Pesquisar
Close this search box.

Destaque

Defesa Civil orienta população para cuidados durante o período de chuvas intensas

A Defesa Civil de Mato Grosso tem intensificado os alertas de chuvas intensas e ventos fortes em todas as regiões do Estado, e orienta a população sobre os cuidados necessários nesse período.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 122 municípios das regiões Norte, Nordeste, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste do Estado estão na faixa de alerta laranja de perigo para chuvas intensas nesta quinta e sexta-feira (26 e 27.12). Confira a lista dos municípios em alerta aqui.

A previsão para esta quinta-feira é de chuvas de até 60 milímetros e ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora.

As chuvas intensas, comuns nesta época do ano, podem causar desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e outros riscos significativos. Por isso, é importante que a população adote medidas preventivas para reduzir os riscos. Confira as dicas abaixo.

Antes da chuva

  • Mantenha ralos e calhas sempre limpos;
  • Providencie a poda de árvores que possam gerar riscos;
  • Retire os aparelhos eletrônicos da tomada e o desligue quadro geral de energia;
  • Coloque móveis e utensílios em locais altos;
Leia Também:  Mulher é estuprada após festa e abandonada em pasto de MT

Durante a chuva

  • Mantenha portas e janelas fechadas;
  • Observe se há entrada de água na residência;
  • Não atravesse áreas alagadas ou de enxurradas, pois a força da água pode causar acidentes;
  • Evite contato com a água do alagamento;
  • Se estiver em um veículo, dirija para um lugar alto e espere o nível da água abaixar;
  • Não pare perto de árvores ou postes, pois há riscos de quedas ou raios;
  • Se estiver em rios ou piscinas, saia imediatamente e procure um abrigo seguro;

Chame os bombeiros

É importante ressaltar que, em caso de emergências ou qualquer situação de risco, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente pelo número 193.

Comentários Facebook

Brasil

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social publicou, nesta sexta-feira (17), portaria que suspende, por seis meses, os bloqueios de pagamento de aposentados e pensionistas que não tiveram a prova de vida realizada. A prova de vida é o procedimento para comprovar que o beneficiário continua vivo para poder receber o recurso.

A portaria suspende os bloqueios por seis meses, a contar a partir de 1º de janeiro de 2025, podendo ainda essa suspensão ser prorrogada por igual período. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), responsável pelos pagamentos, informou que uma onda de notícias falsas afirma, erroneamente, que a exigência da prova de vida obrigatória por parte do beneficiário seria retomada.

“O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações”, explicou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

O INSS lembrou que, desde 2023, a responsabilidade de comprovar que os beneficiários seguem vivos é do órgão, e não mais dos aposentados e pensionistas, como era antigamente. Ou seja, não há necessidade de ir a uma agência do INSS para realizar o procedimento.

Leia Também:  Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci terminam nesta sexta-feira (17)

“O cruzamento de informações apresentou resultado satisfatório: de 36,9 milhões de pessoas elegíveis à prova de vida em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados por meio de cruzamento de informações até o dia 23 de dezembro”, informou o Instituto.

Golpe

O beneficiário deve ainda ficar atento para não cair em golpes. O INSS informou que não manda servidores à casa das pessoas, nem envia mensagem por celular para realizar prova de vida. Golpistas tem abordado beneficiários por meios digitais ou mesmo presenciais para roubar dados que podem ser usados, por exemplo, para contrair empréstimos.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA