Mato Grosso

Coronel César assume Defesa Civil de MT com foco na prevenção de desastres

O coronel do Corpo de Bombeiros, César Vieira de Brum, assumiu nesta terça-feira (29.01) o comando da Defesa Civil do Estado. Ele substitui o também coronel da corporação, Abadio Cunha, que permaneceu à frente do órgão desde 2015.

Na solenidade de transmissão do cargo, César destacou que mesmo com as dificuldades financeiras porque passa o Estado, a Defesa Civil deverá ser mais atuante na prevenção de riscos e na preparação da população. De acordo com ele, quanto mais preparados e prevenidos, menor será o impacto de desastres na vida dos cidadãos.

“Vamos fazer mais com menos. Nosso objetivo é continuar atendendo a sociedade e apoiar os municípios em casos de calamidade. A proposta é estruturar a Defesa Civil para que seja mais eficiente, buscando e treinando ainda mais voluntários e fazendo com que as gestões do interior mapeiem suas áreas de risco. Esse mapeamento impede que construções sejam erguidas em áreas impróprias, evitando que a população seja exposta ao risco, para que desastres não ocorram”, exemplificou o coronel.

Leia Também:  Médica veterinária morre em grave acidente na BR-163

César Brum tem 24 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, porém é a primeira que irá atuar na Defesa Civil.

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, contou ter conhecido César de Brum durante o período da transição de mandato do governador Mauro Mendes e afirmou que na ocasião pode ver o comprometimento, dedicação e foco que o coronel tem com o trabalho.

“Agora sua missão será a de manter tudo o que o coronel Cunha deixa e superá-lo, entregando resultados melhores, que é o que a sociedade espera de nós e da Defesa Civil”, disse.

Carvalho agradeceu a Cunha por todo o trabalho prestado, apontando como avanços a estruturação e aparelhamento da Defesa Civil. “E, principalmente, a formação de pessoas para dar continuidade ao seu trabalho. Esse é o principal legado que você deixa por todo seu amor e competência a frente da corporação”.

Emocionado, Cunha agradeceu aos servidores e voluntários da Defesa Civil e desejou sucesso a César. Ele pontuou alguns dos avanços que o órgão obteve durante seu comando, como a instalação de uma sede, a informatização do sistema e a frota de veículos conservada.
“Passamos a atender não apenas aos desastres ambientais, como às demandas sociais, e estamos mais próximos e atuantes junto ao cidadão”.

Leia Também:  Passageira de ônibus é presa novamente transportando drogas

Comentários Facebook

Agricultura

Mulheres líderes do agro realizam visita técnica à Brasília

Lideranças femininas do setor agropecuário de Mato Grosso embarcaram hoje (10.08) para uma visita técnica em Brasília. Ao longo dos próximos dias, um grupo com 40 mulheres visitará a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Pensar Agro (IPA), entre outras instituições na capital federal.

As atividades fazem parte da programação da Academia de Liderança – Mulheres Líderes do Agro, a primeira organizada pelo Senar-MT exclusivamente ao público feminino. Ao todo, serão três encontros, de julho a setembro. Nesta segunda etapa, que ocorre em Brasília, as mulheres conhecerão mais sobre a atuação das instituições visitadas, seus representantes e a estrutura dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

A Academia de Liderança reúne produtoras rurais, lideranças sindicais e mulheres que trabalham no setor agropecuário. O objetivo é formar líderes que possam atuar nas mais diversas esferas que envolvem a agropecuária no estado e impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento.

No primeiro módulo, que ocorreu em Cuiabá, as participantes aprenderam mais sobre atuação política no agro e autoconhecimento e propósito. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer as áreas de atuação de cada uma das instituições do Sistema Famato: o Senar-MT, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Instituto Agrihub, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e os Sindicatos Rurais.

Leia Também:  Homem é espancado por populares após agredir mulher em MT

Essa é a primeira visita técnica da Academia de Liderança, após o início da pandemia de Covid-19. “Esse momento foi muito aguardado, a pandemia adiou o nosso projeto, mas finalmente conseguimos realizá-lo e estamos muito felizes em poder reunir e fortalecer as mulheres do nosso setor”, afirmou o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA