Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Crianças e adolescentes estão sendo orientados nos cuidados para não contrair a dengue

O mês de abril ainda predomina o período chuvoso e os cuidados com a dengue precisam ser redobrados. Para chamar a atenção a essa questão – de saúde pública – as crianças e adolescentes que participam das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), estão sendo motivadas a desenvolver ações de combate ao mosquito.

E para reforçar esse aprendizado, o grupo de teatro de fantoches, da Secretaria de Educação, está visitando os polos para mostrar a importância na limpeza da casa, e dos trabalhos que as crianças e adolescentes devem fazer para ajudar neste combate.

Ontem foi a vez das crianças e adolescentes do polo Jardim Esmeralda receberem a visita dos bonecos para uma divertida apresentação. Eles não só assistiram como participaram de toda a dinâmica promovida pelos atores. “As crianças amaram o espetáculo e se comprometeram em ajudar a combater o mosquito da dengue. A prevenção de doenças é tema discutido em nossos encontros, mas com certeza as informações reproduzidas pelos bonecos reforçam ainda mais essa lição diária e que deve ser praticada por todos nós”, destacou a orientadora social, Renita Borges.

Leia Também:  Bombeiros resgatam idosa que estava desaparecida após cair em bueiro

De forma lúdica os atores ensinam que água parada em recipientes de plantas ajudam na proliferação do mosquito e que ter o local seco, pode ser uma atribuição feita por elas, desde que os vasos não sejam tão pesados, e se forem a utilização de areia também é uma alternativa a ser aplicada.

“É preciso que nossos participantes se conscientizem da gravidade dessa doença e da importância de nos prevenirmos contra ela, porém é preciso que esses ensinamentos sejam feitos de forma leve e de fácil entendimento. São crianças e ainda não têm maturidade para entender determinados assuntos, mas de forma lúdica e divertida, eles conseguem memorizar e acabam sendo multiplicadores, em suas casas e entre os membros da família”, destacou a coordenadora de Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda.

A coordenadora lembra que as crianças são curiosas e aprendem de forma mais tranquila, por isso, nas dinâmicas feitas pelo grupo de teatro de fantoche, todos os detalhes são utilizados, e as crianças interagem com os personagens.

Leia Também:  Mato Grosso registra recorde de abates de bovinos e exportações em abril de 2024

PARCERIA – A secretaria de Assistência Social tem contado com a parceria das Secretaria de Saúde, Defesa Social e Educação, Cultura, Esporte e Lazer em diversas ações promovidas nas unidades sociais do município, e essa contribuição tem sido de suma importância nos trabalhos desenvolvidos pela pasta.

A secretaria de Assistencia Sociasl, Ana Cristina Vieira, destaca como importante manter essas parcerias e desta forma estimular o aprendizado, não só para as crianças, mas para toda a comunidade em geral que tem essa obrigação no combate a dengue e, em outras doenças transmitidas pelo mosquito. “O nosso compromisso, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também é de formar bons cidadãos, por isso toda a contribuição e parceria é sempre bem vinda”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Destaque

Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país

Mato Grosso registrou a menor taxa de desemprego do país no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Divulgado nesta sexta-feira (17.05), o índice de pessoas sem ocupação no Estado ficou em 3,7%.

No mesmo período do ano passado, Mato Grosso era o terceiro do país com o menor percentual de pessoas desempregadas, atrás de Santa Catarina (3,2%) e Rondônia (3,8%). Agora, está em primeiro, ao lado de Rondônia, que também registrou índice de 3,7%. Já Santa Catarina caiu para segundo lugar, com 3,8%, e o Paraná, ficou em terceiro, com 4,8%.

“Estamos há anos consecutivos no pódio dos Estados com menor desemprego. E isso é resultado do esforço conjunto do Governo, da iniciativa privada e do nosso povo trabalhador. Criamos um equilíbrio fiscal e uma gestão com foco em eficiência, que tem atraído investimentos e empresas para Mato Grosso. Além disso, as milhares de obras que o Governo toca, direta ou indiretamente, tem ajudado a aquecer diversos setores e, com isso, gerado cada vez mais empregos”, destacou o governador Mauro Mendes.

O desempenho de Mato Grosso vai na contramão do país, que teve aumento na taxa do desemprego em oito estados, sendo eles: Acre, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Leia Também:  Caminhoneiro morre em engavetando envolvendo 4 veículos

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, este é um dos reflexos do dinamismo da economia de Mato Grosso em uma combinação de investimentos públicos por parte do Governo do Estado, segurança jurídica, políticas de incentivos fiscais e atração de investidores privados.

“Isso significa que as políticas públicas implementadas pelo Governo continuam proporcionando oportunidades a todos que querem investir, que querem empreender, gerando emprego em nosso estado. A grande política social é a oportunidade de trabalho, a oportunidade de ter dignidade e de crescer. Mato Grosso, mais uma vez, na contramão do que acontece no Brasil. Aqui é o lugar onde o Brasil dá certo e nós vamos continuar trabalhando por um estado cada vez melhor”, disse César Miranda.

Conforme o IBGE, 1,9 milhão de mato-grossenses estão na força de trabalho, sendo 1,8 milhão trabalhando com carteira assinada ou não, e outros 73 mil estão desempregados. No primeiro trimestre de 2023, o número de desempregados no Estado era de 83 mil.

Dentre os trabalhadores, 1,309 milhão estão no setor privado, enquanto o setor público emprega 213 mil pessoas. Outros 466 mil trabalhadores atuam por conta própria.

Leia Também:  Sine-MT disponibiliza mais de 2,7 mil vagas de emprego nesta semana

Os empregos com carteira assinada no Estado tiveram saldo positivo de 25.688, ao contratar mais do que demitir de janeiro a março de 2024. O setor de serviços é o primeiro ao empregar cerca de 10,8 mil pessoas, seguido pela construção civil (4,2 mil) e a indústria (4,1 mil).

Crescimento na produção industrial

A indústria de Mato Grosso teve o 2º maior crescimento do Brasil em março deste ano, se comparado a fevereiro. Enquanto no país a produção industrial cresceu 0,9%, no Estado foi 2,5%, atrás somente do estado do Pará, que aumentou a produção industrial em 3,8%.

O crescimento da produção industrial reflete diretamente na política de incentivos fiscais como o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), que oferece descontos no ICMS em operações internas e interestaduais.

“Uma política de incentivos fiscais transparente, sem burocracia e com tratamento isonômico você atrai mais indústrias para aqueles que buscam fazer investimentos e ampliarem suas estruturas, gerando mais vagas de trabalho e tornando Mato Grosso um estado de oportunidades”, finalizou o secretário.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA