Desenvolve MT apoia quem está começando um negócio com crédito para implantação
Dar início a um negócio próprio é o sonho de muitos mato-grossenses. Mas transformar esse desejo em realidade exige mais do que uma boa ideia, é preciso ter planejamento, comprometimento e acesso a recursos que viabilizem a estruturação da empresa. Pensando nisso, a Desenvolve MT tem sido uma aliada importante para quem está começando, oferecendo crédito para implantação do negócio com condições acessíveis e orientação especializada.
Para solicitar essa modalidade de crédito, o empreendedor deve possuir CNPJ ativo há pelo menos 20 dias. Empresas com menos de 12 meses de faturamento podem acessar uma linha específica para implantação, voltada a quem ainda está estruturando e organizando sua operação.
Outro requisito fundamental para a aprovação do crédito é a apresentação da contrapartida. O empreendedor deve comprovar, por meio de notas fiscais, que já investiu 30% do valor correspondente ao crédito solicitado. Esse critério serve como um indicativo de comprometimento e planejamento financeiro, reforçando que o empreendedor está preparado para aplicar bem os recursos que receberá.
Esse tipo de crédito pode ser acessado em qualquer uma das linhas da Desenvolve MT, desde que os requisitos sejam atendidos. As opções incluem linhas específicas para setores como comércio, serviços, transporte, turismo e agronegócio, entre outros.
A história de Letícia Campos e Rikardo Garcia Guedes é a prova de que, com o apoio certo, o sonho pode se tornar realidade. Donos do Serra’s Burguer, em Tangará da Serra, eles encontraram na Desenvolve MT a oportunidade que precisavam para tirar a ideia do papel e implantar a hamburgueria na cidade.
“Nós achávamos burocrático porque não entendemos o que precisava apresentar. Mas depois que tivemos orientação, vimos que era só questão de organização. Solicitamos em março e o crédito foi liberado no final de maio”, lembram.
O recurso foi essencial para estruturar a cozinha e adquirir equipamentos como geladeiras e utensílios profissionais, todos comprados em Cuiabá. Além disso, investiram na fachada, pintura e até na iluminação, adaptando com criatividade materiais simples. No início, o processo foi desafiador por falta de orientação, especialmente por se tratar de um negócio novo, ainda em fase de implantação.
Ao procurar diretamente a sede da Desenvolve MT, tudo mudou. “A nossa gerente de crédito desenhou tudo pra gente. Vimos que não era difícil, só precisávamos de alguém para ensinar.” Eles destacam que, ao contrário de outros agentes financeiros, a Desenvolve MT entende a realidade de quem está começando.
Empreender exige coragem, mas também orientação e ferramentas adequadas. Com apoio da Desenvolve MT, quem está começando pode contar com um caminho mais seguro e estruturado para crescer e contribuir com o desenvolvimento econômico de Mato Grosso.
“Utilizar a linha de crédito para implantação é uma alternativa segura para quem está começando e precisa estruturar o negócio. Esse recurso permite que o empreendedor invista em equipamentos, estrutura e itens essenciais para iniciar com mais organização e clareza”, afirma Elizandra Helmann, superintendente de crédito da Desenvolve MT.
Mais do que oferecer crédito com prazos e taxas acessíveis, a Desenvolve MT adota uma análise que vai além dos números. Nossa equipe busca compreender o projeto, os objetivos do empreendedor e o potencial de crescimento de cada negócio. Esse olhar atento e a escuta ativa fazem toda a diferença, especialmente para quem está começando.
Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.
O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.
As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.
Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.
“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.
Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.
“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.
Ouvidoria Ager
Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).
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