Defesa Civil mapeia pistas de pouso no Pantanal para apoio no combate aos incêndios
A Defesa Civil de Mato Grosso realizou uma visita técnica ao município de Poconé, entre os dias 23 e 26 de junho, com o objetivo de identificar e mapear pistas de pouso para apoio às operações de combate aos incêndios florestais no Pantanal mato-grossense.
A ação faz parte do planejamento estratégico antecipado de prevenção, preparação e resposta aos incêndios florestais que historicamente afetam a região no período de estiagem. O mapeamento das pistas é essencial para garantir a rápida mobilização das aeronaves e equipes de combate aos incêndios.
Na região, foram vistoriadas cinco pistas de pouso, que foram avaliadas quanto às condições operacionais, de acessibilidade e infraestrutura.
A avaliação incluiu a identificação de irregularidades como rachaduras, buracos ou vegetação; registro com imagens aéreas de alta resolução da pista e áreas adjacentes para identificação de problemas estruturais e avaliação da acessibilidade e conservação da área; e formação de banco de dados com informações de georreferenciamento para subsidiar o planejamento operacional das ações aéreas.
Além do mapeamento de pistas, a Defesa Civil também se reuniu com a Prefeitura de Poconé e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com objetivo de reforçar a articulação entre os órgãos e alinhar as estratégias de atuação integrada durante o período de estiagem.
Pista de Pouso da Pousada Santa Rosa, em Poconé | Foto: Defesa Civil (Drone)
Operação Pantanal 2025
Na última terça-feira (24.6), o Governo de Mato Grosso lançou a Operação Integrada de Combate aos Incêndios Florestais no Pantanal 2025, com investimento de mais de R$ 125 milhões para as ações de combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal. Somente para o aluguel de aeronaves para o combate aos incêndios, sob a gestão da Defesa Civil, o investimento previsto é de R$ 11 milhões.
A Operação conta com 80 combatentes, entre militares e brigadistas, 52 servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) para apoio técnico e logístico, 28 máquinas operacionais, um helicóptero do Ciopaer, duas aeronaves de asa fixa, 20 viaturas e quatro aeronaves da Defesa Civil.
O Pantanal também passou a contar com uma Sala de Situação fixa em Poconé, que irá funcionar como um centro operacional estratégico para ações de combate aos incêndios florestais na região.
Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.
O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.
As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.
Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.
“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.
Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.
“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.
Ouvidoria Ager
Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).
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