Mato Grosso

Curso de Metodologias e Abordagens Inovadoras para facilitadores abre inscrições

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Escola de Governo, abre o calendário de capacitações de 2019 com o curso de Metodologias e Abordagens Inovadoras para facilitadores. As inscrições estão abertas até o dia 25 de janeiro por meio do site da Escola de Governo.

Para concluir a inscrição, o interessado deverá solicitar o código de inscrição à Coordenadoria de Gestão Educacional da Escola de Governo, nos telefones (65) 3613-7822/7824.

O público-alvo é formado por servidores do Poder Executivo que já atuam ou que tenham interesse em atuar como facilitadores na Escola de Governo. O objetivo do curso é levar os professores voluntários a conhecer na prática métodos, técnicas e ferramentas de aprendizagem para que sirvam de inspiração em sua atuação enquanto facilitador de aprendizagem.

A capacitação terá carga horária de 20 horas e será realizada entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, das 14h às 18h, na modalidade presencial na Escola de Governo (SEG/Seges), situada na Av. Kaytto Guilherme do Nascimento Pinto, nº 150, Bairro Residencial Paiaguás.

Leia Também:  Empresária de MT morre em acidente de moto em expedição

Integram o conteúdo programático: andragogia, a arte e a ciência de ensinar adultos; planejamento de ensino; metodologias ativas; avaliação do processo de ensino aprendizagem; e por último a condução de processos de ensino aprendizagem.

A facilitadora será Cristiane dos Santos Benvenuto, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduanda em Gestão Educacional. Ela atua desde 2010 como consultora nas áreas de Empreendedorismo e Inovação e como facilitadora em cursos, oficinas e workshops nas áreas de educação empreendedora, inovação, processo criativo, economia criativa, e design thinking. É servidora pública estadual e está lotada na Superintendência de Escola de Governo.

Comentários Facebook

Destaque

Senar-MT lança mais dois cursos que qualificam profissionais para atuar no setor de máquinas agrícolas

Já estão disponíveis no portfólio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) mais dois cursos. O objetivo destes dois novos produtos é qualificar pessoas que vão atuar no setor de máquinas e implementos agrícolas. Aplicação de sólidos utilizando distribuidor autopropelido e Operação de escavadeira hidráulica são os dois novos cursos. Além destes, a instituição oferece mais de 350 outros cursos para capacitar e qualificar o homem do campo.

O Aplicação de sólidos utilizando distribuidor Autopropelido será numa modalidade híbrida e a carga horária será de 24 horas, distribuída em dois módulos – 16 horas de conteúdo EaD e 08 horas presencial.

Este treinamento surgiu em função da necessidade de aprimorar os conhecimentos dos profissionais que já atuam na atividade de operação de máquinas agrícolas. O objetivo é aplicar mais essa tecnologia que é a de aplicar sólidos utilizando o autopropelido.

O conteúdo programático inclui assuntos como:

– Fertilizantes e corretivos com distribuidor autopropelido

– Aspectos legais e de segurança na aplicação de fertilizantes e corretivos

– Aplicação de corretivos e fertilizantes com distribuidor autopropelido

– A agricultura de precisão na distribuição de fertilizantes e corretivos

Leia Também:  Mulher quebra garrafa de pinga e é espancada pelo marido em MT

– Barra de luzes e o piloto automático na agricultura de precisão

– Distribuidor de corretivos e fertilizantes autopropelido

– Cabine do distribuidor

– Parâmetros da aplicação de corretivos e fertilizantes

– Revisão dos componentes do distribuidor de corretivos e fertilizantes do distribuidor

– Configuração do distribuidor conforme o produto a ser aplicado

– Regulagens e calibrações do distribuidor

– Aplicação do produto

Já a Operação de escavadeira hidráulica é presencial com carga horária de 40 horas. O objetivo é que o participante aprenda a operar a escavadeira hidráulica de acordo com a recomendação do manual do operador. É importante destacar que a escavadeira é uma máquina de grande utilidade para o setor rural e da construção civil e para ser manuseada precisa de profissionais qualificados. O curso capacitará o operador a exercer o trabalho com eficácia e respeito às Normas de Segurança.

Conteúdo programático inclui assuntos como:

– Legislação

– Normas regulamentadoras da atividade

– Saúde e Segurança do Trabalho

– Conceito e histórico da escavadeira hidráulica

– Configuração de uma escavadeira: carro superior e inferior

– Utilização dos implementos de escavadeira hidráulica

Leia Também:  Sine MT oferta 2,5 mil vagas de emprego em 28 municípios

– Importância da cabine do operador

– Verificação dos níveis dos sistemas

– Componentes da escavadeira hidráulica

– Deslocamento operacional da escavadeira hidráulica;

– Operação de escavação

– Movimentação de carga

Crédito: Aline Lima

Colheita de Talentos – Após concluir os cursos do Senar-MT, os participantes têm seus currículos cadastrados no Colheita de Talentos, que é plataforma do Senar-MT que tem como objetivo aproximar as empresas do agro e produtores rurais interessados em contratar profissionais qualificados e as pessoas qualificadas pelo Senar-MT.

Parcerias – para realizar as aulas práticas nos Centros de Treinamentos do Senar-MT conta com dezenas de parceiros. Dentre eles,os abaixo relacionados.

Centro Oeste Máquinas – Massey Ferguson.

Terra Premium – New Holland.

Agrofito – Case.

Jorge Máquinas Agrícolas – Plataforma.

Guimáquina – Jacto.

Grupo Vamos – Fendt.

Fazenda Guarita – Joel Strobel.

Rota Oeste – PC Deer.

Sotreq – PC Caterpillar.

IMA Rondonópolis.

Fazenda Red River – Ronaldo Alves Batista Pinto.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA