criando mecanismos para diminuir despesa e aumentar receita”, completou.

Também participaram da reunião com o ministro o senador eleito Jayme Campos; o deputado federal Victorio Galli; os deputados federais eleitos Emanuelzinho, Neri Geller, Nelson Barbudo e José Medeiros; e os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Gilberto Figueiredo (Saúde) e Cesar Miranda Lima (Desenvolvimento Econômico).

Leia Também:  Operações Lei Seca resultam em 17 prisões e 61 autuações em Cuiabá

Comentários Facebook

Destaque

Caravana da Sudeco leva orientação para empreendedores de Rondonópolis (MT)

O evento será realizado do dia 23 de junho, na praça central do Rondon Plaza Shopping, a partir das 10 horas

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), promove mais uma edição da Caravana da Sudeco.

A Caravana é um evento itinerante que apoia pequenos e médios empresários, esclarecendo sobre o acesso ao crédito e incentivando o desenvolvimento econômico regional. Durante o evento, serão oferecidos atendimentos personalizados com orientações sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e Fundo do Desenvolvimento do Centro- Oeste (FDCO), além de esclarecimentos sobre convênios e oportunidades de fomento.

A iniciativa também tem a participação do Governo Federal, do SEBRAE e de instituições financeiras, que estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e apresentar soluções aos empreendedores.

A próxima parada será em Rondonópolis, no Rondon Plaza Shopping das 10 às 18 horas.

A programação inclui palestras, atendimento especializado e suporte técnico àqueles que queiram expandir seus negócios. “As caravanas têm alcançado a população que mais precisa de informações sobre as linhas de crédito da Sudeco, os micros e pequenos empresários, sendo o nosso foco. Queremos que os recursos do Governo Federal sejam acessados pela população, e é o que estamos fazendo através da Caravana, estamos discutindo o crédito de forma responsável e trazendo oportunidades para aqueles que não sabem como acessá-lo”, disse Luciana Barros, superintendente da Sudeco. O evento é gratuito e aberto ao público.

Leia Também:  Operações Lei Seca resultam em 17 prisões e 61 autuações em Cuiabá

Programação:

10h – Abertura

14h – Palestra Sudeco – Tema: Linhas de financiamento e acesso ao crédito para o empresário (FCO)

15h – Palestra Sicredi -Tema: Crédito sustentável

16h – Palestra Sebrae -Tema: Uso consciente do crédito

17h – Palestra BB – Tema: Mulheres no topo

18h – Encerramento

SERVIÇO:

O quê: Caravana da Sudeco 2025 – Apoio e orientação a empresários

Data e local: 23 de junho – Rondonópolis–MT – Rondon Plaza Shopping das 10 às 18 horas.

Entrada: Gratuita

fonte: Ascom Sudeco

foto: Ascom Sudeco

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA