Mato Grosso

Comissão vai elaborar plano de viabilidade econômica da MTI

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) divulgou no Diário Oficial que circula nesta segunda-feira (28.01) o nome dos servidores que farão parte da comissão de trabalho que vai elaborar o plano de viabilidade técnico e financeira da Empresa. O objetivo é garantir a permanência dos trabalhos realizados pela empresa, que poderá ser extinta pelo Estado.

A comissão é composta por oito membros: Cleberson Antônio Sávio Gomes (presidente), Radiana Kassia Silva Clemente (secretária), Cirano Soares de Campos, Ana Rosa de Arruda Figueiredo, Sandro Luís Brandão Campos, João Gonçalo de Figueiredo, Ricardo de Lucca Crudo e Djalma Souza Soares.

Todos são servidores da MTI e foram designados pelo presidente Kleber Geraldino para integrar a equipe. Depois de pronto, o plano será apresentado ao governador Mauro Mendes.

Já na primeira reunião, a comissão discutiu algumas ações estratégicas para garantir a viabilidade econômica, financeira e técnica da MTI. Entre elas estão o Plano de Demissão Voluntária, a possível redução salarial dos servidores que ganham acima da média prevista, bem como dos benefícios de vantagens salariais acumuladas. Além do plano de redução de gastos, a comissão vai produzir um relatório com informações e dados sobre a importância dos trabalhos já realizados pela MTI.  

Leia Também:  Sefaz-MT identifica fraudes tributárias e autua 72 empresas em R$ 33,4 milhões

De acordo com Kleber Geraldino, será realizado tudo que for necessário para que não haja a extinção da MTI. “Estou aqui para o que der e vier, para ajudar a levantar essa empresa e mostrar para o governador que nós somos capazes e eficientes”, afirmou.  

A possível extinção da MTI está prevista no “Pacto por Mato Grosso”, uma proposta do Poder Executivo, para alcançar o equilíbrio fiscal e financeiro de Mato Grosso. Entre as propostas aprovadas pela Assembleia Legislativa estão o enxugamento da máquina pública com a redução do número de secretarias de 24 para 15, a redução de órgãos administração indireta e o novo Fethab.

Comentários Facebook

Destaque

Sefaz-MT identifica fraudes tributárias e autua 72 empresas em R$ 33,4 milhões

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) detectou, entre 2022 e 2023, fraudes tributárias cometidas por 72 empresas. As irregularidades foram identificadas durante o mapeamento e fiscalização com o uso de ferramentas de autoria contábil e financeira, em conjunto com outras atividades fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Indústrias e Agronegócio (CFIA), da Superintendência de Fiscalização (Sufis).

As empresas foram autuadas em R$ 33,4 milhões, referentes ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e penalidades pelas irregularidades cometidas. Ao todo, foram gerados 179 autos de infração durante o processo de auditoria.

De acordo com a Coordenadoria de Fiscalização da Indústria e Agronegócio (CFIA), a partir de uma empresa auditada foi possível chegar aos outros 71 contribuintes que estavam vinculados a ela e que praticavam crimes contra a ordem tributária.

Para o secretário adjunto da Receita Pública da Sefaz, Fábio Pimenta, o avanço da auditoria contábil e financeira nos processos de fiscalização tem se mostrado um instrumento importante para a recuperação de débitos tributários. Por meio de ferramentas, as equipes examinam as informações declaradas pelos contribuintes e verificam ser os dados e cálculos de impostos realizados estão corretos, correlacionando com declarações de terceiros, a fim de detectar discrepâncias.

Leia Também:  Sine-MT disponibiliza mais de 2,7 mil vagas de emprego nesta semana

“A auditoria contábil e financeira aliada a fiscal tem sido importante não só na identificação de irregularidades, mas na recuperação de valores que seriam sonegados, pois, às vezes estavam subfaturados ou não declarados. Sabemos as auditorias contábeis são complexas e morosas, demandando um esforço especial, mas que se mostram acertadas pelos bons resultados obtidos, por isso parabenizo ao trabalho realizado pela equipe de fiscalização (CFIA/Sufis)”, disse.

Nesse trabalho de auditoria, em específico, foram necessárias duas etapas, em razão da complexidade e do grande volume de operações. Conforme informações da Coordenadoria de Fiscalização da Indústria e Agronegócio, foram verificados 170 contribuintes mato-grossenses relacionados com a empresa auditada. Somente na primeira etapa foram detectados os 71 contribuintes solidários.

O coordenador da CFIA explicou que a adoção de processos e ferramentas de auditoria contábil e financeira na unidade teve início em 2022 e o resultado alcançado está relacionado ao primeiro caso analisado com o uso da contabilidade. Outras operações realizadas por contribuintes continuam em análise pela equipe da coordenadoria tanto na área de auditoria fiscal, quanto na contábil.

“Com a aplicação das práticas de auditoria contábil e financeira foi possível detectar o relacionamento financeiro entre a empresa auditada com os demais contribuintes. São detalhes e dados que poderiam passar desapercebidos em uma auditoria fiscal, que seria finalizada com a identificação de apenas um contribuinte e não 72”, destacou o coordenador, Nilton Esaki.

Leia Também:  Prazo de inscrição para concurso da Unemat é aberto; isenção de taxa deve ser solicitada até o dia 11

O trabalho de auditoria desses contribuintes continua sendo realizado pela equipe de fiscalização. O superintendente de Fiscalização, José Carlos Bezerra, afirma que expectativa é de que no decorrer de 2024 outros contribuintes e operações irregulares sejam identificadas.

“Esse tipo de fiscalização ganhou espaço nas auditorias fiscais e o planejamento de 2024 prevê sua ampliação, buscando sempre o combate ao crime organizado e contra a ordem tributária, identificando e afetando todas as pessoas que se beneficiam da fraude tributária”, pontuou o superintendente.

Além da unidade de fiscalização de indústrias e do agronegócio, outras equipes de fiscalização da Sefaz têm adotado ferramentas de auditoria contábil e financeira em suas rotinas. No mês de novembro, a secretaria promoveu uma capacitação sobre o assunto para os fiscais de tributos que atuam no julgamento administrativo e nas auditorias fiscais, a fim de atualizar o conhecimento dos servidores, além de melhorar e otimizar os resultados da fiscalização.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA