Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Delegado Geral da Polícia Judiciária Civil toma posse nesta quarta-feira

O delegado Mário Dermeval Aravéchia de Resende será empossado no cargo de delegado geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, nesta quarta-feira (16.01), às 9h30, no Auditório da Diretoria Geral da PJC, em Cuiabá.

O ato de nomeação do novo delegado geral foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 11 de janeiro. Mário Resende foi escolhido pelo governador Mauro Mendes para o cargo de delegado geral, por meio de uma lista tríplice apresentada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia.

Mário Resende foi o primeiro colocado, com 112 votos, na votação ocorrida no dia 3 de dezembro de 2018. O novo delegado geral ocupava o cargo de diretor de Execução Estratégica na gestão de seu antecessor, delegado Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, que encerrou dois anos na administração geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, no dia 31 de dezembro de 2018.

O novo delegado geral da PJC é natural de Dracena, interior de São Paulo, casado e pais de duas filhas. Ingressou na Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso em 2003, tendo completado 16 anos de efetivo exercício no cargo de delegado de polícia, dos quais 10 anos foram no interior do Estado. Foi delegado em Alta Floresta e em municípios da fronteira Oeste. Atuou na Corregedoria de Polícia Civil e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

Leia Também:  Sobrinho mata o tio de 64 anos a tiros em bar

Serviço

Evento: Posse do delegado geral da Polícia Judiciária Civil 

Data: 16/01 (quarta-feira)

Horário: 9h30

Local: Auditório da Diretoria Geral da PJC, localizado na Avenida Coronel Escolástico, nº 346, bairro Bandeirantes, em Cuiabá.

Comentários Facebook

Destaque

Roubos de veículos reduziram 28% em Mato Grosso, aponta Observatório de Segurança Pública

Os registros de roubos e furtos de veículos em Mato Grosso apresentaram redução de 28% e 9%, respectivamente, entre janeiro e dezembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.

De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em 2023 foram registrados 1.077 roubos de veículos, enquanto em 2024 o número caiu para 774, o que representa uma redução de 303 casos.

No caso dos furtos — crimes caracterizados pela ausência de violência e percebidos pelo proprietário após a ação —, foram registrados 2.239 ocorrências em 2023, contra 2.043 em 2024, uma redução de 196 furtos.

Nos dois anos (2023 e 2024), foram recuperados 3.196 veículos pelas forças de segurança do Estado. Os automóveis localizados são de Mato Grosso e também de outros estados do Brasil, e foram subtraídos tanto no ano de recuperação quanto em períodos anteriores.

 

Toyota Hilux recuperada pela DERFVA horas após o furto em setembro de 2024, em Cuiabá.

 

Leia Também:  Sejus realiza leilão de veículos e sucatas apreendidos em ações de combate ao tráfico de drogas

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou o resultado positivo e elogiou o empenho das forças de segurança em reduzir os índices criminais. “As forças policiais estão atuando diuturnamente para reprimir a criminalidade no Estado, e os resultados demonstram que o trabalho está dando certo. Esse reforço é fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na Segurança Pública”, afirmou.

Roveri enfatizou que todas as áreas da segurança pública foram contempladas com investimentos, ressaltando o papel da tecnologia como um importante aliado do trabalho humano.

“Foram realizados investimentos em diversas frentes, como armamentos, veículos, qualificação profissional e tecnologia. Um exemplo disso é o programa Vigia Mais MT, que, entre 2023 e 2024, contribuiu para a recuperação dos veículos, retirando-os das mãos de criminosos e devolvendo à sociedade mais de R$ 10 milhões em bens recuperados”, afirmou.

A delegada geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel, destacou que houve investimentos inéditos na Instituição, o que reflete nos resultados positivos.

“Esses números são reflexos do investimento do Governo do Estado em ferramentas e capacitação dos nossos investigadores, escrivães e delegados. Em 2024, a Polícia Civil teve um investimento inédito no preparo dos nossos servidores, o que, por consequência, possibilita investigações mais qualificadas e, com certeza, o combate aos grupos criminosos que praticam esses tipos de crimes”, ponderou.

Leia Também:  Médica morre em batida frontal entre carro e carreta em rodovia de MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA