Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica MT

Comissão de Constituição e Justiça divulga produção da 18ª Legislatura

Foto: Fablício Rodrigues

/

Secretaria de Comunicação Social

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa divulgou hoje (1) o relatório de todas as atividades realizadas ao longo da 18ª Legislatura, de primeiro de fevereiro de 2015 a 31 de janeiro de 2019. Neste período foram realizadas 204 reuniões, sendo  extraordinárias (113), ordinárias (87) e de instalação (04).

Elas ocorreram de fevereiro a dezembro de 2015 (uma reunião instalação, 22 ordinárias e 02 extraordinárias); de janeiro a dezembro de 2016 (uma de instalação, 18 ordinárias e 23 extraordinárias); janeiro a dezembro de 2017 (uma de instalação, 26 ordinárias e 45 extraordinárias); janeiro de 2018 a 31 de janeiro de 2019 ( uma reunião de instalação, 21 ordinárias e 43 extraordinárias).

“O balanço das atividades desempenhadas durante esses anos, demonstra o comprometimento de todos os integrantes da comissão, que não mediram esforços para que 2.668 proposições fossem apreciadas nesta Legislatura, dentre elas, todos os vetos que se encontravam no âmbito desta Comissão”, avaliou o deputado Max Russi, que presidiu a comissão até o último dia 31 de janeiro. De acordo com ele, houve um esforço conjunto dos membros para que todas as reuniões ordinárias ocorrem dentro dos períodos regimentais e que as extraordinárias, sempre que necessário.

Leia Também:  CST Genética dos Zebuínos discute importância dos sistemas de seleção e melhoramento genético

Sobre a produção dentro das 18ª legislatura, das 2.668 proposituras apreciadas ao longo dos quatro anos são: projetos de Lei Ordinária (1.347); Projetos de Resolução (971); Vetos Totais (141); Projeto de Lei Complementar (88); Vetos Parciais (41); Projeto de Emenda Constitucional (34); Processos de regularização de Terras junto ao Intermat (29); Projeto de Decreto Legislativo (11); Ofícios de Indicação da Ager (03);Ofícios de Intervenção (01) e Ofícios de Calamidade (01).     

O Núcleo CCJR é composto pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Ela tem o importante papel de analisar a constitucionalidade de todas as proposições sujeitas à apreciação do Plenário, conforme artigo 369, inciso I, alínea “a”, do Regimento Interno, realizando o controle de constitucionalidade.

À ela compete dar parecer a todos os projetos quanto ao aspecto constitucional, legal, jurídico, regimental e sobre todas as proposições sujeitas à apreciação do Plenário da Assembleia Legislativa. A CCJR é composta de dez membros, sendo cinco titulares e cinco suplentes, respeitando a representatividade de cada partido na Casa. A nova composição deve ser anunciada nos próximos dias.

Leia Também:  Assembleia Legislativa lamenta morte do jornalista Edivaldo Ribeiro

Comentários Facebook

Politica MT

Juca do Guaraná viabiliza R$ 450 mil para implantação do Banco de Leite do Hospital Regional de Sorriso

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) anunciou o envio de R$ 450 mil em recursos para a implantação do Banco de Leite Humano no Hospital Regional de Sorriso. O parlamentar se reuniu nesta quarta-feira (16.04) com o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, para viabilizar o envio da emenda ao município.

A solicitação da instalação de um banco de leite na cidade foi feita pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Emerson Farias (PL), que destacou a necessidade da estrutura para atender mães e recém-nascidos da região. Também esteve presente na reunião o vereador Toco Baggio (PSDB).

A implantação do banco de leite representa um avanço importante na área da saúde materno-infantil. Essas unidades são essenciais para garantir a alimentação adequada de bebês prematuros ou com baixo peso, especialmente quando as mães não conseguem amamentar diretamente. Além de oferecer leite pasteurizado com segurança, os bancos também promovem o aleitamento materno e orientam mães doadoras.

“Investir em um banco de leite é investir na vida de milhares de recém-nascidos e no apoio às mães que desejam amamentar, mas precisam de suporte. Essa estrutura salva vidas e fortalece as famílias. Meu trabalho como parlamentar é cuidar para que a saúde chegue a todo o nosso estado”, afirmou o deputado.

Leia Também:  ALMT firma parceria com Intermat para revisar divisas dos 142 municípios de Mato Grosso

A expectativa é de que o recurso acelere o processo de estruturação do banco de leite que atenderá toda a região norte do estado.

Sala de Amamentação – Juca também relembrou uma importante iniciativa durante sua gestão como presidente da Câmara de Cuiabá, quando implantou a segunda sala de amamentação do Brasil dentro de um Parlamento municipal. A ação teve como objetivo promover um ambiente acolhedor para as servidoras e mães que frequentam a Casa, além de estimular a cultura do aleitamento materno.

“Na época, fizemos questão de implantar a sala de amamentação na Câmara porque acreditamos que o incentivo ao aleitamento começa com a criação de espaços seguros e adequados para as mães. Foi uma das ações que mais me marcou como gestor e cidadão”, destacou.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA