Com investimento de R$ 17 milhões do Governo de MT, obra de modernização do Cridac já está 66% executada
A obra de modernização do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) está 66% concluída. Até o momento, a estrutura da unidade especializada já recebeu R$ 11,2 milhões em investimentos da Secretaria de Estado de Saúde. O custo total da obra é estimado em R$ 17 milhões e a entrega está prevista para o segundo semestre de 2025.
O Cridac é referência em reabilitação à pessoa com deficiência em Mato Grosso e oferece serviços nas especialidades física, auditiva, intelectual, para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências múltiplas. Além disso, a unidade é responsável pela concessão de tecnologias assistivas (órtese, prótese, meio auxiliar e aparelho auditivo).
De janeiro a dezembro de 2024, foram cedidos 1.925 aparelhos auditivos e 1.618 cadeiras de rodas. Além disconso, foram realizados 182.166 atendimentos de conduta terapêutica, exames e procedimentos diversos.
“Estamos investindo na reforma e manutenção do Cridac para proporcionar um ambiente mais confortável e acessível para as pessoas atendidas nesta importante unidade. Assim, poderemos dar mais celeridade nos atendimentos, bem como mais conforto aos pacientes, com uma unidade mais moderna”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O Cridac está localizado no Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá, e o atendimento na unidade está funcionando normalmente.
A unidade irá contar com duas novas salas destinadas para o atendimento de oftalmologia e optometria. Neste momento, a obra está em fase de implementação visual.
O Cridac também conta com uma brinquedoteca para os pacientes atendidos na unidade.
“A equipe de obra da SES está empenhada para que a obra seja entregue o mais rápido possível para a população. Estamos trabalhando para entregar um ambiente moderno aos pacientes atendidos na unidade”, concluiu a secretária adjunta de Obras da SES, Mayara Galvão.
Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.
O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.
As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.
Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.
“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.
Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.
“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.
Ouvidoria Ager
Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).
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