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Consumidores podem renegociar dívidas em atraso no Mutirão Nacional de Dívidas e Orientação Financeira

Até o dia 30 de novembro, os consumidores que têm dívida com cartão de crédito, cheque especial, consignados e demais modalidades de crédito contratadas com instituições bancárias podem renegociar seus débitos no Mutirão Nacional de Dívidas e Orientação Financeira.

A iniciativa, que conta com a participação do Procon Estadual de Mato Grosso, iniciou no sábado (1.11) e prossegue até o dia 30 de novembro. O Mutirão é uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e Procons de todo o país.

A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Cristiane Vaz, salienta que as negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais ou, de forma online, pela plataforma de solução de conflitos Consumidor.gov.br, que é monitorada pelos Procons.

“Os bancos participantes oferecem parcelamento descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme sua política de crédito. Podem ser renegociadas dívidas que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia. Dívidas prescritas ou que estejam com as parcelas em dia não poderão ser negociadas no mutirão”, explica a secretária adjunta do Procon-MT.

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Como participar

Para participar do mutirão on-line, é preciso se cadastrar no Consumidor.gov.br ou acessar o portal usando sua conta Gov.br (prata ou ouro). Veja o passo a passo para a negociação:

1- Acesse a plataforma Consumidor.gov.br e verifique se a empresa está cadastrada.

2- Após, clique em ‘Registrar reclamação’ e preencha o formulário.

3- Selecione a área ‘Serviços financeiros’ e o assunto relacionado a sua dívida.

4- No campo problema selecione ‘Renegociação/parcelamento de dívidas’.

5- Preencha o campo com o valor a ser negociado, descreva a sua reclamação e o seu pedido à empresa.

6- É possível adicionar anexos e comprovantes, se necessário.

7- Para finalizar, clique em ‘avançar’.

Ao utilizar a plataforma de reclamação online, é essencial redobrar a atenção e verificar se os dados de contato, como telefones e e-mail, estão corretos. Essas informações são imprescindíveis para que as instituições possam entrar em contato com o consumidor e encaminhar a proposta de negociação.

Outros canais

A negociação também pode ser feita diretamente com o banco ou financeira utilizando os canais oficiais da instituição. Veja no portal Meu Bolso em Dia Febraban a lista dos fornecedores que estão participando do Mutirão e os canais disponibilizados para negociação.

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Fonte: Governo MT – MT

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Serra de São Vicente será parcialmente interditada para manutenção na segunda-feira

O tráfego na Serra de São Vicente funcionará em meia pista na próxima segunda-feira (17.11), das 8h às 16h, para manutenção e conservação da BR-364. A alteração no fluxo de veículos ocorrerá na pista do sentido norte (Rondonópolis/Cuiabá), onde a Nova Rota do Oeste e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuarão na orientação dos motoristas. Conforme a programação da Concessionária, os bloqueios de pistas ocorrerão todas as segundas-feiras até 1º de dezembro.

O fechamento parcial da pista para manutenção da rodovia é realizado pela Nova Rota do Oeste para reforçar a segurança viária de motoristas e equipes de trabalho. Entre os serviços programados estão: o monitoramento da drenagem, limpeza e recuperação de todos os dispositivos, reparos no pavimento, poda de árvores e roçada, limpeza de canaletas de drenagem, manutenção da faixa de domínio e reforço da sinalização horizontal e vertical.

A orientação da Concessionária aos motoristas é para que reduza a velocidade e respeite a sinalização.

Cronograma de interdições

  • Das 8h às 8h20: interdição total do sentido norte para instalação da sinalização.
  • Das 9h às 15h40: bloqueio de uma faixa; tráfego liberado pela outra.
  • Das 15h40 às 16h: interdição total para retirada da sinalização. Após esse horário, o tráfego será normalizado.
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Se precisar, chame a Nova Rota – Para obter informações em tempo real sobre condições de tráfego, intervenções na rodovia, condições climáticas, entre outras situações no trecho sob concessão, entre em contato com a Concessionária Nova Rota do Oeste pelo 0800 065 0163, que agora também funciona no WhatsApp. A central de atendimento funciona 24 horas. Neste canal de comunicação, também podem ser acionados todos os serviços oferecidos pela Nova Rota aos motoristas que estão na rodovia, como atendimento operacional, socorro médico e mecânico.

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